16/07/2015 às 16h38min - Atualizada em 16/07/2015 às 16h38min

SBB lança uma nova obra em Libras

Agora, pessoas com deficiência auditiva também têm acesso às histórias bíblicas de Daniel, Jonas, Nascimento de Jesus e Ovelha Perdida.

Oficina da Palavra

O programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva, mantido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), acaba de ganhar mais um recurso. Trata-se do segundo volume da série Aventuras da Bíblia em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que reúne as histórias sobre Daniel, Jonas, Nascimento de Jesus e Ovelha Perdida. Para o desenvolvimento da obra, a SBB contou com a parceria do Instituto Expressão Surda (IES). “Este lançamento representa a superação de obstáculos e a concretização de um sonho. Superadas algumas dificuldades, o Volume 2 está sendo lançado e o Volume 3 virá logo em seguida”, celebra Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB.

A coordenadora do IES, Lois Irene Broughton, destaca que a maior dificuldade foi a falta de recursos humanos, já que nem toda pessoa surda tem habilidade de trabalhar com a tradução da Bíblia e são raros os surdos cristãos que aceitam o desafio de se dedicarem a esse trabalho árduo e pioneiro. A produção do DVD engloba várias etapas, que começa com a pesquisa do texto bíblico em português e inglês, passa pela aprovação de sucessivas versões em Libras, até que aconteça a gravação em estúdio.

Segundo Louis, há poucos materiais em Libras para crianças surdas no Brasil, mas algumas instituições estão desenvolvendo recursos didáticos, a fim de diminuir essa lacuna. “A produção dos volumes de Aventuras da Bíblia em Libras é um ganho ímpar, não só por ser um recurso bilíngue, mas também por dar ao público infantil a oportunidade de conhecer o Evangelho de Jesus”, afirma a coordenadora do IES.

Projeto inovador da SBB, a coleção Aventuras da Bíblia terá ao todo oito volumes, com um total de 32 histórias. O DVD que acompanha cada edição traz as histórias contadas em Libras. O livreto reúne as mesmas narrativas ilustradas e com texto adaptado, proporcionando uma leitura fluente e rica.

Além de contribuir para que também as crianças surdas tenham acesso às maravilhosas histórias da Bíblia Sagrada, a coleção auxilia os educadores que ensinam a Língua Brasileira de Sinais.

Aventuras da Bíblia em Libras – Volume 2

Recursos: Livro + DVD; 4 histórias recontadas: Daniel, Jonas, O nascimento de Jesus, A ovelha perdida; ilustrações: Diogo Godoy; breve glossário de termo em Libras (no DVD); DVD com histórias contadas em Libras (sem áudio). Código: TNL580PLIBRAS2. Formato: 14,0 x 21,0 cm. Nº Páginas: 60. Encadernação: capa brochura ilustrada. Impressão do miolo: 4 cores. Preço: R$ 12,00.

Informações sobre pontos de venda podem ser obtidas pelo 0800-727-8888

O programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência: Pessoas com deficiências visual e auditiva são o principal alvo desse programa, que tem por objetivos promover, por meio da Bíblia, a inclusão social, facilitar o desenvolvimento cultural, oferecer apoio espiritual, estimular a alfabetização e promover a integração da pessoa com deficiência à vida comunitária. Para isso, conta com os projetos: A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, Emancipar e A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva.

Implantado em 2010, o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva tem o objetivo de oferecer literatura bíblica em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para este público, contribuindo, assim, para a sua inclusão social e seu desenvolvimento cultural. O programa também visa estimular o aprendizado de Libras entre os beneficiados e seus familiares e promover o crescimento espiritual das pessoas com deficiência auditiva.

A SBB: A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »