20/07/2015 às 23h10min - Atualizada em 20/07/2015 às 23h10min

Disputa de Colégios economiza 5,2 milhões de litros de água em dois meses

Iniciativa público-privada, intitulada de Disputa de Colégios, mobilizou 50 mil alunos e os ajudou a baixar seu consumo de água em 32% comparando com o mesmo período do ano anterior

D&A Assessoria de Imprensa

Visando o uso consciente de água e a reeducação de longo prazo, a Sabesp, a Ecolab e a Deca se uniram para promover uma campanha educativa, em formato de gincana, para estudantes de colégios públicos e privados de 20 cidades do Estado de São Paulo. O projeto premiará com dispositivos economizadores, as três escolas que mais economizaram água.

 

A campanha teve como objetivo despertar novos e perenes hábitos de consumo nos alunos, mostrando como pequenas mudanças em suas rotinas podem economizar e diminuir os desperdícios de água sem que isso afete sua higiene pessoal. Para isso, os estudantes da 1ª a 9ª séries dos colégios participantes passaram por um denso programa de reeducação que contou com uma peça teatral educativa, palestra informativa, cartilhas com dicas de economia e adesivos motivacionais afixados nos pontos de consumo. Em dois meses, março e abril, a Disputa de Colégios economizou 5,2 milhões de litros de água, uma diminuição media de 32% no consumo dos colégios em comparação ao mesmo período de 2014. Além disso, 79% dos colégios participantes baixaram seu consumo e registraram uma economia media mensal de 132 mil litros de água, redução que equivale a 13 caminhões pipa de 10 mil litros.

 

As três escolas vencedoras, Visconde de Taunay, José Papaiz e a Professora Matilde Macedo Soares, que economizaram, respectivamente, 89%, 84% e 55% no volume de água serão totalmente reequipadas com dispositivos economizadores como válvulas com restritor de vazão e redutor de pressão, arejadores, chuveiros, torneiras, descargas antivandalismo e outros itens. Os colégios, mesmo com o final da ação, continuarão sendo monitorados e, em 2016, um novo Disputa de Colégios será realizado para que novas instituições e estudantes possam participar. Escolas, alunos e professores que tiverem interesse nas próximas edições do Disputa de Colégios poderão se inscrever pelo site www.disputadecolegios.com.br.

 

BONS HÁBITOS GERAM MUDANÇAS

Estudos da Sabesp apontam que o uso de novas tecnologias, associado a novos hábitos de consumo, podem economizar juntos até 80% de água dentro de uma residência.Para a criação da Disputa de Colégios, a Sagarana Comunicação, idealizadora da campanha, pesquisou e observou que a maioria das ações de mudança de hábito são eficazes apenas enquanto a comunicação é frequente e, infelizmente, as pessoas voltam aos antigos hábitos de consumo ao final das divulgações. Por isso, a ideia foi criar uma ação diferente com uma disputa saudável, didática e lúdica entre os colégios, que, com o elemento da competição em torno de um objetivo comum, instrui os alunos a exercitarem os novos hábitos. “Esta repetição diária facilita a implementação permanente da nova rotina de utilização de água na vida das crianças e, com isso, define hábitos duradouros”, reforça Guilherme Stella, sócio-diretor da agência.

 

HISTORICO  DE CAMPANHAS

Apesar do pioneirismo no formato da Disputa de Colégios, a Sagarana Comunicação realiza campanhas similares dentro de casas e prédios residenciais. Stella conta que em três anos de campanha, mais de três milhões de litros de água foram economizados, o equivalente a trezentos caminhões pipa de água de 10 mil litros.  A média de economia conquistada nas ações gira em torno de 30% em relação ao consumo anterior aos projetos. Além disso, a Sabesp mantém o monitoramento dos participantes e, mesmo depois de um ano da implantação, a média de economia registrada gira em torno de 20%.     

 

 

Para saber mais sobre a campanha, acesse:

www.facebook.com/disputadecolegios    

www.disputadecolegios.com.br  

 

[+] SOBRE A SAGARANA COMUNICAÇÃO

 

A Sagarana Comunicação, dos sócios Luís Guilherme Stella, Suzana Vilhena e Lucas Pacífico, é uma agência especializada em projetos de comunicação de interesse público: um conceito novo no mercado brasileiro, que tem como proposta gerar conscientização das pessoas por meio da publicidade informativa. Para isso, a agência traduz e transmite as informações necessárias para gerar determinada atitude de forma didática, impactante e transformadora. Fundada em 2008, o portfólio de clientes da agência que já se utilizam da comunicação de interesse público inclui Sabesp, Ecolab, Alpargatas, Whirlpool , Reckitt Benckiser, Colégio e Universidade Metodista e Organização Internacional do Trabalho.

 

Sobre a ECOLAB

Líder global em água, higiene, tecnologias de energia e serviços, a Ecolab atende empresas do mundo todo, trabalhando para manter o ambiente limpo e seguro, operando com eficiência e alcançando as metas de sustentabilidade. São centenas de cientistas pesquisando e encontrando soluções para água e energia. Investiga, ainda, como novas tecnologias podem impactar - e serem impactadas - pelo uso eficiente dos recursos naturais.

 

 

Sobre a DECA

Maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, a Deca é uma empresa que investe constantemente em pesquisas e desenvolvimento tecnológico. A empresa se preocupa em oferecer produtos e soluções para clientes e consumidores, sempre buscando a excelência em serviço e uma gestão sustentável.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »