15/07/2015 às 16h39min - Atualizada em 15/07/2015 às 16h39min

O que Devemos Saber ao Comprar Suplementos Nutricionais?

Material informativo é distribuído em feiras e eventos do segmento com o objetivo de orientar tanto o consumidor na hora da compra como as empresas na comercialização de seus produtos.

Rosangela Andrade e Silva
divulgação

Para auxiliar o esclarecimento das pessoas na aquisição de produtos relacionados a suplementação nutricional, a Brasnutri criou um informativo prático, com dicas gerais, para que os consumidores possam se orientar na hora da compra. O informe também chama a atenção para alguns cuidados neste procedimento. A ação faz parte dos projetos da Associação que constituem a elaboração e divulgação de informativos para esclarecer dúvidas e garantir informações confiáveis na compra de suplementos alimentares.

A primeira sugestão é para que o consumidor tenha conhecimento de que o Brasil possui resoluções estabelecidas pela Anvisa, que regulamentam os suplementos nutricionais comercializados no território nacional, assim ele poderá se orientar e também acompanhar a legislação vigente. A importância de solicitar e guardar as notas fiscais da aquisição dos suplementos é outra questão levada em conta. Estes documentos são comprovantes do produto que está sendo adquirido e servirão para documentar uma eventual reclamação.

A relação de consumo que pode ser discutida e protegida pelos órgãos de defesa do consumidor é aquela formalizada entre o consumidor e uma empresa ou loja, portanto, nenhum suplemento nutricional deve ser adquirido sem a clara identificação do fabricante ou importador e seu CNPJ, isso pode ajudar a precaver contra possíveis problemas após a compra do seu suplemento”, esclarece o presidente da Brasnutri, Synésio Batista da Costa.

Uma das dicas é: os importados também devem obedecer às resoluções da Anvisa e ao código de defesa do consumidor. O importador é o responsável por quaisquer danos que o produto possa vir a causar à saúde dos consumidores. “Muitos suplementos entram o Brasil de maneira clandestina, são comercializados de maneira irregular e não tem nenhuma garantia de qualidade ou segurança. O preço destes produtos parece ser vantajoso, mas ele pode expor sua saúde a graves riscos”, explica Synésio. De acordo com a publicação é preciso ter alguns cuidados na hora de adquirir um suplemento nutricional – a pessoa pode estar comprando substâncias diferentes das descritas no rótulo do produto, como por exemplo, açúcar – e que antes de realizar a compra deve obter informações sobre marcas e produtos.

Mas não é só com as aquisições em lojas físicas que os compradores devem estar atentos. As compras via internet também merecem cuidados – Não compre seu suplemento em sites suspeitos ou que não sejam denominados .com.br. Há um alto risco de não receber sua mercadoria. “É com o objetivo de orientar tanto os compradores como lojistas quanto às condições para adquirir seus suplementos que a Brasnutri divulga o informativo”, conclui o presidente.

Aos lojistas a orientação é de que peçam a seus fornecedores, sejam eles fabricantes ou importadores, os laudos de análises técnicas. Esta pode ser a garantia da qualidade do produto que será comercializado em seu estabelecimento. O informativo está disponível para download e pode ser acessado no site da Associação no link publicações http://www.brasnutri.org.br/publicacoes.html

Sobre a Brasnutri – A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor. www.brasnutri.org.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »