15/07/2015 às 16h11min - Atualizada em 15/07/2015 às 16h11min

Associados do SEPRORGS trocam experiências sobre tecnologia no 16º Fisl

Capital Informação

O SEPRORGS, plataforma de negócios e representatividade para as empresas de TI do Estado, contou com um estande no 16º Fórum Internacional do Software Livre (Fisl), o maior encontro da comunidade de Software Livre do mundo. O evento, realizado de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, também teve a participação das associadas UNIREDE e Dbserver, além da Empresa de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).

O Fisl vem se firmando como um local de discussão e exposição do que há de mais novo em tecnologias livres. O Marco Civil da Internet, uma das legislações mais avançadas do mundo, surgiu dentro de uma das diversas salas do evento. Ela foi resultado da articulação de especialistas, usuários e militantes, em uma dinâmica do evento de forma orgânica.

Os principais valores do Fórum são a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos e na luta pela internet livre e neutra. O evento visa compartilhar inovações e também livre acesso ao conhecimento.

De acordo com o presidente do SEPRORGS, Edgar Serrano, o diálogo com a comunidade de Software Livre visa fomentar possibilidades aos associados, além da consolidação da entidade como uma plartaforma de negócios.

“Eventos que vão muito além do setor de TIC são fundamentais para o crescimento do mercado. Acreditamos que interagir com profissionais que forneçam alternativas ao setor é de fundamental para o desenvolvimento da TI no Estado”, avalia Serrano.

A associada UNIREDE trouxe especialmente para o evento o criador do ZABBIX, Alexei Vladishev, ferramenta open source mundialmente reconhecida que realiza monitoramento de infraestrutura deTI, a qual a empresa é premium partner.

“O ZABBIX é aderente a qualquer setor de mercado, seja ele público ou privado. Trazer o Alexei para o evento foi muito importante, pois ele é uma referência na comunidade de Software Livre, trazendo muitos visitantes para o nosso estande”, comenta Luciano Alves, sócio-diretor da UNIREDE.

Segundo a coordenadora de Marketing da associada DBServer, Tatiana Ximenes, o objetivo foi entrar em contato com a comunidade e trocar experiências.

“Realizamos worshops e abrimos recrutamento no nosso estande para prospeção de novos talentos para fazer parte do nosso time. Trouxemos ao público do evento nosso know-how sobre desenvolvimento software a cultura ágil para compartilhar com os com os atores das iniciativas software livre”, afirma Tatiane.

Para o presidente da Procergs, Antonio Ramos Gomes, O Fisl é um grande laboratório de ideias novas, e as iniciativas da comunidade do software livre tem agregado muito valor ao universo da TIC no mundo.

“A PROCERGS, sempre que possível, apoia e incentiva todas as iniciativas que envolvam os temas tecnologia da informação e inovação no âmbito do RS. Possuimos várias ações onde utilizamos essa tecnologia, através de ferramentas diversas, e estamos sempre atentos às novidades", avalia Gomes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »