15/07/2015 às 10h34min - Atualizada em 15/07/2015 às 10h34min

Os 5 passos para encantar o cliente

Medialink

*Por Luis Carlos Nacif

 

Em tempos de globalização, internet e redes sociais, a busca por um melhor atendimento aos clientes tem sido uma constante para empresas de todos os portes e segmentos. Cada vez mais exigentes, eles se tornaram mais dinâmicos e motivados a “botar a boca no trombone” quando não estão felizes com algo. Por isso, hoje, garantir a satisfação do cliente já não é mais suficiente, é preciso criar iniciativas para encantá-lo.

 

Exemplos como esse ilustram uma realidade que já se consolidou no Brasil: a preferência por melhores e diferenciadas formas de atendimento.

 

O brasileiro já entendeu que contar com o suporte de profissionais qualificados e atenciosos é um diferencial para poucos e garante, no relacionamento com o fornecedor de serviços ou produtos, privilégios como promoções, ofertas agregadas e o mais importante, a garantia de sempre ser ouvido quando precisa, no caso de uma queixa ou de problemas com o que foi adquirido. Mas encontrar uma empresa que pense assim nos dias de hoje não é fácil, ainda mais quando pensamos que profissionais tão qualificados exigem altos investimentos.

 

Pensando em virar esse jogo, a favor dos consumidores, uma tendência voltada ao “encantamento” cresce timidamente entre empresas preocupadas em prestar melhores, mais eficientes, e personalizados métodos de fidelização, fazendo com que o consumidor se sinta único, o que no fundo é o desejo de cada cliente, seja empresa ou usuário final, receber um tratamento diferencial e VIP.

 

Listei abaixo cinco dicas que considero fundamentais para encantar o cliente, acompanhe:

 

  1. Colaboradores diferenciados: Ter uma equipe focada na personalização e regularidade da prestação dos serviços contratados faz toda diferença para encantar o cliente. Embora seja um quesito básico, para não dizer obrigação, muitas empresas ainda precisam entender que o mínimo que precisam fazer é entregar o contratado, mas para surpreender o cliente é preciso constantemente manter os colaboradores engajados e um ambiente de trabalho positivo. Esses componentes são importantes para obter o melhor de cada profissional e, consequentemente, colher um resultado superior no atendimento e na relação, abrindo o caminho para o encantamento.

 

  1. Ouvidoria proativa: Uma ação inovadora, a ouvidoria proativa representa um passo à frente no relacionamento com o cliente. Passa pela interlocução proativa com todas as áreas do cliente que de alguma forma tem relacionamento com a empresa, buscando se antecipar a problemas operacionais e de relacionamento que podem comprometer o encantamento do cliente com a mesma. Dessa forma abre-se um canal para uma relação segura e transparente, valorizando cada etapa conquistada no atendimento, do primeiro contato até o pós-venda. Criar um ambiente confortável para o cliente se manifestar sem melindres é o segredo para uma relação aberta, de confiança e continuada.

 

  1. Acompanhamento personalizado: Como foi dito antes, a satisfação do cliente pode variar a cada etapa do processo desde o atendimento, a implantação, o serviço continuado e finalização de um projeto. Por isso, destacar um colaborador qualificado e comprometido com a empresa para acompanhar de perto cada passo realizado do processo é mais um diferencial para encantar o cliente. Lembre-se, um cliente bem amparado nunca fica sem resposta quando questiona, sem suporte quando pede e sem opções quando precisa. Investir no acompanhamento de um projeto é investir no futuro da relação.

 

  1. Pesquisas de Satisfação: Checar a satisfação dos clientes é um item fundamental para as empresas, em especial de prestação de serviços, medirem o grau de encantamento do cliente. Dessa maneira, o consumidor demonstra o reconhecimento sobre o trabalho executado, e se sente mais a vontade para apontar questões a serem aprimoradas, mantidas ou arrumadas. Pesquisas via telefone e, principalmente, visitas presenciais recorrentes permitem medir de perto o sentimento do cliente com relação a empresa. Evidenciam respeito ao cliente, pró-atividade e comprometimento da empresa com a com a qualidade do relacionamento.

 

  1. Pensar com o foco DO cliente: Ter o foco DO cliente é um exercício que permite entender as necessidades, desafios, dilemas e os desejos dele. Buscar compartilhar da mesma visão possibilita criar a melhor oferta para o seu cliente, mesmo que nem ele saiba qual é. Por isso o acompanhamento do cliente de perto e o entendimento das suas angústias e reais necessidades de negócios deve ser incorporado à rotina de atendimento de todos que se relacionam com ele.

 

Para chegar ao estado da arte do atendimento é preciso contar não só com uma ampla capilaridade corporativa e funcionários bem treinados e engajados, mas direcionar a empresa inteira para os interesses e expectativas do seu cliente, agindo prontamente, com transparência e proficiência. Dessa maneira, com certeza você não estará só encantando seus clientes, mas se tornando um parceiro insubstituível.

 

Luis Carlos Nacif

Presidente da Microcity

 

 

Sobre a Microcity

 

Com mais de 30 anos de atuação, a Microcity fornece Infraestrutura de TI como Serviço sendo líder nacional em Outsourcing de Infraestrutura de LAN e Desktops, com uma base instalada de mais de 200 mil ativos. Sediada na Grande Belo Horizonte (MG), a Microcity é reconhecida pela flexibilidade do seu modelo de terceirização de ativos com serviços integrados, expertise em soluções de grandes fabricantes, capacidade logística e cobertura nacional. As ofertas da Microcity baseiam-se na entrega de todos os tipos de ativos pagos como serviços tais como: componentes de nuvem privada, ativos de comunicação, rede e conectividade, devices de acesso e softwares relacionados. A empresa disponibiliza também serviços especializados de missão crítica, além de serviços profissionais e continuados, com todas as demandas de logística pertinentes incluídas. Como uma grande integradora de serviços, faz parte do portfólio comercial da Microcity soluções da Microsoft, HP, Dell, Cisco, Oracle, Avaya, CA, VM Ware e outros. 

 

 

Hoje, com cerca de 350 funcionários e filiais nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, a Microcity se consolida como uma grande plataforma de negócios. A empresa prioriza a sustentabilidade e neutraliza todo o CO2 emitido pela sua operação com o plantio de mais de 50.000 árvores. Assim, todos os serviços prestados durante a vigência do contrato, inclusive os equipamentos instalados nos clientes e a energia elétrica consumida por essas máquinas, são neutralizados.


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