14/07/2015 às 13h01min - Atualizada em 14/07/2015 às 13h01min

Falta de incentivo a inovações prejudica setor de tecnologia na gestão pública

Pensando em valorizar novas ideias e seus autores, Prêmio Conip de Excelência dá visibilidade e premia boas iniciativas

Tatiana Paiva

Um espaço para valorização de casos de sucesso, boas ideias que utilizam a tecnologia da informação pelo Brasil e o reconhecimento de iniciativas públicas que prezem pela inovação. Esse é o objetivo do Prêmio Conip de Excelência, que faz parte da programação do 21º CONIP -  Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública.

Ainda que o processo de modernização do setor público tenha histórico que data dos anos 70, somente na década de 1990 a internet comercial passou a tomar grandes proporções e trouxe novas possibilidades de prestação de serviços ao cidadão. A evolução do uso da tecnologia da informação proporciona melhorias na gestão interna de receitas e despesas, bem como permite que o cidadão acompanhe mais de perto as ações públicas.

Nesse contexto, o CONIP vem, desde a sua primeira edição em 1995, promovendo a reunião de gestores públicos e do setor privado para troca de informações, experiências, e o levantamento de casos de sucesso da aplicação de tecnologia na gestão pública. “Desde então, o CONIP sempre apresentou antecipadamente aquela tendência que um dia se tornaria parte da agenda governamental, como as compras eletrônicas, o modelo de atendimento concentrado em um único lugar, como  o Poupatempo, e experiência de declaração de imposto via internet”, destaca  o coordenador de conteúdo do evento, Vagner Diniz.

O evento, consolidado como um fórum de encontro para diversos setores da sociedade conhecerem as novas tendências de inovação e tecnologia, também preza pela valorização de novos projetos e talentos. “O CONIP  tem mais de 60% de sua programação voltada a casos práticos, que mostram as soluções que efetivamente estão sendo utilizadas pelo governo e os resultados delas. O Prêmio CONIP de Excelência vem para coroar isso: dar visibilidade a boas práticas espalhadas pelo país e que pouca gente conhece, e reconhecer também seus autores, de tal forma que se sintam estimulados a continuar inovando”, finaliza Diniz.

No dia 13 de julho serão divulgados os finalistas do Prêmio Conip, que acontece durante a programação do evento, nos dias 19 e 20 de agosto no Hotel Pullan Vila Olímpia, em São Paulo. Mais informações e inscrições para 21º CONIP podem ser feitas pelo site www.conipsp.com.

 

Sobre o 21º CONIP

Anualmente, o CONIP reúne mais de 500 participantes de 20 estados brasileiros, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes executivo, judiciário e legislativo e gestores públicos. Este ano, o CONIP acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. As mais de 100 palestras programadas abordarão temas como segurança, Business Intelligence, Internet das Coisas, Big Data, Mobilidade, Computação em Nuvem BYOD (Bring Your Own Device) e Governos Inteligentes. O evento tem seu ponto alto na entrega do Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública, que destaca as melhores iniciativas implementadas para beneficiarem positivamente a gestão operacional e/ou financeira dos municípios.

 

Sobre o Informa Group

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »