14/07/2015 às 12h24min - Atualizada em 14/07/2015 às 12h24min

Sil ensina a especificar fios e cabos de baixa tensão

A SIL orienta quanto aos materiais mais indicados para produção de fios e cabos

Carmen Rosa

A transformação do cobre, com alto grau de pureza, e de compostos isolantes, específicos para cada produto, faz da SIL a mais confiável produtora de fios e cabos elétricos de qualidade. E, justamente por essa prática, norteada por normas e certificações, a fabricante está gabaritada a orientar quanto aos materiais mais indicados para produção de fios e cabos.

 

Os de baixa tensão – usados na construção civil – devem ser de cobre puro, uma vez que o metal faz o papel de condutor da energia elétrica, resultando no melhor custo-benefício existente para as instalações e atendendo a padronização brasileira. Não há outro material que atenda tão bem esta aplicação. No caso dos isolantes, dependendo da finalidade, utiliza-se PVC, HEPR ou poliolefina. Entenda a função de cada um:

 

  • PVC – principal isolante utilizado em quase toda a instalação predial. É obrigatoriamente antichama de modo a não propagar fogo em caso de incêndio;

 

  • HEPR – isolante que substitui o PVC, especialmente em instalações industriais e comerciais, devido a sua maior capacidade de corrente, principalmente em circuitos com elevadas correntes de partida;

 

  • Poliolefina – por apresentar baixa emissão de fumaça e gases tóxicos, a poliolefina substitui o PVC em instalações onde há grande circulação de pessoas e longas rotas de fuga como, por exemplo, hospitais e ginásios de esportes.

 

Afora as indicações dos melhores materiais para fios e cabos, a Sil orienta, ainda, que para ter uma instalação elétrica segura e eficiente o consumidor deve contratar um profissional habilitado e qualificado para desenvolver um projeto elétrico adequado às necessidades do imóvel e rigorosamente dentro das exigências técnicas prescritas pela NBR 5410 – Instalações Elétricas em Baixa Tensão, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta é uma dica importante e que vale para todas as situações.

 

 

Perfil SIL

Somando 40 anos de uma história vitoriosa, a SIL é hoje uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo.

Ao longo dessas quatro décadas tornou-se reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As premiações recebidas nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos.

Seu parque fabril está instalado em uma área de 30.000 m² localizado em Guarulhos (SP) e possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. A SIL conta hoje com 380 funcionários e 80 representantes em todo o País. A expectativa para 2015 é de registrar um crescimento de faturamento 5 a 10% superior ao atingido em 2014.

 

 

SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br

www.facebook.com/silfiosecabos

www.youtube.com/user/silfiosecabos

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609.2420 – anapaula@viapublicacomunicacao.com.br 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »