13/07/2015 às 13h15min - Atualizada em 13/07/2015 às 13h15min

Neurotech lança solução para estimar risco de sinistro em seguros de automóvel

O AutoScore é uma ferramenta de inteligência artificial com recursos big data que contribui para a redução de custos e traz ganhos de desempenho para a realização de estimativas de riscos. A solução garante ainda a precificação correta, o que é fundamental para manter a sustentabilidade do mercado de seguros

EPR Comunicação Corporativa

Visando responder a um dos maiores desafios do mercado de seguros para automóveis, a previsão do risco de uma apólice, a Neurotech acaba de lançar a solução AutoScore. Desenvolvida a partir da expertise obtida em mais de dez anos dedicados ao desenvolvimento de modelos de inteligência artificial, aplicados aos avanços do big data, a nova solução permite combinar no momento da cotação online, dezenas de informações externas e georreferenciadas.  O AutoScore pode ser associado a ganhos de desempenho na estimativa de riscos, sobretudo por sua capacidade de estimar especificidades, além de reduzir custos.

 

“O mercado de seguros está consolidado e precisa de soluções dedicadas e que atendam às necessidades do negócio. O reuso de ferramentas desenvolvidas para outros segmentos e que foram emprestadas pelas seguradoras atingem parcialmente o objetivo de mitigar o risco de sinistralidade. O AutoScore é, portanto, uma solução que atende de forma inovadora ao desafio de estimar riscos, trazendo ao mesmo tempo eficiência a um baixo custo”, ressalta Rodrigo Cunha, diretor de inovação da Neurotech.

 

De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), as empresas do mercado de seguros, somente em 2014, pagaram R$ 14.47 bilhões em indenizações. No ramo de automóveis essa situação é ainda mais extrema. É sabido que, para evitar prejuízos, o valor do prêmio precisa ser precificado de maneira devida no momento da cotação. Por outro lado, a forte concorrência entre as seguradoras, além de uma guerra de preços, passou a exigir maior velocidade nas cotações online. Outro ponto importante é que o fácil acesso às cotações aumentou o volume de transações e diminuiu a taxa de conversão dos clientes. Este cenário provocou um aumento considerável no custo mensal com consultas externas, impactando negativamente na operação das seguradoras.

 

O AutoScore é uma solução tecnológica para atuar neste ambiente, já que trabalha com big data para analisar e acessar de forma rápida um grande volume de dados. A solução pontua cada cotação individualmente e mostra como a taxa de roubo ou de furto comporta-se em cada uma das faixas de pontuação, determinando os riscos de sinistros desta natureza que este consumidor representa nos próximos 12 meses. “Se a pontuação do cliente estiver na primeira faixa, seu risco é altíssimo, ou seja, cerca de 60% maior que a média. Alternativamente, as apólices pontuadas na última faixa do AutoScore apresentam uma taxa de roubo e furto cerca de 55% menor que o risco médio da carteira de clientes, o que poderia tornar mais interessante o preço da apólice para estes clientes que possuem chances menores deste tipo de ocorrência”, exemplifica. 

 

Além de apresentar melhor desempenho em relação aos escores de créditos disponíveis no mercado, por ser baseada em uma tecnologia de algoritmos para armazenamento de dados proprietários da Neurotech, a solução pode ser adquirida com um custo inferior aos dessas soluções não aderentes à realidade do mercado de seguros de automóveis. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »