08/07/2015 às 17h41min - Atualizada em 08/07/2015 às 17h41min

Farmácias de manipulação preparam cosméticos e medicamentos únicos para cada pessoa

ANFARMAG - associação que representa as farmácias de manipulação - estará no 10º Congresso Internacional Consulfarma promovendo as vantagens de personalizar produtos farmacêuticos

Presoti Comunicação

De 9 a 11 de julho, São Paulo recebe o 10º Congresso Internacional Consulfarma – evento que apresenta as novidades e tendências dos setores cosmético e farmacêutico sob o ponto de vista da terapia individualizada. O congresso traz à tona os benefícios da personalização de produtos cosméticos e medicamentos nas farmácias de manipulação.

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) – entidade que representa o setor de farmácias de manipulação – estará presente no evento promovendo a atividade.

O presidente da Anfarmag, Ademir Valério, explica que, no Brasil, como em todo o mundo, centenas de milhares de médicos, nutricionistas, dentistas e até veterinários beneficiam seus pacientes prescrevendo produtos para o bem-estar preparados nas farmácias de manipulação.

Nos Estados Unidos, o Food and Drug Administration e, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reconhecem o papel desses estabelecimentos e criam normas que são seguidas para garantir a segurança e a eficácia.

“Isso porque cada pessoa é única e, nas farmácias de manipulação, recebe o medicamento, cosmético ou suplemento preparado especialmente para suas necessidades individuais, com dosagem, textura, aroma, sabor e outras características personalizadas, disponível na quantidade exata e formato prescritos”, explica.

A oferta de formulações cuja produção foi descontinuada pelas indústrias e as associações de matérias-primas não encontradas com facilidade no mercado farmacêutico é um dos benefícios.

Pacientes hipersensíveis ou alérgicos também são beneficiados. A individualização permite a isenção de corantes, conservantes ou outras substâncias que possam provocar alergias, intolerâncias ou outro mal-estar.

Além disso, alerta Valério, de 30% a 50% da população têm dificuldade de deglutição em alguma fase da vida, como os idosos. “Para esses casos, a farmácia oferece alternativas às capsulas e comprimidos, como adesivos, gotas, gomas, pastilhas e outras  formas inovadoras", diz.

O produto manipulado também não gera sobras, o que ajuda a evitar a automedicação – prática responsável por 6 milhões de casos de intoxicação e 20 mil mortes ao ano no Brasil segundo a Organização Mundial de Saúde. 

A tecnologia disponível hoje possibilita o preparo de um mesmo produto em diversas formas, que podem ser adotadas de modo estratégico para se adaptar à realidade de cada pessoa e assim promover os melhores resultados.

Serviço

10º Congresso Internacional Consulfarma

Data: 9 a 11 de julho

Horário: 8h às 18h

Local: Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana

Site do evento: congressoconsulfarma.com

ESTANDE ANFARMAG: Nº 60

Sobre a Anfarmag

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) representa o setor brasileiro de farmácias com manipulação, promovendo esse segmento junto à sociedade. A entidade conta com cerca de 5.000 associados, conta com profissionais especializados e atua em intercâmbio com as principais universidades do país, zelando pela excelência do setor. Informações: anfarmag.org.br

Sobre o 10º Congresso Internacional Consulfarma

O 10º Congresso internacional Consulfarma reunirá cerca de 25 mil pessoas para mais de 50 cursos e 5 simpósios coordenados por profissionais renomados do Brasil e do exterior. Um dos objetivos do evento é capacitar o profissional da saúde em relação à prescrição de medicamentos e demonstrar as inúmeras soluções que as farmácias de manipulação possuem. Os principais palestrantes médicos, farmacêuticos, nutricionistas que são destaques no Brasil estarão no evento abordando temas voltados para saúde e bem-estar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »