08/07/2015 às 11h36min - Atualizada em 08/07/2015 às 11h36min

ONG oferece oficina gratuita de captação de água de chuva

Em parceria com diversos movimentos eco, evento realizado no próximo sábado (11/07), em São Paulo, ensinará como captar, armazenar e usar água de chuva de forma segura

Divulgação

Com a crise hídrica que diminui cada vez mais os níveis das represas que abastecem as cidades, captar e utilizar a água de chuva tem se demonstrado uma solução inteligente para preservar a água do planeta. Pensando nisso, a Casa Ecoativa - espaço de convivência localizado às margens da represa Billings na Ilha do Bororé, capital paulista - oferece uma oficina gratuita de captação de água chuva. O evento será realizado no próximo sábado, 11/07, a partir das 10h, na sede da entidade.  

A entidade eco-cultural aproveitará a instalação de um tanque de 5 mil litros Acqualimp em sua sede para mostrar como fazer a captação e o armazenamento seguro da água de chuva – que neste caso será reutilizada nas descargas dos banheiros, limpeza de áreas abertas e na irrigação da horta da entidade. “Nesse dia também vamos abordar alguns princípios da permacultura e vamos explicar o desenho do fluxo da água desenhado para a casinha da Ecoativa”, explica o permacultor da Ecoativa Jaison Pongiluppi, que comandará a oficina ao lado de Diogo Menezes (IKOBÉ) e do mestre de obra Jair Lara.

Durante o evento, os participantes também poderão conhecer a ação “Água, cuido porque amo”, iniciativa que busca motivar e incentivar as melhores práticas em relação ao uso inteligente da água, além de provocar reflexões a respeito do presente e futuro dos nossos recursos hídricos.  Além dessas ações, o projeto também possui uma fanpage no Facebook: /aguacuidoporqueamo. A plataforma compartilha, diariamente, dicas de como viver de uma forma mais inteligente e racional com os recursos hídricos, diminuindo o consumo de água no dia a dia.

Ainda que seja com uma pequena gota, todos nós queremos ter participação para que a água seja vista, amada e tratada como o bem mais valioso que uma geração pode deixar para as próximas”, explica o supervisor de Marketing da Acqualimp, Carlos Maciel, que coordena as ações da causa. 

O reservatório que será instalado na casa Ecoativa foi doado pela causa “Água, cuido porque amo” e Acqualimp durante o evento de comemoração do Dia Mundial da Terra, realizado em 22 de abril no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), em São Paulo. Durante o evento, o tanque foi estilizado pelo artivista Tiago Mundano, numa ação que contou com a ajuda da população que passou pelo local.

A oficina de captação de água de chuva está sendo realizada em parceria com Acupuntura Urbana, Engajamundo, “Água, cuido porque amo”, Ikobé - Cooperativa de Bioconstrução e Horta Di Gueto e Acqualimp – empresa especializada em captação, armazenamento e tratamento de água e esgoto. O evento também contará com a participação de Lucas Ciola e Santiago, que irão compartilhar trabalhos desenvolvidos pelos coletivos MUDA-SP e Horta Di Gueto.

 

Serviço

Oficina de captação de água de chuva

Data: 11 de julho de 2015

Local: Casa Ecoativa - Estrada de Itaquaquecetuba, 7.225 - Ilha do Bororé - Grajaú – SP

Horário: a partir das 10h

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/654852654658312/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »