08/07/2015 às 11h07min - Atualizada em 08/07/2015 às 11h07min

Porque a lâmpada de LED não esquenta

Segredo está no alumínio, parte integrante do corpo das lâmpadas e luminárias de LED, e um eficiente dissipador de calor

Carmen Rosa

É afirmação corrente que o LED não esquenta, nem a lâmpada e nem o ambiente onde está instalado, o que se pode provar facilmente, segurando uma lâmpada de LED acesa, em detrimento das outras tradicionais incandescentes, halógenas e de descarga.

 

Não é bem assim, informa Gilberto Grosso, lighting professional e CEO da Avant, para quem o LED é menos produtor de calor do que as outras tecnologias conhecidas de lâmpadas. “Mesmo o pouco calor gerado pela lâmpada ou outro equipamento usado como refletor do LED é “extraído” por trás, o que nos permite tocar o bulbo da lâmpada sem o risco de queimadura. Porém, o próprio bulbo esquenta o equivalente a 50% da temperatura de uma incandescente, por exemplo.”

 

O LED elimina o calor através do dissipador de calor presente em todas as lâmpadas ou equipamentos com essa tecnologia. O alumínio, parte integrante do corpo de uma lâmpada de LED, é um excelente e eficiente dissipador de calor, por isso ele é o mais utilizado na maioria dos produtos. A quantidade e o uso do alumínio variam em decorrência do tipo, tamanho e qualidade das lâmpadas e equipamentos. Quanto melhor for esse dissipador de alumínio, maior será a durabilidade do LED.

 

“Grande parte do preço de um LED é decorrência da qualidade do seu dissipador. Por exemplo, considerando uma lâmpada de LED Avant, formato pera de 9W, podemos assegurar que o custo do alumínio empregado representa ao redor 28% a 36% do custo total da lâmpada. Por outro lado, esse dissipador de alumínio é responsável por dissipar entre 90% e 95% de todo calor gerado, provando a eficiência dessa liga metálica”, finaliza Grosso.

 

 

Perfil Avant

Fundada em março de 1998, a Avant é referência nacional no mercado de lâmpadas de alta qualidade, sendo reconhecida e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no lançamento de produtos para iluminação, na orientação técnica aos profissionais, e pela qualidade e diversidade do seu portfólio. Entre eles, destacam-se LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença e temporizadores analógico e digital), entre outros. Em 2014 a empresa ampliou seu portfólio para o segmento de iluminação decorativa, oferecendo lustres, luminárias, pendentes e plafons.

Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação em todo o País, por meio de um Gerente Nacional de Vendas, oito Gerentes Regionais, quatro gerentes de Canais de Vendas e aproximadamente 150 representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A empresa atende diretamente a cerca de 3.900 pontos de venda, entre lojas de material elétrico, lustreiros, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e engenheiros. Em 2014, inaugurou em sua sede o Avant Lighting Center, espaço que reúne um completo centro de treinamento, laboratório luminotécnico e showroom.

Todos os produtos da Avant são produzidos em fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do Inmetro/Procel.

O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas compactas fluorescentes. Neste segmento detém aproximadamente 11% do mercado brasileiro, tendo comercializado mais de 25 milhões de unidades no último ano. Sua meta é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2015, a previsão de crescimento no faturamento da companhia é de 17% em relação a 2014. O incremento se dará através do aumento das vendas de produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de ponta, principalmente os que utilizam LED.

 

 

Avant

Telefone: (11) 2085-0093

sota@avantled.com.br

www.avantled.com.br

www.facebook.com/AvantLighting

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609-2420 - anapaula@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »