03/07/2015 às 11h05min - Atualizada em 03/07/2015 às 11h05min

Em tempos de crise, tecnologia é estratégica para a gestão pública

Momento é estratégico para a adoção de tecnologias que aumentem a eficiência de serviços oferecidos ao cidadão e promovam economia de recursos financeiros

Tatiana Paiva

Em tempos de crise econômica e política, problemas de infraestrutura das mais variadas frentes e o aumento populacional nos centros urbanos que sobrecarrega os serviços públicos em geral faz-se necessário a adoção de medidas estratégicas para melhorar a oferta de atendimento ao cidadão com os recursos públicos disponíveis. Para isso, a máquina pública precisa estar preparada com as melhores soluções que facilitem a administração dos municípios.

Nesse processo, a tecnologia da informação é um instrumento de grande valor e que viabiliza o atendimento a demandas, com redução de custos e ganho de eficiência e qualidade. Essa é a razão de ser do CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública. Em sua 21ª edição, o fórum nacional tem a proposta de incentivar e apontar novas tendências tecnológicas na gestão pública de forma a contribuir com os gestores para melhores tomadas de decisões.

Nos dias 19 e 20 de agosto, 500 participantes de 20 estados brasileiros, incluindo representantes do poder público e das principais empresas de TI do país  estarão reunidos para discutir, ao longo da programação de palestras do CONIP, temas pertinentes às melhores práticas que envolvem a tecnologia da informação na administração dos municípios brasileiros.

“A busca pela eficiência na gestão pública tendo como suporte a inovação tecnológica é o grande objetivo da 21ª edição do CONIP. O fórum é um celeiro de casos de sucesso e de debates sobre a agenda pública de tecnologia da informação com foco no aprimoramento da qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, explica a gerente do fórum, Renata Figueiredo.

As palestras seguirão abordagens específicas, tendo destaque temas como a Governança Corporativa, Cidades Inteligentes, Redução de Custos, BI, Internet das Coisas, Big Data, Mobilidade, Computação em Nuvem BYOD (Bring Your Own Device) e Governos Inteligentes. Durante o evento cases de sucesso de soluções de TI aplicados à gestão em municípios de todo o país serão apresentados para gestores em busca de aperfeiçoamento operacional e administrativo.

Mais informações e inscrições para 21º CONIP - Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública - podem ser feitas pelo site www.conipsp.com.

Prêmio CONIP -  O Prêmio CONIP de Excelência e Inovação na Gestão Pública destaca os melhores cases implementados de soluções de TI, que beneficiaram positivamente a gestão operacional e/ou financeira dos municípios. Anualmente são premiadas as melhores iniciativas que tenham foco em melhorar o atendimento ao cidadão, fortalecer os espaços de participação pública e aprimorar a gestão da administração. Os 20 finalistas apresentam seus projetos a uma banca julgadora. A premiação acontecerá no dia 20 de agosto.

 

Sobre o 21º CONIP

Anualmente, o CONIP reúne mais de 500 participantes de 20 estados brasileiros, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes executivo, judiciário e legislativo e gestores públicos. Este ano, o CONIP acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. As mais de 100 palestras programadas abordarão temas como segurança, Business Intelligence, Internet das Coisas, Big Data, Mobilidade, Computação em Nuvem BYOD (Bring Your Own Device) e Governos Inteligentes. O evento tem seu ponto alto na entrega do Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública, que destaca as melhores iniciativas implementadas para beneficiarem positivamente a gestão operacional e/ou financeira dos municípios.

 

Sobre o Informa Group

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »