02/07/2015 às 18h06min - Atualizada em 02/07/2015 às 18h06min

Gerente de contas elimina 15 quilos com uso do balão gástrico e recupera sua autoestima e felicidade

Carla Navarro

“Triste e desanimada”. Era assim que se sentia a gerente de contas Andreia Ferreira Coutinho, 35 anos, antes de optar pelo tratamento com balão gástrico, que mudou completamente sua alimentação e sua maneira de enxergar si a mesma. Ela eliminou 16 quilos em cinco meses, de maneira saudável e aprendendo a se alimentar melhor. O procedimento, composto pela inserção do balão gástrico no estômago, através da endoscopia, é aliado a uma rotina de exercícios físicos e acompanhamento psicológico e nutricional. “Estou muito satisfeita com meu corpo e isso reflete na minha vida, pois me sinto mais feliz e otimista em tudo o que faço. Isso é resultado do meu esforço. Aprendi a me alimentar seis vezes ao dia e comer adequadamente, inclusive legumes, verduras e peixes, que antes não existiam em meu cardápio. Faço exercícios físicos e até parei de fumar. Estou realmente me sentindo muito bem”, diz Andreia.

A gerente de contas buscou ajuda junto a profissionais de saúde, após inúmeras tentativas de fazer dietas sem obter sucesso. Ela procurou o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, pioneiro na elaboração de materiais nutricionais para o balão gástrico, que indicou o tratamento de acordo com as necessidades e características físicas de Andreia, além de fazer todo o acompanhamento nutricional pré e pós-operatório. “Além do balão, trabalhamos a reeducação alimentar no paciente. Buscamos fazer com que ele entenda o que é saciedade e aprenda a se alimentar melhor, comendo de tudo um pouco, em determinados horários. Isso acaba se tornando automático ao paciente, que consegue se controlar mesmo quando a oferta de comidas calóricas é grande”, ressalta Gabriel.

O método de emagrecimento com balão gástrico é ideal para eliminar peso de forma saudável e rápida, sem ser invasivo. “A adaptação não foi muito fácil, mas, conforme você vai emagrecendo, vai percebendo o quanto vale a pena. Estou seguindo todas as orientações do Dr. Gabriel e sinto que me supero mais a cada dia”, afirma Andreia. O nutricionista indica uma dieta para a colocação do balão, que tem início dois dias antes do procedimento, realizado através de endoscopia. A dieta segue após o procedimento, baseada em alimentos leves, saudáveis e com conteúdo nutricional. “A dieta faz com que o paciente se adapte melhor ao balão e consiga diferenciar a fome de gula”, conclui Gabriel.

SOBRE O TRATAMENTO COM BALÃO GÁSTRICO

 O Programa começa com a inserção do Balão Intragástrico vazio no estômago do paciente através de um procedimento de endoscopia, tendo o interior preenchido com azul de metileno e soro fisiológico, que mantém o balão cheio, provocando sensação de saciedade e por consequência, diminuindo o peso. Os pacientes chegam a perder até 20% do peso que tinham de forma saudável, sem comprometer o organismo, com um tratamento que tem duração de seis meses, englobando um programa de exercícios físicos, acompanhamento nutricional e psicológico. O procedimento é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 27 e maiores de 21 anos.

SOBRE O NUTRICIONISTA GABRIEL CAIRO NUNES

Pós graduado, entre outras especializações, em Obesidade e Emagrecimento, Cirurgia da Obesidade e Fisiologia do Emagrecimento, Dr. Gabriel atende em dois renomados consultórios, na cidade de São Paulo, e possui um livro de sua autoria, chamado “O balão que Emagrece”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »