04/07/2022 às 14h06min - Atualizada em 04/07/2022 às 22h20min

Descarbonização portuária: primeira barcaça movida a hidrogênio de alta potência para a eletrificação de navios atracados

Améthyste, ArianeGroup, Cetim, HDF Energy, Rubis Terminal e Sofresid Engineering se uniram para desenvolver a barcaça elétrica multisserviço ELEMANTA H2, projetada para fornecer eletricidade verde e hidrogênio a grandes embarcações, reduzindo as emissões poluentes em mais de 80% durante as escalas nos portos.

DINO


A Hydrogène de France (“HDF Energy”) – Euronext Paris: HDF – e seus parceiros do projeto ELEMANTA H2 anunciam a assinatura de um memorando de entendimento para implementar soluções móveis que fornecem desde hidrogênio verde ou com baixo teor de carbono até serviço de passagem de roupas a frio complementando a rede elétrica para navio porta-contêineres, navios de cruzeiro ou navios-tanque. A ELEMANTA H2 também permitirá o abastecimento de hidrogênio para atender às necessidades de futuros navios movidos a hidrogênio.

O transporte marítimo representou 13,5% das emissões totais de gases com efeito de estufa na Europa em 2018. Para atingir o objetivo europeu de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, o setor deve acelerar sua transição energética. A ELEMANTA H2 visa contribuir para a descarbonização das atividades portuárias.

Os parceiros do projeto identificaram a localização do Porto de Rouen e do Rubis Terminal como um espaço pioneiro devidoàsua posição estratégica perto de Paris. Com o apoio da Normandie Energies e do operador portuário HAROPA, uma barcaça de demonstração incorporará um sistema de célula de combustível de hidrogênio de alta potência fabricado na França pela HDF Energy. Um sistema de armazenamento de hidrogênio verde de alta pressão cobrirá a necessidade de autonomia durante as escalas nos portos.

A ELEMANTA H2 será posto em funcionamento em 2025 e oferecerá uma alternativa de baixo carbono aos geradores a diesel que atualmente alimentam as embarcações no atracadouro, reduzindo suas emissões de CO2 em 85% e todas as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2) durante as escalas.

O objetivo é padronizar e replicar a solução, com maiores níveis de potência, nos principais portos europeus, incluindo futuros grandes projetos de hubs de hidrogênio. Finalmente, o hidrogênio produzido no local reduz o impacto da volatilidade dos mercados internacionais de combustíveis fósseis.

Damien Havard, presidente da HDF Energy, disse: “A HDF tem orgulho de contribuir com sua experiência em tecnologias de hidrogênio no desenvolvimento da barcaça ELEMANTA H2. Graçasàsua usina de produção em massa de células de combustível de alta potência, a HDF tem soluções adequadas para os grandes desafios de descarbonização do setor marítimo”.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


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Fonte: BUSINESS WIRE
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