01/07/2022 às 09h25min - Atualizada em 01/07/2022 às 18h47min

Pecuária leiteira de precisão é o tema principal do Anuário Leite 2022, da Embrapa Gado de Leite

Publicação acaba de ser lançada e está disponível para download no site da Embrapa Gado de Leite (https://bit.ly/3Oxcgoj)

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
O Anuário Leite 2022, da Embrapa Gado de Leite, é uma completa publicação com 37 artigos, distribuídos em 116 páginas, com análise dos mais variados temas de interesse da cadeia do leite. A publicação apresenta análise do mercado brasileiro e global, indicadores de produção, preços e custos, leite nos estados, maiores fazendas produtores e maiores laticínios, oferta de leite UHT, tendências do leite para a década, leite no mundo (Cone Sul, China e Nova Zelândia), emissões de carbono, insumos (sêmen, produtos veterinários e alimentação animal), volumosos (novas cultivares de forrageiras para pastagens) e conteúdo sobre consumo (geração Z e lácteos preferidos).

Segundo o jornalista Nelson Rentero, editor do Anuário Leite 2022, a pecuária de precisão é o tema central escolhido porque “no exterior, assim como no Brasil, cresce o número de produtores atraídos pelas novas ferramentas disponíveis pela pesquisa e pelas empresas do setor. E as tecnologias não só têm promovido melhorias na eficiência de gestão, mas também aumentos expressivos nos indicadores de produtividade, além de promover redução de horas no trabalho exigido. Tais recursos dão a ‘precisão’ proposta na coleta de dados que, após processados, são transformados em informação útil para tomada de decisão rápida e certeira. Para essa missão, o produtor conta com o auxílio de smartphones ou computadores, que por meio de alertas permite a intervenção precoce e certeira no acompanhamento do processo”.

Destaque, também, à entrevista exclusiva com Elizabeth Fernandes, chefe-geral da Embrapa Gado de leite, e à reportagem especial sobre os 45 anos da Embrapa Gado de Leite, com destaque para as pesquisas em diversas áreas apresentadas em uma linha do tempo com principais conquistas da empresa.

“Abrimos espaço para os 45 anos da Embrapa Gado de Leite, completados no final do passado. Um artigo especial retrata a evolução dos trabalhos de pesquisa da instituição, que marcam uma nova fase da história do leite no país. Prova disso está nos números: em 1974, o Brasil produzia 7 bilhões de litros de leite; em 2021, bateu no 35,5 bilhões de litros. Uma diferença expressiva decorrente da aplicação de pesquisas comprometidas com a valorização da atividade em todos os elos da cadeia láctea”, destaca o editor do Anuário Leite 2022.

Nelson Rentero informa que artigos de pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e de analistas de mercado, além de balanços de entidades também ocupam espaço na edição. De comum, o conteúdo exclusivo do Anuário demonstra que 2021 não foi dos melhores para o leite, tanto na produção como na comercialização, cujos índices apresentaram crescimento próximo de zero. A pandemia e a inflação do agro são apontadas como as responsáveis pela estagnação, ao apresentarem custos elevados na produção, com aumento dos insumos, diesel e frete, o que se traduziu por valores reajustados na gôndola e por retração nas vendas.

“O Anuário Leite tem se consolidado como a principal publicação sobre o setor leiteiro por apresentar em um único documento as principais estatísticas da cadeia produtiva no ano, além de reportagens especiais sobre os temas mais relevantes do momento e tendências que nortearão o desenvolvimento da atividade. Essas informações são ainda mais úteis no momento atual, em que o setor passa por um momento complicado de altos custos de produção e demanda reprimida devido à redução da renda da população, o que tem apertado as margens ao longo de toda a cadeia. Nesse sentido, ter informações de qualidade de especialistas do setor é fundamental”, destaca Elizabeth Fernandes, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.

O Anuário Leite 2022 resulta de parceria da Embrapa Gado de Leite, o jornalista Nelson Rentero e a Texto Comunicação Corporativa. A publicação está disponível para download gratuito no site da Embrapa Gado de Leite, no link: https://bit.ly/3Oxcgoj
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »