01/07/2022 às 09h53min - Atualizada em 01/07/2022 às 18h39min

Tecnologia sustentável da Homebiogas é selecionada pelo Programa de Aceleração de Impacto IdeiaGov

O objetivo do programa é identificar soluções tecnológicas de impacto que atendam e solucionem questões voltadas às cidades inteligentes

SALA DA NOTÍCIA Yara Lucia Provatti de Lima
www.homebiogas.com.br
Com o entendimento de que, quanto mais planejada e inteligente é uma cidade, mais investimentos ela atrai para alavancar seu desenvolvimento, o Governo do Estado de São Paulo lançou a terceira edição do Programa de Aceleração IdeiaGov, com o intuito de fomentar a inovação social por meio do apoio direto a Negócios de Impacto, aqueles que trazem convergência entre a tecnologia e o ecossistema, fomentando atividades mais práticas, rápidas e seguras, em benefício da sociedade.

O IdeiaGov selecionou 30 negócios de impacto alinhados diretamente a uma ou mais metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que propõem soluções inovadoras e escaláveis para problemas específicos, entre elas a proteção das comunidades, questões de saúde e bem-estar, saneamento, soluções para pequenos produtores, tecnologias voltadas à preservação de áreas verdes, entre outras.

Nesse cenário, a Canteiro, parceira da Biomovement Ambiental, foi selecionada por sua atuação como empresa que instala equipamentos biodigestores, realiza monitoramento de biogás e do biofertilizante produzidos. A empresa tem participado de programa de aceleração visando melhorar a captação de recursos para o desenvolvimento de suas tecnologias, ampliando o alcance dos trabalhos que realiza, como o monitoramento de água e a disseminação da tecnologia de biodigestores HomeBiogas.

Presente em mais de 100 países e representado no Brasil com exclusividade pela Biomovement Ambiental, a HomeBiogas é uma empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável. A tecnologia dos biodigestores HomeBiogas vai além de fazer a gestão adequada dos resíduos orgânicos.

Ela os transforma em biofertilizante líquido natural, rico em matéria orgânica, microrganismos benéficos (bactérias, fungos e leveduras), além de macro e micronutrientes, sendo ótimo para o fortalecimento dos solos e crescimento das culturas. Ideal para o agricultor, principalmente aquele que cultiva orgânicos, esse subproduto da biodigestão nutre as plantas e melhora as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos fertilizantes, por estimular o crescimento e desenvolvimento das raízes.

Segundo especialistas da Biomovement Ambiental, sua receita pode, inclusive, atender a cada tipo específico de cultura e solo. Isso é feito a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor, variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.
Outro subproduto da biodigestão é o biogás para cozinhar, uma energia renovável. Além do uso para a cozinha, o biogás também pode ser usado para beneficiar uma produção local, como ser utilizado para geração de renda, como fazer doces ou geleias de frutas produzidas localmente, por exemplo.
O resultado é uma produção limpa, benéfica ao meio ambiente, com maior economia e melhor resultado nos produtos. Isso sem falar na proteção do meio ambiente. A gestão adequada dos resíduos orgânicos faz com que eles deixem de lotar os aterros e evitem a emissão de 6 toneladas de gases de efeito estufa por ano.


Benefícios do IdeiaGov – A partir da seleção no Programa, a Canteiro e outras empresas passam a contar com maior aproximação do setor público (mentorias, aprofundamento, acesso a conteúdo sobre compras públicas), conexões com stakeholders do ecossistema de impacto, empreendedorismo, inovação pública e investidores do Brasil, América Latina e Reino Unido; apoio para captação de recursos e investimentos, participação em road shows, entre outros.

Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, a aceleração da inovação voltada ao desenvolvimento sustentável das cidades é de fundamental importância para que cada vez mais pessoas possam se beneficiar da tecnologia. “Nosso DNA é esse, de buscar soluções que transformem a vida das pessoas de forma estrutural, para que a sociedade se desenvolva desde a base, que é a qualidade de vida qualidade e do ambiente”, afirma Toledano. E completa: “com o apoio de nossos parceiros, como a Canteiro, é que se torna possível transformar as cidades deixando-as mais inteligentes e sustentáveis.

Sobre a tecnologia HomeBiogas: www.homebiogas.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »