01/07/2015 às 14h01min - Atualizada em 01/07/2015 às 14h01min

House Shine dá dicas para limpeza no inverno

Cuidados são essenciais para evitar a ocorrência de doenças respiratórias, típicas da estação

C+C Comunicação
Divulgação

Com as temperaturas em queda a limpeza doméstica recebe especial atenção, pois neste período do ano as pessoas tendem a ficam mais tempo em ambientes internos e locais fechados, o que aumenta a proliferação das doenças de inverno.

As ocorrências mais comuns são as que atingem as vias respiratórias, a garganta, os ouvidos e os pulmões. De acordo com os médicos as doenças mais freqüentes registradas nesta época são gripe, rinite, sinusite, bronquite e pneumonia, entre outras.

De acordo com dados médicos as alergias respiratórias – asma e rinite alérgica – muito freqüentes nesta época do ano acometem 25% da população brasileira, índice considerado alto se comparado a outras enfermidades crônicas, como diabetes (8%) e hipertensão arterial (15%).

Além de atacar pessoas de diferentes faixas etárias, tais doenças resultam em perda na qualidade de vida, absenteísmo no trabalho, etc. Para os especialistas, atém do correto diagnóstico e tratamento, a prevenção é fundamental. A rinite, por exemplo, é causada pelos ácaros – microorganismos encontrados na poeira. Para os médicos cuidados com a alimentação e a hidratação são indispensáveis. Mas um item, também tem destaque: a limpeza dos ambientes.

Segundo os especialistas é fundamental abrir as janelas de casa ou do ambiente de trabalho pelo menos duas vezes por dia para ventilar e arejar. Ao manter tudo fechado as bactérias encontram ambiente ideal para se proliferar. Também é importante manter limpos os lençóis, os travesseiros, os cobertores e os edredons.

Lilian Esteves, da rede House Shine, especializada em limpeza residencial, explica que durante o inverno a atenção com a limpeza deve redobrar. “A faxina deve ser feita com mais freqüência, pois em ambientes fechados, com ventilação reduzida, a proliferação e transmissão das doenças é maior”.

Para facilitar a rotina neste período a House Shine preparou um guia de limpeza. “É importante utilizar adequadamente os produtos e procedimentos para obter melhores resultados”, finaliza Lilian.

Em toda a casa:

- dê preferência ao pano úmido para retirar o pó das superfícies;

- evite produtos com cloro ativo, tais como lustra-móveis e limpadores multiuso;

- evite varrer os ambientes ou espanar os móveis. Passe um pano úmido;

- evite acumular umidade no ambiente. Ventile cozinhas e banheiros;

- não estoque lixo orgânico dentro de casa;

Nos quartos, cuidados extras:

- evite arrumar a cama assim que acordar. É importante deixar ventilar para não acumular umidade nas roupas de cama e colchão;

- lave a roupa de cama a cada 7 a 10 dias em água acima de 55 graus;

- evite carpetes, cortinas e bichos de pelúcia nos ambientes;

- lave periodicamente roupas que ficam guardadas por longos períodos;

- ventile armários;

www.houseshine.com.br

www.facebook.com/HouseShineBrasil


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »