30/06/2022 às 12h16min - Atualizada em 30/06/2022 às 19h26min

Cinco passos essenciais para construir uma marca de sucesso e se diferenciar da concorrência

Igor Amieiro, fundador da agência de marketing Aquarium, ensina o passo a passo para ser uma marca consolidada e reconhecida no mercado

SALA DA NOTÍCIA Isabella Sala de Andrade
Igor Amieiro - Créditos: Divulgação

Seja por desejo ou necessidade, o empreendedorismo vem conquistando, cada vez mais, profissionais que anseiam e desejam criar sua própria marca. Porém, em um mercado cada vez mais volátil e competitivo, é preciso ir além dos conceitos básicos que prometem o sucesso de uma organização, como uma boa gestão operacional, um rígido controle financeiro, além de qualidade nos produtos e serviços ofertados. Para se destacar da concorrência e consolidar uma posição de valor e referência, é preciso ir além do óbvio e do facilmente copiável, ou seja, é necessário agregar valor à sua marca e criar uma conexão forte com seus clientes. Poderoso diferencial competitivo, a comunicação de valor é uma ferramenta importante no processo de posicionamento da marca, sendo responsável por transmitir os valores e a mensagem principal da empresa, fortalecendo e concretizando o relacionamento singular entre a marca e o público. 

“Quando você fortalece os laços com o seu cliente e proporciona a ele experiências únicas e personalizadas, você cria uma conexão que transcende os limites da preferência da sua marca, tornando-a única na decisão final dele”, revela Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em construção e gerenciamento de marcas. De grande importância para o posicionamento da empresa, essa ferramenta deve ser cuidadosamente pensada, planejada e estabelecida, a fim de gerar resultados positivos e produtivos para a organização. “Comunicar o valor da sua marca não é algo que possa ser feito da noite para o dia, como muitos prometem. Ela deve ser constante e sólida, funcionando como o alicerce que a sua empresa precisa para se manter durante anos, o que demanda um processo mais elaborado para tal”, explica o empreendedor.

Mas afinal, o que é preciso para construir uma marca de sucesso? Igor lista, a seguir, cinco etapas principais para quem deseja se destacar no mercado e conquistar uma relação de confiança e proximidade com o público. Confira:

1. Briefing

Segundo o especialista, o primeiro passo para construir um posicionamento forte e bem consolidado, compreende-se na elaboração de um briefing completo e detalhado. “Antes de qualquer tomada de decisão, é preciso fazer o levantamento de todas as informações referentes à empresa, bem como os seus produtos e serviços a serem oferecidos”, explica Igor. O documento deve conter o maior número de informações sobre a marca, como:  público-alvo, objetivos e propósitos, cenário do mercado, concorrência,  pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que ela possa vir a sofrer, dentre outras informações. “É preciso conhecer para criar, por isso, o autoconhecimento é de suma importância nesta primeira etapa de construção”, revela.

2. Percepção de marca

Após o levantamento de todas as informações, diretas e indiretas à empresa, é chegado o momento de aprofundar o conhecimento, a fim de criar o posicionamento da marca. “Nesta etapa, é onde definimos a personalidade da empresa, assim como quem são suas personas, ou seja, as representações fictícias do seu cliente ideal, para entender qual é o perfil e o comportamento do seu consumidor, com o objetivo de criar mais afinidade e identificação com ele”, explica Amieiro.

A personalidade da marca é um dos elementos principais que permite criar as conexões emocionais e afetivas com o público, compreendendo o conjunto de características associadas a ela, como confiança, inteligência, carinho, acolhimento e cuidado. Segundo o fundador da AQR1, é neste passo que é possível concretizar o diferencial da empresa perante a concorrência. “A partir do momento em que você conhece o seu público, é possível definir qual o tipo de relacionamento que você vai ter com ele”, comenta.

3. Proposta de valor

Como citado anteriormente, para se diferenciar no mercado e na vida de seu cliente, é preciso entregar além de um produto ou serviço de qualidade. “A proposta de valor da empresa é a experiência que o seu cliente irá protagonizar, ou seja, a satisfação que público tem para com a sua marca”, explica o CEO da agência Aquarium. Porém, Igor alerta que, para que essa proposta de valor seja alcançada de maneira eficaz e verdadeira, ela deve condizer com as qualificações e competências da empresa. “Assim, você não vai prometer algo que a empresa não é capaz de cumprir, resultando na frustração do cliente e prejudicando a imagem da marca perante o mercado”, explica.

4. Voz da marca

Uma marca de sucesso é aquela que consegue estabelecer uma comunicação objetiva e transparente com o seu público, deixando claros seus objetivos e propósitos. Definida por um conjunto de ações que expressam a forma como a empresa se comunica no mercado, a voz da marca representa um papel importante: o de encantar e fidelizar os clientes. “Ela funciona como a síntese clara e objetiva do que representa a missão, a visão e os valores da empresa, por isso, é tão importantes que seja cuidadosamente pensada e planejada, a fim de evitar possíveis ruídos de comunicação que possam prejudicar o entendimento e o relacionamento do público com a marca”, revela Igor.

5. Design

Por fim, depois do levantamento de todas as informações, estudos, conteúdos e estratégias, é chegado o momento de materializar essa comunicação, com a elaboração de um logotipo, que é a representação gráfica da marca e a primeira impressão que o público tem dela. “Uma marca de sucesso expressa, direta e indiretamente, as características cruciais para sua prosperidade”, explica o fundador da Aquarium. “Ícones, fontes, cores, disposições e figuras são essenciais para o reconhecimento, identificação e criação de valor da marca e impactam diretamente na mensagem que a empresa passa para seus clientes e para o mercado em que está inserida”, complementa.

Para criar uma marca de sucesso e reconhecimento no mercado, é essencial investir, também, em uma comunicação forte, assertiva e verdadeira com o seu público, visto que a personalidade da empresa e a relação da marca com os clientes são virtudes que não podem ser copiadas ou padronizadas, funcionando como poderosos diferenciais competitivos que ajudam a garantir o sucesso da organização. “Nós aqui na AQR1, vestimos, literalmente, a camisa dos nossos clientes e compartilhamos de uma visão de parceria e comprometimento para com eles no nosso dia a dia. Todas as tomadas de decisão são estratégicas, analisadas com carinho e profissionalismo, da maneira mais personalizada e humanizada possível. Esse é o grande segredo do sucesso da Aquarium e de qualquer outra marca que exerça esse comprometimento para com seus clientes e parceiros”, finaliza Amieiro.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão:  A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »