29/06/2015 às 14h07min - Atualizada em 30/06/2015 às 15h27min

Lorenzetti anuncia a aquisição da fabricante de louças sanitárias Sanitex

Empresa entra no mercado de louças sanitárias com o objetivo de se estabelecer entre os três principais fabricantes da categoria

Press à Porter

A Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, com destaque em metais sanitários, purificadores de água, lâmpadas LED, fluorescentes e de alta potência, anuncia a aquisição da fábrica de louças Sanitex Sanitários Togni Ltda, localizada na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Com mais de 90 anos de mercado, a aquisição é um marco na trajetória da Lorenzetti, que entra no segmento de louças sanitárias com um objetivo claro: se estabelecer entre as três principais fabricantes da categoria.

 

A aquisição da Sanitex consolida a estratégia da companhia de acelerar o seu crescimento com a entrada em novos negócios no segmento da construção civil, apoiada na força da marca e na sua capacidade de distribuição. “Estamos presentes em mais de 70 mil pontos de venda no Brasil, atendendo de forma direta e por meio de distribuidores. O mercado de louças sanitárias ainda é bastante concentrado. Acreditamos que o consumidor será favorecido com a oferta de produtos de qualidade, design e com a confiança da marca Lorenzetti”, ressalta Eduardo Coli, CEO da Lorenzetti.

 

A Sanitex foi fundada em 1999 e possui 22.500 m2 de área construída em 185.000 m2 de terreno, o que possibilitará futuras expansões. A fábrica, estrategicamente situada na região central do país, está próxima aos maiores mercados consumidores e possui modernos equipamentos para a produção de bacias sanitárias, caixas acopladas, lavatórios, cubas, colunas, tanques e mictórios de alta qualidade e em conformidade com as normas técnicas ABNT e de redução de consumo de água. Todos os profissionais da empresa serão mantidos pela Lorenzetti.

 

“Tínhamos a intenção de construir uma fábrica de louças sanitárias desde a base em um projeto greenfield. Com a compra da Sanitex, conseguimos avançar substancialmente no prazo necessário para termos em breve novas linhas de produtos para nossos clientes”, afirma Coli.

 

A Sanitex possui capacidade instalada para a produção de 1.200.000 peças/ano, mas operava até então com sua produção reduzida. Com a compra da empresa já operacional, a Lorenzetti abrevia em mais de dois anos o início de sua participação no mercado brasileiro de louças sanitárias. A companhia planeja renovar a linha de produtos e atingir a capacidade total de produção de 100.000 peças/mês, com possibilidade de expansão para 2.400.000 peças/ano a partir de investimentos, o que aumentaria ainda a oferta de empregos na região. Além disso, as louças sanitárias irão complementar principalmente o portfólio de metais sanitários da marca, favorecendo o acesso ao canal construtora.

 

A entrada no novo mercado faz parte da estratégia de crescimento de curto prazo adotada pela Lorenzetti nos últimos anos. Em 2010, a companhia passou a fabricar produtos em plástico de engenharia, por meio do lançamento da marca Fortti. Dois anos mais tarde, a aposta foi no setor de iluminação, com as lâmpadas fluorescentes compactas. Em 2013, a empresa ampliou seu mix de produtos com uma linha de lâmpadas LED. Nesse ano, a Lorenzetti complementou o portfólio de lâmpadas com modelos fluorescentes de alta potência para uso industrial e comercial.

 

De acordo com a ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), as vendas de materiais de construção caíram 5,3% em maio na comparação com o mesmo mês de 2014. No acumulado de janeiro a maio, a queda foi de 7,4% ante o mesmo período do ano passado. Já no resultado dos últimos 12 meses até maio, o recuo atinge 7,3%, também na comparação anual. Na contramão do mercado, a Lorenzetti estima incremento de cerca de 12% ante R$ 1,05 bilhão em faturamento de 2014, mesmo em um ano desafiador. “As aquisições não param por aqui. Após uma performance favorável de crescimento orgânico até agora, a Lorenzetti busca novas oportunidades para crescer em escala”, conclui Coli.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »