17/06/2022 às 15h28min - Atualizada em 17/06/2022 às 16h01min

Fundação do Livro e Leitura seleciona monitores para a 21ª Feira Internacional do Livro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto abre processo seletivo para vagas de monitores da 21ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 20 a 28 de agosto, em formato híbrido. 

Podem participar da seleção pessoas com mais de 18 anos. A função principal dos monitores da FIL é o contato direto com o público, colaborando assim na realização do evento. A equipe ficará responsável por orientar os visitantes nos diversos locais da Feira do Livro e a informar sobre a programação, além de dar apoio a serviços gerais do evento. A atividade será remunerada.

Considerado um dos mais importantes eventos literários no cenário nacional e, desde 2021, no cenário internacional. A FIL atrai, a cada edição, milhares de pessoas interessadas na promoção do livro e da leitura.

Segundo a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça, o espaço para os monitores num evento com o porte da FIL propicia experiências produtivas para a futura atuação profissional no mercado cultural de economia criativa, que cada vez mais diversifica oportunidades e expande modelos diversificados de projetos pelo país. As vagas, segundo ela, também oferecem a vivência do primeiro trabalho para muitos monitores. “Destinamos essas vagas a estudantes e a recém-formados ou ainda a universitários que visam passar pela rotina semelhante a do estágio ou que necessitem cumprir horas atividade para seus currículos acadêmicos”, explica. 

Os interessados em participar do processo de seleção devem encaminhar seus currículos para o e-mail: [email protected], aos cuidados de Paula Julião.

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 20 a 28 de agosto deste ano, com previsão de cerimônia de abertura no dia 19 de agosto e traz como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”.  A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento. 

Os homenageados desta edição são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais anteriores, a FIL recebeu, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes. 

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

A intenção dos organizadores é que, neste ano, a FIL ofereça uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades.  Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. 

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

SERVIÇO:
O que: seleção de monitores para a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
Data: envio de currículos a partir de 20 de junho de 2022, para o email:
[email protected]
Endereço da Fundação do Livro e Leitura: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp