16/06/2015 às 15h14min - Atualizada em 16/06/2015 às 15h14min

Wittmann Battenfeld lança sistema de controle de fácil operação

O Sistema de Controle R8.3 apresenta diversas funções inteligentes, que aumentam a segurança do processo de injeção. O grande diferencial é a simplicidade de operação, que não exige conhecimento prévio em programação

Carmen Rosa

A Wittmann Battenfeld, uma das principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de produção das indústrias de plásticos, apresenta o novo Sistema de Controle R8.3, que traz aperfeiçoamentos e vantagens na programação dos robôs CNC8, ou seja, todos que pertencem à série W8 da marca. Um dos diferenciais deste software é a simplicidade de operação, por meio da função Quick New, que não exige do transformador conhecimento prévio sobre programação e oferece a possibilidade de treinar um operador em apenas poucos minutos.

 

Com processador central (IPC) integrado, o R8.3 é programável com o uso de um TeachBox acionado por toque na tela (touch screen). Apresenta recursos avançados e funções inovadoras, tais como: EcoMode - define automaticamente a velocidade de deslocamento fora da área de molde; SmartRemoval - reduz de forma inteligente o tempo de remoção das peças; Automatic Collison Detection - faz a detecção automática de colisão para proteção dos componentes mecânicos enquanto se faz a programação; SoftTorque - protege os eixo durante a operação de extração das peças.

 

Em função destes e de outros recursos, o Sistema de Controle R8.3 desenvolvido pela Wittmann Battenfeld agiliza e assume a configuração de programação, promovendo fácil interação entre a injetora e as unidades periféricas. A função de sincronização de abertura do molde foi integrada ao R8.3 como um recurso padrão, o que proporciona melhor desempenho de todo o conjunto.

 

O painel de sinalização apresenta informações instantâneas sobre o processo produtivo e o editor de texto, presente nas versões anteriores do sistema, agora é assistido por uma interface gráfica. O Quick New, auxiliado por imagens e animação, permite gerar uma sequência de programação completa em poucas etapas.

 

Fácil operação

A família CNC8 iniciou-se com a versão R8, com programação e edição convencionais. A versão R8.2 introduziu o Quick Edit, com configurações executadas a partir de programas pré-definidos (templates), por meio de um menu acessado pelo operador, que grava as posições, tempos e velocidades dos movimentos, sem necessidade de alteração do programa.

 

Com a função Quick New, a versão R8.3 inova na facilidade de programação de qualquer robô da série W8 da Wittmann Battenfeld. O operador - que não requer conhecimento prévio em programação - precisa apenas responder algumas perguntas pré-determinadas, entre elas, velocidade e tempo em modo gráfico e todas as informações sobre molde, máscara e produto. Após gravá-las, o sistema configura automaticamente um programa e passa a executar a operação desejada pelo transformador de plástico.

 

O R8.3 pode ser instalado num TeachBox mais antigo - versão com Sistema de Controle R8.2 -, mas é necessário um incremento de memória RAM e do disco interno CF no IPC. A Wittmann Battenfeld pode auxiliar nesse processo.

 

De acordo com Reinaldo Milito, diretor geral da empresa no Brasil, o novo controlador foi desenvolvido para melhorar tanto a performance dos equipamentos como a produtividade do processamento de plásticos. “A operação simplificada reduz o tempo de treinamento necessário ao operador e, consequentemente, otimiza os custos de produção, com processo mais rápido e preciso”, afirma. Segundo ele, o R8.3 pode beneficiar indústrias transformadoras que atuam em setores como automobilístico, peças para linha branca, utilidades domésticas e descartáveis.

 

 

Perfil Wittmann Battenfeld

Fundado em 1975, o Grupo Wittmann é considerado um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de fabricação das indústrias de plásticos. De origem austríaca, a empresa é dedicada ao constante desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado, com o melhor custo-benefício. A Wittmann Battenfeld é reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços e confiabilidade técnica de uma companhia especializada em atender às diversas necessidades industriais. Reúne um completo portfólio de produtos, que inclui injetoras, robôs, alimentadores individuais e centrais de alimentação a vácuo, dosadores gravimétricos e volumétricos, desumidificadores, moinhos, reguladores de fluxo (rotâmetros) e controladores de temperatura para moldes.

O Grupo Wittmann possui centros de excelência em diversos países e é responsável por inovações no segmento de robôs para automação. Em 2008, adquiriu a Battenfeld, marca fundada em 1876, que compõe a história e a evolução do plástico. Com isto, tornou-se a única companhia no mundo a oferecer soluções completas e de alta tecnologia para a indústria transformadora pelo processo de injeção, que combinam máquinas de processamento e equipamentos auxiliares, o que possibilitou a conquista de novas parcelas de mercado. Com a fusão, passou a contar com cerca de 1.800 colaboradores diretos, que atuam em mais de 60 países onde a empresa possui unidades de produção, subsidiárias e agências.

No Brasil, a história da Wittmann começou no ano 2000. Já a Battenfeld começou a atuar no país em 1950. A partir de 2014, a Wittmann Battenfeld iniciou suas atividades no mercado nacional como empresa unificada, com sede em Campinas (SP), dedicada a ofertar sistemas completos de automação, personalizando produtos e serviços aos seus clientes, com o objetivo de proporcionar vantagens produtivas e redução de custos nos processos de produção.

 

 

Wittmann Battenfeld do Brasil Ltda.

Telefone: (19) 2511-8150

www.wittmann-group.com.br -  wittmann@wittmann-group.com.br

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Regiane Damasceno: (11) 99527.6601 – 3562.5555 – regiane@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »