18/06/2015 às 00h25min - Atualizada em 18/06/2015 às 00h25min

Drible as calorias do top 10 das Festas Juninas

Making Off

Cachorro quente, milho verde, canjica, quentão, vinho quente... uma infinidade de sabores começa a invadir as rotina dos brasileiros nas tão famosas Festas Juninas. No campo ou na cidade, é difícil não agradar o paladar dos mais exigentes. Mas será que essas guloseimas de gostos tão singulares escondem armadilhas calóricas?

O endocrinologista e nutrólogo Joffre Nogueira Filho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, montou uma lista com os 10 protagonistas dessas festas. Confira:

Pé de moleque: O amendoim é rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras, mas cuidado com a quantidade, pois ele é rico em açúcar, proteínas e gorduras. Há também o sódio, um dos principais fatores da regulação hídrica do organismo. No entanto, a forma como o é preparado - com açúcar e muitas vezes torrado - faz com que a cada porção de 100g (1/2 copo americano) contenha de 480 a 595 kcal.

Milho: É uma escolha saudável, rico em carboidratos, fibras, vitaminas A, B e C, fósforo, tiamina, potássio e ferro, além de ajudar no funcionamento do intestino. Evite a manteiga, pois acrescenta muitas calorias. Cada espiga pequena tem em média 130 calorias. Já forma de pamonha, cada unidade chega a 200 kcal.

Cachorro quente: para fazer a melhor escolha, peça sem a maionese, com uma unidade de salsicha, molho de tomate. Se gostar, acrescente vinagrete, pouco purê de batata e catchup e mostarda com moderação. Evite as batatas fritas, batatas palhas, o catupiry e sanduíches com muito recheio. A unidade tem, em média, 290 kcal.

Churrasco: escolha o espetinho de carne ou de frango, pois a linguiça contém muita gordura. São ricos em proteínas, responsáveis pela renovação celular, pela pele e cabelo saudáveis. São constituintes de hormônios e pelas células de defesa do organismo. Cada espetinho de 50 grs tem cerca de 120 calorias. Porém, se passar na farinha, esse número pode dobrar e ultrapassar as 270 kcal.

Bolo de fubá: A farinha de milho é um dos alimentos mais nutritivos que existe, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos. É um carboidrato rico em fósforo e potássio. Cada 100g de farinha de milho tem 351 kcal. O valor nutricional por fatia de 55g de bolo de fubá é de 95 calorias. Coma devagar para se saciar e ir apreciando o sabor!

Pinhão cozido: Rico em carboidratos, proteínas e vitaminas A, B e C. Porém é calórico. Nesse caso, se for completamente irresistível, fique com 10 unidades, cerca de 200 kcal.

Maçã do amor: A maçã é rica em fibras e antioxidantes e tem 100 kcal. No entanto, a saborosa cobertura de açúcar tem seu preço deixando-a com 450 kcal.

Canjica: É rica em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio e potássio. Cada 100g tem 105 kcal.

Quentão: O álcool costuma ser responsável pelo acréscimo de muitas calorias às bebidas. Cada grama de álcool contém 7 calorias, enquanto 1 grama de carboidrato contém 4 calorias. O quentão é preparado com bastante açúcar. Um copo pequeno tem quase 300 calorias.

Vinho quente: Como é um derivado da uva, contém antioxidantes que combatem os radicais livres e o resveratrol, com efeito cardioprotetor. Um copo de 100 ml contem 120 calorias.

 

Trocas Inteligentes:

Quer comer suas guloseimas sem tanto peso na consciência? O endocrinologista e nutrólogo Joffre Nogueira Filho dá algumas dicas para economizar calorias e ganhar na saúde.

- A pamonha, a canjica, o bolo de fubá, o bolo de milho e os mingaus se preparados com leite desnatado e adoçante reduzem o valor calórico para quase a metade.

- O cachorro quente deve ser preparado na versão light, utilizando a salsicha de peru light, molho de tomate caseiro e mostarda light.

- A tapioca é produzida a partir da mandioca e indicada para pessoas que não podem comer o glúten, porém possui um elevador teor energético. O ideal é utilizar recheios sem leite condensado, leite de coco e açúcar. Prefira recheios a base de pasta de gergelim, queijo magro e frutas.

- Uma boa sugestão para fazer um quentão light em casa é usar chá mate com canela em pau ou em pó, cravo e rodelas de gengibre. Ficará super saboroso e, além de ajudar a esquentar, também reduzirá muito o valor calórico da bebida.

 

Sobre dr. Joffre Nogueira Filho (CRM 15867):

Dr. Joffre Nogueira Filho, clinico geral, é mestre em Ciências da Saúde e especialista em endocrinologia, metabologia e nutrologia e procedimentos em estética médica. Pós-graduado em Distúrbios Metabólicos, Risco Cardiovascular e Diabetes, responde também como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Co autor do livro “Dislipidemia da Teoria a Prática”, há 40 anos está a frente da clínica que leva o seu nome, em São Paulo. Para saber mais, visite: http://www.drjoffre.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »