16/06/2015 às 17h58min - Atualizada em 16/06/2015 às 17h58min

WhatsApp, segredos e dicas para usar melhor

Exame

Se você é daquelas pessoas que não passa um dia sem utilizar o Whatsapp, com certeza vai gostar dessas sugestões. Confirma 10 dicas para utilizar melhor o aplicativo:

 

1. Esconda o começo das mensagens que aparecem nas notificações na tela inicial. Se o seu aparelho é um iPhone você deve fazer o seguinte para desligar as notificações: Ajustes > Notificações > Pré-visualização, que pode ser selecionada ou não. No Android ainda não é possível fazer isso sem desligar as notificações como um todo.

 

2. Desabilite o horário que você utilizou o app pela última vez. Se você considera essa informação invasiva demais é possível ocultá-la dos outros usuários. No iPhone vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Visto por último > Ninguém. Se o seu smartphone é Android, o caminho é Menu > Configurações > Conta > Privacidade > Ninguém.

 

3. Saiba o horário em que sua mensagem foi lida. Clique e segure o balão da mensagem até aparecem algumas opções de comandos, selecione Info e a hora aparecerá. No caso de comunicações para grupos, aparecerá a hora que cada participante leu a mensagem.

 

4. Utilize o aplicativo via web. Ao entrar no site, um QR Code aparecerá na tela. Enquanto isso, no aplicativo no celular, você deve ir até Menu > WhatsApp Web para habilitar a câmera e registrar o QR Code. Imediatamente, todas as suas conversas aparecerão na tela maior. Funciona em todos os sistemas operacionais menos no iOS e apenas no navegador Chrome.

 

5. Impeça que as imagens recebidas sejam salvas automaticamente na sua galeria. A funcionalidade é ativada automaticamente, mas é simples interromper. No iOS, vá até Ajustes > Ajustes de Conversa e desligue o botão de Salvar Mídia Recebida. No Android, entre em Configurações > Opções de conversa > Download automático de mídia. Nesta última, aparecerão três opções de conexão, roaming, Wi-Fi ou dados. Selecione o seu caso. Abrirá então uma janela onde pode-se selecionar ou não o conteúdo entre Imagens, Áudio e Vídeo.

 

6. Silencie as notificações de conversas de grupos. Para fazer isso no iPhone, clique no título do grupo para abrir a página de informações. Uma vez lá dentro, vá na opção Silenciar e escolha por quanto tempo quer fazer isso (oito horas, uma semana ou um ano). No Android, você tem que clicar o botão do Menu e daí apertar Silenciar.

 

7. Recupere mensagens deletadas. No caso do iPhone, as conversas são salvas no serviço de nuvem que todo usuário da Apple tem, o iCloud (mas só quem tem a versão 2.10.1 do app). No Android, elas são salvas no próprio aparelho. Esse salvamento ocorre de maneira automática nos dois sistemas, diariamente.

Para recuperar uma mensagem que foi apagada é preciso, porém, uma manobra mais radical: apagar o aplicativo do telefone e fazer a reinstalação. Logo que você fizer a reinstalação e o novo cadastramento, virá a opção de recuperar as conversas antigas. Pronto! Você pode mudar a frequência de salvamento automático. No Android, vá em Menu > Configurações > Opções de conversa > Salvar conversas (e daí você pode escolher entre Diariamente, Semanalmente e Mensalmente); no iPhone, vá em Ajustes > Ajustes de conversa > Backup de conversas > Auto Backup.

 

8. Mande mensagens para várias pessoas de uma só vez. A função Listas de Transmissão permite isso e sem mostrar quem estava na sua lista, do mesmo jeito que a cópia oculta do seu email. No iPhone o comando fica dentro de Conversas, na parte superior da tela. Uma vez dentro dela, é só criar uma Nova Lista e sair digitando os nomes dos contatos que você quer incluir. Enquanto isso, usuários de Android devem acessar o botão Menu em Conversas e depois Nova Lista de Transmissão.

 

9. Transfira seus dados para outro Android. Siga este caminho: WhatsApp > Menu > Configurações > Configurações de Conversa > Salvar Conversas. Se as conversas forem salvas no cartão microSD externo é só tirá-lo e colocar no telefone novo. Caso estejam na memória interna do telefone, não é preciso fazer nada. Quando o aplicativo for instalado no aparelho novo (que precisa ter o mesmo número de telefone que o anterior), clique em Restaurar quando esta opção aparecer.

 

10. Crie atalhos para conversas ou grupos na tela do seu celular. Clique e segure em cima do nome do contato ou grupo; uma tela com opções aparecerá; selecione Adicionar atalho para conversa e pronto, um ícone da conversa ou contato será criado junto com os outros ícones de aplicativos de sua tela. Por enquanto, o recurso só existe para Android.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »