06/06/2022 às 16h24min - Atualizada em 06/06/2022 às 16h36min

Grupo Utam é um dos players na Fispal Food Service 2022

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O Grupo Utam, com mais de 52 anos no mercado de produção e distribuição de café, marca presença neste ano da Fispal - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar. O evento, que esteve suspenso durante o período da pandemia, agora volta em novo formado híbrido, com atividades presenciais e virtuais, de 7 a 10 de junho, e acontece em São Paulo (capital), no Expo Center Norte.

A empresa 100% brasileira participa há anos consecutivos da Fispal e sempre apresenta novidades que envolvem o circuito de café. Para este ano, o grupo preparou uma apresentação diversificada com mostra de produtos e soluções para o universo do food service e estará no Espaço Café –  setor do evento que reunirá toda a cadeia produtiva cafeeira, no estande J169.

“A marca Utam tem uma história de pioneirismo entre as torrefações brasileiras, o que consolidou uma linha completa de produtos projetados para melhor atender ao setor de food service. Temos hoje um extenso portfolio que é apresentado na feira, bem como serviços, soluções estratégicas e inovadoras para empreendedores do mercado”, conta a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho.

A executiva avalia que a Fispal Food Service é o principal evento na América Latina para quem busca abrir ou aprimorar seu negócio de alimentação fora do lar e comemora o retorno presencial do evento. “Passamos por um período de isolamento e, por conta disso, sem possibilidade de encontros com nossos clientes e empresas. Por isso, celebramos essa oportunidade de rever nossos contatos e estamos abertos à troca de experiências que possam dinamizar os negócios do setor”, diz Ana Carolina. A diretora afirma que no período da crise sanitária, o Grupo Utam usou sua experiência e sinergia para intensificar os cuidados e aprimorar as tecnologias e processos de produção, levando seus produtos sempre à mesa de seus consumidores.  

O Grupo Utam alerta que o retorno ao encontro presencial não dispensa os cuidados com a saúde, em função da pandemia do Coronavírus e recomenda o uso de máscaras durante a visitação, bem como de álcool em gel. Para reforçar a segurança do público visitante, a empresa optou pela troca da distribuição de propaganda em papel durante a feira por comunicação digital com a utilização de QR Code.

Destaques na Fispal
Empreendedores e profissionais do food service vão poder encontrar no estande Utam soluções de café e alternativas diferenciadas para restaurantes, bares, cafeterias, padarias, entre outros pontos de vendas. Para atender à essa expectativa dos visitantes, a linha Utam Bares & Restaurantes é um destes atrativos em exposição.

No quesito cafés especiais torrados em grãos, a empresa pretende ganhar a cena com o Fazenda Santa Alcina - produzido com grãos 100% arábica, de peneira 16 a 18, provenientes de cerejas maduras e descascadas, que se caracteriza pelo sabor adocicado, com leve toque amendoado. 

Além destas opções de sabores e aromas diferenciados serão mostrados cafés especiais:  Utam Gourmet, Utam Speciale  e  Utam Espresso Crema; bem como as linhas de cápsulas monodoses -  uma das expertises de produção da empresa que, recentemente fez altos investimentos culminando com a decisão estratégica de concentrar todo o processo fabril das cápsulas na cidade mineira de Piumhi, onde funciona atualmente a operação completa de cafés especiais do grupo.

Novidade: Drip Coffe Utam

Procurando sempre apresentar inovações a seus clientes e a amantes do café, o Grupo Utam acaba de entrar no mercado do Drip Coffee (em português, “café pingado”, conhecido como “café de bolso” - com apresentação em sachês para doses individuais). A novidade foi lançada em duas linhas: Café Fazenda Santa Alcina Drip Coffee e Café Gourmet Drip Coffee.  

Os drip coffees são sachês com cafés torrados e moídos, envoltos em um filtro especial de papel, embalados individualmente, propiciando preparar a bebida em diferentes locais e situações apenas com a adição de água quente. São versáteis e destinadas a quem prioriza o aroma e o sabor do café de qualidade, mas prefere uma forma funcional para coar a bebida. Cada embalagem (cartucho) contém 10 sachês de 10 gramas. 

O Drip Coffee é analisado por especialistas de mercado como nova tendência de café. Segundo a diretora Ana Carolina Soares de Carvalho, este é mais um produto que comprava as projeções e esforços da empresa centrados em diferentes cenários e públicos. A executiva comenta que esta atuação exige constante análise de mercado, pesquisas, aprimoramento e investimentos em tecnologias assertivas. “Fazemos essa mensuração criteriosa do mercado para atualização contínua de nosso portfolio, de forma a atender a evolução comportamental dos consumidores. Isso pode ser comprovado nas gôndolas dos pontos de vendas e na nossa loja on-line – vitrine virtual que cada vez mais contribui para o crescimento da nossa indústria”, destaca a executiva.

Marcas próprias
Além do portfolio que leva a marca Utam, a empresa também possui entre suas unidades de negócio, a produção para marcas próprias. Atualmente, o grupo é responsável pela produção de mais de 90 marcas de cafés em grãos e mais de 140 marcas de cafés encapsulados para terceiros, em embalagens de café (grãos, torrados e moídos ou cápsulas).

“A intenção dessa unidade de negócio é levar toda a nossa expertise na produção de cafés para parceiros e clientes produzirem suas próprias marcas,  embalando um café de qualidade, produzido em maquinário de ponta, através de processos criteriosos de qualidade”, explica a executiva Ana Carolina Soares de Carvalho. 

Sobre a Fispal
A cada edição, a Fispal - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar traz novidades e tendências do setor no Pavilhão do Center Norte, reunindo mais de 400 expositores com soluções em produtos, serviços, equipamentos, alimentos e bebidas e oferece uma agenda diversificada com palestras, encontros e networking.

Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 52 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.

Atualmente, oferece extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 13ª posição entre as maiores torrefações do ranking da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), que conta com quase 700 empresas associadas.
O Grupo Utam possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.  

Unidades de negócios
O Grupo Utam trabalha com cinco unidades de negócios: a linha carro chefe de Cafés Torrados e Moídos, com marcas fortes e com tradição no segmento varejista brasileiro. Dentro dessa unidade estão também a linha de Cappuccinos, a de filtros de café e ainda conta com o Café Solúvel. 
A unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés em grãos selecionados das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidades Superior e Gourmet.

Já a linha Food Service  oferece complementos especiais para os mais variados tipos de negócios. São produtos importantes para acompanhar o momento do café, como saches de açúcar e toda linha Bares & Restaurantes, que contam com embalagens econômicas de 1 quilo dos produtos em pó Cappuccinos Tradicional e Light, Leite, Achocolatado e Café Solúvel. Proporciona serviços especializados, como consultoria através de baristas.

A unidade de negócio de Single Cup ou Monodose é formada pelo mercado de cápsulas de café e pelos lançamentos Drip Coffee, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.

A produção de cápsulas para terceiros, somada à produção de cafés torrados e moído ou em grãos especiais para outras marcas, formam a quinta unidade de negócios do Grupo Utam. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »