10/06/2015 às 15h55min - Atualizada em 10/06/2015 às 15h55min

Organics Brasil – 10 anos

Um projeto com dez anos de bons resultados

Ana Finatti

O Projeto Organics Brasil (www.organicsbrasil.org) é o resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.

Criado em 2005, o Organics Brasil se tornou referência nacional e internacional do setor, solidificando sua posição como um canal de integração importante entre os produtores da cadeia produtiva brasileira de orgânicos, as empresas e o mercado internacional em sua crescente demanda.

 Iniciou com 12 empresas do Paraná e hoje tem 60 empresas associadas, dos segmentos de: alimentos, bebidas, matéria-prima, ingredientes, têxtil, cosméticos, certificadoras e serviços.

O Projeto Organics Brasil escolheu a biodiversidade como conceito para expor ao mundo os produtos “orgânicos por natureza”, ressaltando a riqueza em seus seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas. Enfatiza o potencial natural e orgânico do país e a imagem da biodiversidade ajudaram aconsolidar os negócios no setor.

 

Evolução do Projeto Organics Brasil

 


ANO


EMPRESAS


SETORES

EXPORTAÇÕES EM MILHÕES DE DÓLARES

2005

12

Alimento

9,5

2006

33

Alimento

15

2007

42

Alimento/Cosmético

21

2008

64

Alimento/Cosmético/Têxtil

58

2009

74

Alimento/Cosmético/Têxtil

44,3

2010

72

Alimento/Cosmético/Têxtil

107

2011

72

Alimento/Cosmético/Têxtil

82,4

2012

74

Alimento/Cosmético/Têxtil

129,5

2013

54

Alimento/Cosmético/Têxtil

130

2014

60

Alimento/Cosmético/Têxtil

136

 

 

Legado – arquitetar a cadeia de orgânicos no Brasil

 

Em 10 anos, o Projeto Organics Brasil ajudou na construção de uma base sólida de credibilidade, abrindo novos mercados e acompanhou a internacionalização de muitas empresas.  Iniciou contatos com mercados tradicionais e emergentes, participou de rodadas de negócios, apresentou o setor de orgânicos e mobilizou os setores comerciais das embaixadas; participou de eventos nacionais e internacionais apresentando as oportunidades para produtos extrativistas, cultivados, processados, industrializados e os serviços de certificação e trades.

O Projeto Organics Brasil desbravou caminhos técnicos, com voz nos grupos de estudos do codex de cosméticos discutidos nas esferas nacional e internacional; participa do grupo mundial da IFOAM que traça as metas da agricultura familiar; faz parte do board de palestrantes da Biofach, maior feira mundial de negócios de orgânicos; esteve junto a iniciativas como a da estruturação da Copa Orgânica com a FIFA, CBF e ministérios. Isso não faz parte do propósito inicial do Organics Brasil, um projeto setorial realizado em parceria com a Apex-Brasil, mas todo trabalho sempre envolveu a arquitetura de organização da cadeia de orgânicos para melhorar os negócios e – acima de tudo – sensibilizar o consumidor que há alternativa para uma vida mais saudável.

Na intenção de formalizar a atuação pelo setor, os colaboradores do Organics Brasil fundam em 2015 o ORGANIS - Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, com a missão de "Desenvolver, promover e representar os segmentos nacionais da cadeia produtiva de orientação Orgânica e Sustentável no mercado global.   Ser reconhecido como interlocutor legítimo de produtores, processadores, de empresas e empreendedores brasileiros da cadeia de produção orgânica e sustentável, buscando a união de seus segmentos através da difusão e o aprimoramento de programas de educação e  capacitação de indivíduos, promover e identificar  oportunidades  de inserção e comercialização dos produtos Orgânicos e Sustentáveis no mercado."

O setor de orgânicos do Brasil, com seu grupo de produtores, técnicos, distribuidores, varejistas e consumidores organizados, muda para construir um novo rumo em investimentos, com valor agregado e de crescimento sustentável para atender os mercados interno e externo.

Unidas, as empresas que sempre acreditaram no potencial do Brasil e já estão no Organics Brasil, farão parte também do Organis trazendo em sua bagagem uma experiência de 10 anos de negociações.

 

 

Projeto Organics Brasil – www.organicsbrasil.org

 

Fonte – Ming Liu – coordenador executivo do Organics Brasil

 

R. Dr. Correa Coelho, 741  Curitiba  (+55 11) 3362-0200

 


Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586 e 9 9973-1474

veramoreira@veramoreira.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »