10/06/2015 às 13h27min - Atualizada em 10/06/2015 às 13h27min

Grupo Herval dá início, em tempo recorde, à segunda etapa da implantação do sistema de gestão SAP

Projeto planejado em três ondas está sendo realizado em conjunto pela equipe do Grupo Herval juntamente com o consórcio formado pelas consultorias Grupo Meta e ITS Group

Sthephanie Thomazini

Dando sequência a seu planejamento, o Grupo Herval deu mais um passo importante nessa direção ao adotar o sistema de gestão SAP que está integrando as 12 empresas e mais de 20 linhas de negócio da companhia sediada em Dois Irmãos/RS e com unidades em todo o país. Em Janeiro deste ano, a empresa deu go live da Onda 1 do projeto SAP e, com a finalização desta fase, unificou seus processos da estrutura administrativa e de recursos humanos para  todo o grupo, que conta com mais de 7 mil colaboradores, 12 indústrias e mais de 200 lojas espalhadas por todo o Brasil.

Tratando-se de Herval, os desafios são, a cada ano, sempre maiores, uma vez que são vários negócios com realidades diferentes em mercados extremamente competitivos. Mesmo assim, durante a implantação da Onda 1 a empresa seguiu no seu ritmo de expansão, inaugurando uma nova fábrica no Nordeste e mais de 70 lojas das marcas TAQI, IPLACE e HP-Store em todo país, além de uma Central de Cadastro que permitiu a unificação de dados para todos os negócios do grupo. Cada vez mais se consolidando nos mercados onde atua, o Grupo Herval vem crescendo a um ritmo muito acima das médias de mercado, confirmando a assertividade de sua estratégia.

“Nosso primeiro go live do projeto SAP se deu de uma forma muito natural e foi um processo tranquilo com uma estabilização rápida, sem prejuízos para o andamento dos negócios”, destaca o CIO do Grupo Herval, James Rocha.  “Isso se deve à preparação, planejamento, maturidade organizacional e o empenho de todo o time do projeto”. Segundo Rocha, seis meses antes do início do projeto, a equipe já estava mobilizada trabalhando em processos de grande relevância tais como a preparação de usuários-chave, gestão de mudanças e saneamento de dados.

Além disso, a Herval trabalhou fortemente com capacitação, motivação e em uma campanha interna de comunicação focada na mobilização e aderência de todos os colaboradores. Dessa iniciativa surgiu o projeto Conexão Herval — Você conectado ao nosso amanhã -, nome escolhido através de votação de mais de mil funcionários.

“Trata-se de um projeto de negócio suportado pela TI, trazendo uma profunda transformação organizacional, uma vez que aborda a revisão de processos internos, sistemas, dados e cultura empresarial, preparando a organização para o crescimento sustentável nos próximos anos”, destaca Rocha. E os seus desafios à frente da TI do Grupo Herval não param por aí. Em março deste ano, a Herval já deu início à Onda 2 do projeto SAP, que contempla a implantação do sistema alemão em todos os processos produtivos das indústrias do grupo, além disto,  o CIO comandará a troca da solução atual de PDV e NFC-e das unidades de varejo para o solução da LINX até 2016.

 Histórico

A implementação do sistema de gestão SAP no Grupo Herval começou em janeiro de 2013. Com previsão de três anos de duração e envolvendo mais de cem profissionais, o projeto será realizado em três fases e está sendo desenvolvido pelo consórcio formado pelo Grupo Meta e ITS Group, empresas que combinam expertises diferentes e complementares. Também participam do projeto a First Decision, consultoria responsável pelo saneamento e migração de dados e a GMC que atua na frente de gestão de mudanças, comunicação e impactos organizacionais.

Sobre o Grupo Meta — www.meta.com.br

Referência na área de Consultoria e Serviços de Tecnologia da Informação, com foco em planejamento, construção, impulsão e sustentação de negócios através da TI, o Grupo Meta está há 25 anos no mercado. Seus escritórios estrategicamente localizados nos principais centros econômicos do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, atendem projetos nacionais e internacionais. Para isso, a empresa conta com uma unidade de consultoria especializada na estratégia entre TI, processos e negócios, e unidades de tecnologia de Outsourcing e de SAP que desenvolvem Projetos e realizam serviços de AMS (Application Management Services), Fábrica de Software e Professional Services.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »