09/06/2015 às 17h08min - Atualizada em 09/06/2015 às 17h09min

Bicampeão Brasileiro de Crossfit vence campeonato no Arnold Classic Brasil

Rosangela Andrade
SG produções

Ganhando cada vez mais adeptos nas academias, o Crossfit também foi uma das modalidades que atraíram competidores e fãs no Arnold Classic Brasil deste ano, o maior evento multiesportivo do mundo que aconteceu de 29 a 31 de maio, no Riocentro na Capital Carioca. Com o objetivo de difundir a prática da modalidade e aumentar a integração entre a comunidade Crossfit no Brasil, a competição “Arnold Aloha Fitness Challenge” recebeu mais de 40 inscritos do território nacional e teve como vencedor da categoria Team RX, o atleta patrocinado da Integralmédica, Francisco Javier, o Chiquinho.

O Arnold Aloha Fitness Challenge é uma competição dividida por provas elaboradas pelos organizadores e a pontuação para classificação segue o padrão Crossfit Games, competição anual que envolve atletas do mundo todo. Chiquinho foi a grande estrela do evento e conquistou novamente o primeiro lugar, recebeu com muita honra o troféu de campeão 2015. Tanto dos fãs como de todos os envolvidos, a torcida foi grande para que sua vitória fosse alcançada “É com grande alegria que acompanhamos mais uma conquista do nosso atleta e estamos sempre prontos a apoiar o esporte no Brasil”, revela Filipe Bragança, CEO da Integralmédica.

Para Chiquinho, que recebeu o carinho do público, o esporte tem um significado especial. “O Crossfit me fez descobrir um universo competitivo onde você tem que se superar a cada prova, muitas vezes parece que competimos contra outras pessoas, mas na verdade só dependemos de nós mesmos para conseguir resultados”, revela o atleta.

Confira a entrevista de Francisco Javier, o Chiquinho, atleta patrocinado da Integralmédica.

Nome: Francisco Javier

Idade: 28 anos

Cidade/Estado: Jundiaí (SP)

Peso: 74 kg

Altura: 1,73

Formação: Educação Física

Títulos conquistados: Tricampeão do Torneio Crossfit Brasil (2012,2013 e 2014), Campeão Summer Games Goiânia (2014); Campeão Arnold Classic Brasil (2014); 7º lugar no Regional Latin America Chile (2014).

1.Qual foi o prêmio que recebeu no Arnold Classic? É a primeira vez que competiu neste evento?

Além de troféu e um prêmio em dinheiro ganhei todo o carinho do público, que a cada prova me incentiva a me doar mais e mais.

2. Como foi sua preparação?

Venho me preparando forte para a competição de maior tradição no Brasil, o "Torneio Crossfit Brasil", essa competição foi um torneio preparatório. No geral foi estar realmente preparado para qualquer desafio que pudesse aparecer.

3. Conte-nos sobre sua suplementação, ela muda quando está em fase de competição?

Em fase competitiva existe um maior desgaste e a ingestão de suplementos para ajudar no início da prova e na recuperação é fundamental, no pré-treino eu utilizo o Testofull combinado com o Megapack Nitro Shock.

4. Qual a razão de ter escolhido o Crossfit?

O Crossfit me fez descobrir um universo competitivo onde você tem que se superar a cada prova. Muitas vezes parece que competimos contra outras pessoas, mas na verdade só dependemos de nós mesmos para conseguir resultados. Uma motivação diária para superar desafio, isso foi o que me fez querer ficar no Crossfit.

5. Como encara os desafios no esporte?

Em uma competição nunca sabemos o que vamos encarar. Desta maneira o preparo é variado e constante, temos que estar preparados para tudo.

6. Quais os seus planos para o futuro?

Tenho um objetivo para daqui a três anos, que é chegar ao “Crossfit Games". Para chegar a esse nível o período será longo, mas tenho plena consciência dos requisitos que vou precisar atingir, ano a ano, para alcançar esse objetivo.

7. Vai participar de outras competições este ano?

Sim estou na seletiva para o torneio Crossfit Brasil. Passando por ela meu objetivo é a conquista do tetra campeonato do Torneio Crossfit Brasil. Fui convidado como presença VIP, em uma competição que acontece no Equador, em setembro deste ano.

8. Como começou no esporte? E que acha da modalidade do esporte no Brasil?

Iniciei aos sete anos de idade praticando no judô. Ao longo dos anos passei pela capoeira, corrida, ciclismo e musculação. Iniciei no Crossfit há três anos e meio, onde acompanhei todo o crescimento da modalidade no Brasil. Hoje temos grandes atletas de elite e espaços que fazem um excelente trabalho no nosso país.

9. Para quem deseja iniciar no esporte qual a sua dica?

Que busquem um box de Crossfit, um professor experiente com vivência na modalidade e que tenham paciência para obterem resultados, pois muitas vezes os iniciantes querem evoluir rápido e acabam "exagerando na dose". Com um professor dedicado o Crossfit é indicado a todos. 

10. Quantos prêmios conquistou este ano?

Já participei de duas competições este ano, o “Shark Weekend” em São Carlos (SP) e “Arnold Aloha Fitness Challenge” no Arnold Classic Brasil (RJ). Fui campeão em ambas.  

11. Deixe uma mensagem para seus fãs e admiradores do esporte

Agradeço todo o carinho recebido em competições e nas redes sociais, isso realmente me ajuda muito!!!! Muito obrigado.

12. Qual o segredo para ser considerado o número 1 do Cross Fit no Brasil?

Foco, Dedicação e Paciência.

Foco - tenha claro os seus objetivos seja na vida ou no Crossfit.

Dedicação - dedique-se diariamente a seus objetivos, na preparação, no descanso e nos treinos.

Paciência - não queira resultados rápidos, aproveite o caminho ate chegar ao objetivo. Muitas vezes as pessoas querem valorizar apenas um momento de pódio que dura no máximo 5 segundos. O mais importante é realmente aproveitar todo o processo é preparação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »