08/06/2015 às 16h59min - Atualizada em 08/06/2015 às 16h59min

Cooperativas agropecuárias conhecem boas práticas de gestão no Paraná

Missão de cooperação do Sescoop-SP levará 17 cooperativas paulistas que, juntas, respondem por 85% da receita das cooperativas agropecuárias do Estado

NQM

Dirigentes de 17 cooperativas paulistas, que juntas respondem por 85% da receita das cooperativas agropecuárias do Estado, começam nesta segunda-feira (8) uma visita de quatro dias a cinco cooperativas do Paraná.

A missão de cooperação, organizada pelo Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), tem por objetivo buscar novas referências sobre o Sistema de Análise e Acompanhamento das Cooperativas (GDA) desenvolvido pelo setor no Paraná.

Em fase de implantação em São Paulo, o sistema consiste em um programa de computador em linguagem de rede (internet) que integra as informações financeiras, de controle administrativo e de recursos humanos das cooperativas, dando origem a indicadores que possibilitam o acompanhamento da gestão.

“Temos consciência dos grandes desafios que as cooperativas já enfrentam, e enfrentarão cada vez mais, em seus respectivos mercados. As cooperativas paranaenses são referência no sistema de monitoramento de dados há mais de 15 anos. Por isso, acreditamos que o GDA irá produzir um resultado positivo para as cooperativas paulistas na melhoria da gestão e sustentabilidade dos negócios”, disse o presidente do Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop-SP, Luis Antônio Schmidt, os dirigentes terão a oportunidade também de conhecer projetos relacionados à verticalização, agregação de valor, sucessão, relacionamento com o quadro social, desenvolvimento de lideranças e investimentos em capacitação.

O grupo, composto por 41 pessoas, representa cooperativas dos mais diferentes segmentos, como café, cana-de-açúcar, grãos e leite. No Paraná, a missão visitará as sedes de cinco grandes cooperativas do Estado - Castrolanda, Batavo, Lar, Copagril e C.Vale-, além de uma visita à Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado de Paraná).

Os integrantes da missão de cooperação voltarão a se reunir em julho, no Sescoop-SP, com o objetivo de discutir as próximas ações e projetos a serem desenvolvidos nas cooperativas a partir do aprendizado.

Desde 2010

A melhoria contínua dos processos de gestão e a atuação em rede nas cooperativas paulistas é um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sescoop-SP desde 2010, quando foi criado o Programa de Excelência em Gestão de Rede de Desenvolvimento Integrado (RDI) para Cooperativas Agropecuárias, realizado pela Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e Sescoop/SP em parceria com o Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop) – órgão do Ministério da Agricultura.

Nesse programa, com a colaboração de professores e consultores da Fundação Dom Cabral, foram desenvolvidas habilidades em gestão e governança, preparando as cooperativas para atuarem individualmente e em conjunto no contexto de suas cadeias produtivas.

Para complementar o processo, em 2013, o Sescoop/SP promoveu um intercâmbio internacional nos Estados Unidos com os dirigentes e gestores das cooperativas que integraram o RDI. A comitiva participou de um curso sobre governança em cooperativas na Universidade de Missouri e teve a oportunidade realizar visitas técnicas em cinco cooperativas norte-americanas, dentre elas as duas maiores do país no setor agropecuário, a CHS Inc. e a Land O’Lakes Inc.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »