27/05/2022 às 12h37min - Atualizada em 27/05/2022 às 19h04min

Institutos Auá e ATA promovem evento em comemoração à Semana da Mata Atlântica

Agenda sustentável

SALA DA NOTÍCIA José Maria Filho
JM Press
Divulgação
O evento comemora também a Safra do cambuci 2022. Durante o evento, que acontece dia 28 das 10h às 16h, no Mercado Municipal de Pinheiros, na capital paulista o público poderá degustar e comprar diversos produtos elaborados a partir de frutas nativas da mata atlântica como cerveja, geleias, licores, sorvetes, doces, cachaças, antepastos, frutas nativas e outras iguarias.

São Paulo, 27 de maio de 2022 - Os Institutos Auá e ATA prestam homenagem a Semana da Mata Atlântica e apresentam os parceiros e as iniciativas de empreendedores que inovaram ao desenvolver produtos alimentícios e artesanatos baseado nas possibilidades de tudo que o bioma Mata Atlântica oferece. 

Circuito de Degustação e Exposição de Produtos Artesanais

Estarão presentes na exposição e degustação no Hall do Mercado Municipal de Pinheiros:
    Cerâmicas Baluarte e o artesanato inspirado na Mata Atlântica
    Mercado da Suzana e uma linha completa de doces elaborados à base de frutas nativas 
    Cerveja Artesanal PANC Beer
    Recanto Magini - com diversos produtos elaborados a partir de frutas nativas, como geleias, licores, cambumel e outras delícias
    Arruaça -Cachaças orgânicas e artesanais elaboradas com frutas agroecológicas 
    Oficina Urutau – Tábuas artesanais e brinquedos feitos a partir de madeiras reutilizadas
    Rancho Inhame Bravo – com licores, cachaças, molhos, antepastos e muitas outras iguarias
    Instituto Auá-Leva os produtos marca Empório Mata Atlântica. São picolés, creme de cambuci, creme de uvaia, creme de juçara, Cambuci fruto, polpa de Cambuci, polpa de uvaia, entre outros. 
 
O público que visitar o Mercado de Pinheiros  no próximo sábado poderá degustar e adquirir todas essas iguarias e conhecer a diversidade da Mata Atlântica, esse importante bioma brasileiro que depende  apenas de um consumo consciente e um comportamento sustentável para sua recuperação, de acordo com os ambientalistas, quanto mais se conhece o bioma, mais conseguimos preservá-lo. A forma sustentável e saudável dessa ação é por meio da alimentação saudável que o bioma proporciona.

Safra do Cambuci 2022
O evento marca ainda o fim da Safra do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica

Nativo do bioma Mata Atlântica, o Cambuci vem se destacando principalmente por sua riqueza nutricional, com destaque para a vitamina C, mas também como fator de geração de renda, pois a cada ano a produção cresce de forma significativa.

De acordo com a Nutricionista Dra. Natália Colombo, professora de pós-graduação em nutrição clínica funcional, Mestre em Nutrição pela USP e diretora da Clínica NCnutre, em São Paulo, são muitos os benefícios do Cambuci e ela destaca alguns:
    É rico em carotenoides, como o betacaroteno – grupo de antioxidantes que estão envolvidos com a prevenção de várias doenças crônicas entre elas alguns tipos de câncer.  Atuam também na saúde dos olhos, reduz o risco de degeneração macular.
    Ricos em compostos fenólicos, substâncias que são eficazes em modular o nosso sistema de defesa contra radicais livres. A grande concentração de antioxidantes presente no fruto é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, assim como os danos causados pela radiação solar.
    Reduz riscos de acidente vascular cerebral e auxilia no controle da pressão arterial, por seu elevado teor de potássio e magnésio.
    Riquíssimo em vitamina C, que tem efeito antioxidante e em Vitamina A que potencializa o sistema imunológico.
    O Cambuci é uma fruta rica em ácidos graxos de cadeia média, por conta disso, quando utilizado na forma de creme dermatológico, pode favorecer a manutenção da umidade da pele mantendo sua hidratação natural.

Pontos de vendas dos produtos Empório Mata Atlântica
Os consumidores poderão encontrar a linha de produtos congelados marca Empório Mata Atlântica, como polpas de cambuci, de uvaia, cremes, picolés, cambuci e uvaia frutos congelados, em lojas físicas como:
    Box do Mercado de Pinheiros - Instituto ATA
    Instituto Baru
     Instituto Nós da Terra
    Urban Farm
    Empório São Paulo
    Atacadão de Orgânicos do ABC -Santo André.
Lojas Virtuais
O portfólio de produtos alimentícios sociobiodiversos, dos biomas brasileiros, do Armazém Biomas, administrado pelo do Instituto Auá, poderão ser adquiridos via lojas virtuais nos seguintes endereços:
Mercado Livre:
Americanas.com 

Casas Bahia + Pangeia


Mais informações:
Fones: (11) 3681-8433 | 95550-7280 
E-mail:
Instituto AUÁ - 25 anos atuando na recuperação e desenvolvimento do Bioma Mata Atlântica
Fundado em1º de maio de 1997, como um movimento para reconhecer a reserva da biosfera do cinturão verde de São Paulo. Inicialmente com o nome de Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE). Em 2014, passou a se chamar Instituto AUÁ de Empreendedorismo Socioambiental, mantendo o compromisso da mobilização comunitária para o desenvolvimento sustentável, em especial com a conservação da Mata Atlântica pela agroecologia. O Instituto AUÁ, que em Tupi significa Gente, é reconhecido por suas ações por diferentes organizações internacionais, como UNESCO, Banco Mundial, Slow Food e WWF - World Wild Foundation. http://institutoaua.org.br/
 
As ações do Auá na Mata Atlântica vão desde o planejamento para recuperação da Mata Atlântica por meio de reflorestamento com espécies nativas do bioma, assistência técnica aos agricultores com visas a diversidade, incentivo ao desenvolvimento de produtos sustentáveis, inclusão de produtores em projetos de desenvolvimento tecnológico, acesso a mercados e divulgação de pesquisas com visas ao desenvolvimento sustentável.
Instagram: @institutoaua | Facebook: institutoaua
Serviço
Semana da Mata Atlântica 

Data: 28 de maio de 2022
Horário: das 10h às 16h
Local: Mercado Municipal de Pinheiros
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros – São Paulo


Informações para imprensa, entrevista e imagens podem ser obtidas pelos canais abaixo:
JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852
E-mail:
Cel. e WhatsApp: (11) 99804-1112

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »