27/05/2022 às 10h48min - Atualizada em 27/05/2022 às 18h33min

Edital inédito oferece R$ 150 mil para qualificação profissional de mulheres artesãs negras

Projeto da Prefeitura de Porto Alegre, com incentivo cultural do Grupo Carrefour Brasil, abriu inscrições para 30 artistas

SALA DA NOTÍCIA Grupo Carrefour Brasil
Foto: Pexels
Em reconhecimento à importância de se valorizar a cultura negra e à necessidade de implementar ações afirmativas para impulsionar a arte feminina, a Prefeitura de Porto Alegre lançou, no dia 26 de abril, um edital inédito. O Concurso Fumproarte de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, com investimento do Grupo Carrefour Brasil. “O objetivo é fortalecer o trabalho de um grupo de artistas que não costuma receber investimento financeiro. Além disso, aumentamos a capacidade de produção dessas artesãs, ao mesmo tempo que daremos mais visibilidade a essas produções artísticas. O projeto está alinhado com nosso propósito de impulsionar a cultura negra no Rio Grande do Sul e no país”, destaca Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Cada artesã que tiver o projeto aprovado receberá R$ 5 mil que podem ser usados para adquirir materiais para confecção das peças de artesanato, itens de mobília — desde que a pessoa jurídica seja caracterizada para o exercício do artesanato. Haverá ainda uma capacitação focada em comunicação digital, uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade do trabalho dessas mulheres. Entre os profissionais envolvidos nessa capacitação, estão designers e desenvolvedores de websites.  
"Desenvolvemos um processo de inscrição simplificado e democratizaremos o acesso a este edital, com uso de formulário online e, até mesmo, a possibilidade de inscrição por vídeo", explica Miguel Sisto, coordenador do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte). Interessadas que não têm computador ou acesso à internet poderão utilizar a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Avenida Venâncio Aires, 67, no bairro Cidade Baixa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“É fundamental contar com o apoio de grandes empresas, que reconheçam o valor de todas as formas de arte e expressão, mas que, especialmente, entendam a importância de assistir aqueles artistas com acesso restrito a projetos como este”, comemora Gunter Axt, secretário municipal de Cultura de Porto Alegre.

Edital de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra
Período de inscrições de 26 de abril a 10 de junho de 2022
O que eu preciso para me inscrever? É preciso enviar o formulário de inscrição, Planilha de Previsão de Custos, além de fotos, sites ou perfis sociais da internet que comprovem atuação na área do artesanato pelo período mínimo de dois anos.
 
 
Como eu me inscrevo? Realizar cadastro através do link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/fumproarte/ ou procurar atendimento na Avenida Venâncio Aires, 67, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, de segunda a sexta-feira entre 9h e 17h.
Atenção! Os arquivos enviados não podem ultrapassar o tamanho de 5MB.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »