03/06/2015 às 17h18min - Atualizada em 03/06/2015 às 17h18min

Jantar na APEP celebra Dia do Procurador do Estado do Paraná

Durante o evento, foram inaugurados os retratos das procuradoras Isabela Cristine Martins Ramos e Eunice Fumagalli Martins e Scheer na galeria de presidentes da APEP

NCA Comunicação
Zinho Gomes

Dezenas de procuradores participaram do jantar em comemoração ao Dia do Procurador do Estado do Paraná, promovido pela APEP na última sexta-feira (29), na sede da entidade. O evento foi prestigiado pelo 1º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, e pelo 1º Vice-Presidente da ANAPE, Telmo Lemos Filho.

Em seu discurso, a presidente da APEP, Cristina Leitão Teixeira de Freitas, abordou os fatos políticos recentes no Estado do Paraná, destacou as principais ações da Associação nos seis primeiros meses de gestão e conclamou os colegas à união. "E é pela união que preparamos com tanto carinho esta homenagem a todos os procuradores, que travam batalhas diárias para defender nosso Estado, construindo teses jurídicas, peticionando, atuando em audiências, buscando acordos e soluções, prestando consultoria e assessoramento, sempre na tentativa de conciliar as escolhas políticas aos direitos e garantias fundamentais, à lei e ao direito", defendeu.

"Nosso trabalho é árduo, complexo e essencial ao patrimônio material e imaterial do Estado. A galhardia com que defendemos, judicial e extrajudicialmente, o Estado do Paraná, também deve ser alicerce para a defesa de nossas próprias prerrogativas. Sim, o Procurador do Estado precisa estar amparado pelas prerrogativas que possibilitem o melhor desempenho possível de suas funções com autonomia. Não podemos abrir mão de nossas prerrogativas, tal qual a independência técnico-funcional, a não obrigatoriedade de acatar ordens de superiores hierárquicos quando manifestamente ilegais, ilegítimas e ilícitas", salientou.

Durante o evento, foram inaugurados os retratos de Isabela Cristine Martins Ramos e Eunice Fumagalli Martins e Scheer na galeria de presidentes da APEP. As procuradoras presidiram a entidade nas gestões 2011-2012 e 2013-2014, respectivamente. "Ambas exerceram a presidência da Apep em momentos diferentes do atual, mas também enfrentaram crises, dificuldades e obstáculos. Nossas queridas presidentes foram incansáveis na defesa das prerrogativas dos procuradores", opinou a atual presidente, Cristina Leitão.

Durante a confraternização, a APEP também realizou o sorteio de duas gravuras do artista paranaense Poty Lazzarotto, gentilmente cedidas por João Lazzarotto, irmão do renomado pintor, ilustrador, desenhista e muralista curitibano. Os procuradores Jorge Haroldo e Paulo Gabriel foram os contemplados.

Desde 2009, o Dia do Procurador do Estado passou a integrar o Calendário Oficial do Estado do Paraná, por força da Lei 16.140, de iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. A data escolhida, 29 de maio, remete ao dia em que a Consultoria Geral do Estado foi transformada em Procuradoria Geral do Estado, no ano de 1971.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »