03/06/2015 às 16h31min - Atualizada em 03/06/2015 às 16h31min

Programação de palestras do Gas Summit Latin America começa semama que vem, no Rio de Janeiro

Seminário que discute indústria do gás reúne autoridades de empresas do setor e representantes de países como Bolívia, México, Argentina, Colômbia e Peru

Tatiana Paiva

Na próxima semana, nos dias 8, 9 e 10 de junho, a indústria do gás tem encontro marcado no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. Um dos mais reconhecidos fóruns de discussões do setor no continente, o Gas Summit Latin America chega a sua 12ª edição e reúne empresários, autoridades de organizações públicas e privadas e acadêmicos da cadeia de exploração, produção e distribuição do gás, além de palestrantes de diversos países do continente para analisar estratégias que favoreçam a expansão do mercado de gás.

Representantes de empresas e instituições de destaque, como Comgás, TBG, Gasmig, Coca-Cola, Gás Natural Fenosa, Aggreko e ANP, além de palestrantes de diversos países da América Latina - Bolívia, México, Argentina, Colômbia e Peru - discutem e apresentam soluções para questões como precificação do gás, regulação, consumo e aproveitamento do insumo, gás não-convencional, biogás, transporte de gás, novas tecnologias e outros temas pertinentes ao mercado.

Programação - O Gas Summit Latin America 2015 será aberto no dia 8 de junho, às 8h50, pelo diretor do Conselho Consultivo do seminário e do TNS Latam, Fernando Meiter. Logo em seguida, às 9h, o “Cenário Global” é tema da palestra do diretor da Wood Mackenzie, Eric Eyberg. Às 10h30, é a vez do gerente de projeto da PSR, Bernardo Bezerra, apresentar um panorama energético do Brasil durante a palestra “Cenário Nacional”. No período da tarde, a metodologia e os mecanismos de precificação do insumo fazem parte da discussão do diretor comercial da Gasmig, Sérgio da Luz Moreira.

No segundo dia, todo o período da manhã é dedicado para que os palestrantes internacionais destaquem questões da indústria de gás natural em seus respectivos países. Às 9h, Meiter abre o seminário com uma visão geral dos movimentos econômicos e geopolíticos do mercado de gás na América Latina. Em seguida, às 9h20, o líder de projeto da Enarsa PDV, Luis Bertenasco, destaca pontos cruciais da nova Lei de Hidrocarbonetos da Argentina. A partir das 10h30, o diretor técnico de Transportes e Comercialização da ANH (Agência Nacional de Hidrocarburos de Bolívia), Norton Nilton Torrez Vargas, apresenta um panorama de produção e status das reservas do país.

Na sequência, às 11h, “Privatização da produção e ampliação da rede de transporte” é o tema da palestra do vice-ministro do Ministério de Minas e Energia do Peru, Raul Perez Reyes. A seguir, às 11h30, “Nova rodada de licitações” será o assunto abordado pelo diretor técnico de hidrocarbonetos do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, Carlos David Beltran Quintero. Finalizando as apresentações da manhã do dia 9, a diretora de Regulação Econômica de Gás Natural da Comissão Reguladora de Energia do México, Gabriela Rojo Chavez, levanta o tema “Reforma Energética”.

Ainda no segundo dia de seminário, o período da tarde é dedicado a questões de regulação e infraestrutura. “Lei do Gás” será abordada às 13h40 pela assessora de diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Heloise Costa. Às 14h20, Maurício Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), destaca a “Expansão da Oferta e Demanda de Gás”. Mais tarde, às 15h, questões de consumo e aproveitamento de gás serão abordados durante as apresentações do gerente de fábrica da Coca-Cola Andina, Nilson Alegre, e pelo gerente de projeto da Light Esco, Rui Brilhante. O executivo de negócios em óleo & gás da Imagem Esri, Alessandro Diniz apresenta palestra intitulada “Tecnologia e Operação da Distribuição”, às 16h. Finalizando o segundo dia, às 17h, o diretor superintendente da TBG, Ubiratan José Clair analisa cenário de oportunidades e riscos do transporte de gás.

Último dia - Às 9h, “Gás do Pré-Sal” é o tema analisado pela diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christine de Santana Araújo, e pela especialista de gás da Firjan, Renata van de Haagen. Às 11h, Alexandra Barone, superintendente de Assuntos Regulatórios da Comgás e Rosângela Moreira de Araujo, superintendente de Biocombiustíveis e Qualidade de Produtos da ANP, analisam aspectos regulatórios e de aproveitaento do biogás. Na sequência, às 11h30, Renato Jerusalmi, CEO da BPMB Parnaíba aborda questões do gás on-shore. “Gás Não-Convencional” é o tema da palestra do professor da UFRJ, Edmar Luiz Fagundes de Almeida, ao meio-dia.

 

Encerrando a programação do Gas Summit Latin America 2015, o diretor da Gás Natural Fenosa, Armando Laudorio, participa da palestra “GNC e as Novas Redes de Distribuição” e, às 15h10, é a vez do GNL ser analisado pela sócia-diretora da empresa de consultoria Prysma E&T, Sylvie D’Apote.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.informagroup.com.br/gas-summit.  

 

Sobre o GAS SUMMIT LATIN AMERICA 2015

Em sua 12ª edição, o Gas Summit Latin America é um dos mais tradicionais fóruns de discussões do continente sobre a indústria do gás. Com uma equação equilibrada entre palestrantes de reconhecida expertise mercadológica e técnica, autoridades públicas e empresários de alto poder de decisão de empresas chave no setor, há muito foi incorporado ao calendário de eventos internacionais como o principal encontro do setor de gás. Em 2015, o Gas Summit Latin America acontece de 8 a 10 de junho, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site do evento, em www.informagroup.com.br/gas-summit.  

 

Sobre o Informa Group

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.

 

Assessoria de Imprensa – Gas Summit Latin America 2015

Conteúdo Empresarial

www.conteudoempresarial.com.br

13 – 3304.7437 / 3304.7438 / 11 – 3079.6339

 

Atendimento à Imprensa:

Tatiana Paiva

tatiana@conteudoempresarial.com.br

13- 9 9736-8008

SKYPE: conteudo.empresarial2

Júlia Teodoro

julia@conteudoempresarial.com.br

13 – 9 8145-0372

SKYPE: julia_teodoro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »