03/06/2015 às 16h24min - Atualizada em 03/06/2015 às 16h24min

Argentina tem reservas de gás para os próximos 400 anos

Afirmação de líder da Enarsa PDV, Luis Bertenasco, considera a exploração de gás não-convencional e a nova Lei de Hidrocarbonetos do país, que atrai mais investimentos para o setor

Tatiana Paiva

Nos últimos anos, diversos países latino-americanos têm impulsionado mudanças em suas leis de hidrocarbonetos para incentivar o desenvolvimento de petróleo e gás. Segunda colocada entre os países com mais reservas de shale shale gas - ou gás não convencional - do mundo, de acordo com a Agência de Informação de Energia dos EUA (EIA), a Argentina já inicia medidas para cumprir a nova Lei de Hidrocarbonetos. Aprovada em outubro passado, a legislação integra um esquema de promoção de investimentos para estimular o desenvolvimento da exploração de hidrocarbonetos convencionais e, principalmente, recursos não convencionais.

Dentre as principais medidas, a nova lei trata do estabelecimento de prazos diferenciados para cada tipo de exploração e da existência de um novo mecanismo para a concessão de áreas de licitação, em busca de maior concorrência. Incentivo às empresas para grandes investimentos e estabelecimento de normas ambientais para a exploração também fazem parte do novo conjunto de regras do país.

Segundo o líder de projeto da Enarsa PDV, empresa argentina de exploração de petróleo e gás, Luis Bertenasco, a nova lei cria incentivos necessários para a indústria aumentar a exploração de hidrocarbonetos, promove a autossuficiência, e pode tornar a Argentina um país exportador de gás para a região. “Importamos 30% de nossa produção da Bolívia, mas dependendo do nível de investimentos, a autossuficiência poderia ser alcançada no intervalo dos próximos 5-10 anos. Se ao horizonte de reservas de gás natural convencional nós adicionarmos os recursos não convencionais, teremos abastecimento para cerca de 400 anos. Por isso, é razoável esperar que, em poucos anos, a Argentina se torne uma exportadora de gás”, finaliza Bertenasco.

Luis Bertenasco, bem como outras autoridades de diversos países da América Latina, discutirá novas leis do setor de hidrocarbonetos e outros temas durante a 12ª edição do Gas Summit Latin America. O encontro sobre os rumos do mercado de gás acontece de 8 a 10 de junho, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro (RJ).

Informações sobre a programação completa e inscrições para a edição 2015 do Gas Summit Latin America podem ser obtidas no site www.informagroup.com.br/gas-summit.  

 

Sobre o GAS SUMMIT LATIN AMERICA 2015

Em sua 12ª edição, o Gas Summit Latin America é um dos mais tradicionais fóruns de discussões do continente sobre a indústria do gás. Com uma equação equilibrada entre palestrantes de reconhecida expertise mercadológica e técnica, autoridades públicas e empresários de alto poder de decisão de empresas chave no setor, há muito foi incorporado ao calendário de eventos internacionais como o principal encontro do setor de gás. Em 2015, o Gas Summit Latin America acontece de 8 a 10 de junho, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site do evento, em www.informagroup.com.br/gas-summit.  

 

Sobre o Informa Group

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.


Assessoria de Imprensa – Gas Summit Latin America 2015

Conteúdo Empresarial

www.conteudoempresarial.com.br

13 – 3304.7437 / 3304.7438 / 11 – 3079.6339

 

Atendimento à Imprensa:

Tatiana Paiva

tatiana@conteudoempresarial.com.br

13- 9 9736-8008

SKYPE: conteudo.empresarial2

Júlia Teodoro

julia@conteudoempresarial.com.br

13 – 9 8145-0372

SKYPE: julia_teodoro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »