23/05/2022 às 10h11min - Atualizada em 23/05/2022 às 21h21min

Cinco motivos para começar a abraçar

Psicólogo fala da importância desse gesto

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Miranda Malheiros
Abraçar é um gesto que traz uma sensação de bem-estar e uma alegria imediata. A pandemia afastou as pessoas, por medidas de segurança, mas passada a pior fase da doença, dar um abraço tornou-se essencial. “A gente tem contato com o mundo através do corpo. Então, quando a gente abraça, estamos abraçando também o mundo do outro, a sua história, estamos deixando o outro fazer parte da vida da gente”, diz o psicólogo Eduardo Mendes, professor da Una Itabira, instituição integrante do Ecossistema Ânima Educação.  
 
Não é só essa sensação boa que o abraço proporciona, mas esse gesto tão simples e tão importante oferece muitos benefícios para a saúde física e mental. E abraçar é tão importante que foi criado um dia para comemorar esse gesto: 22 de maio.“É importante pensarmos no abraço como uma forma de cognitividade com o mundo, é olhar para o outro e saber que estamos ali na sua vida. A gente se constrói com o outro, o contato do abraço é um dos contatos físicos mais sinceros, é uma conexão de vida e de experiência” observa Eduardo.

Pesquisas realizadas revelam que os abraços têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque a nossa pele possui uma rede de centros de pressão que ficam em contato com o cérebro por meio de nervos conectados a vários órgãos, inclusive o nosso coração. Um abraço também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, além de diminuir os níveis de cortisol, mais conhecido como o hormônio do estresse.

Abraçar também deixa as pessoas mais felizes, liberando a oxitocina conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. Também reduz o estresse, oferece proteção e ajuda no desenvolvimento dos relacionamentos pessoais. “As sensações do corpo também nos faz sentir a presença do nosso ser. Se é através do corpo que sentimos o mundo, é também através do corpo que nós nos incluímos no mundo e nos sentimos pertencentes dele”. 

Viu quantos benefícios dar um abraço proporciona? Então, aproveita que domingo é celebrado o Dia do Abraço e distribua os seus para amigos, parentes e quem mais esteja precisando. “É importante ressaltar que não podemos continuar pensando na nossa existência como corpo e mente separados. Nosso corpo e nossa mente estão sempre juntos. Quando o corpo adoece, todo o nosso ser, toda nossa existência adoece. Estamos falando de um ser humano integral, mente e corpo estão juntos, não pode haver essa distinção. E quanto mais esse contato, seja por meio do abraço, do convívio social, mais nos sentimos bem”, finaliza o professor Eduardo. 

Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.
Una, sua parceira de vida.
Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br
https://instagram.com/unaitabira
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil.
Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »