23/05/2022 às 14h48min - Atualizada em 23/05/2022 às 21h07min

Conheça 13 startups que oferecem soluções para outras startups

Com mercado cada vez mais volumoso, essas empresas focam em tecnologias que contribuem para o crescimento de outros players

SALA DA NOTÍCIA Marcella Pedroso
www.vcrpbrasil.com
Divulgação
É fato que lançar e estruturar uma startup, assim como iniciar qualquer negócio, é uma tarefa que envolve diversos desafios. Nesse processo, além do empreendedor conseguir identificar uma oportunidade para estruturar e desenvolver sua ideia, é necessário garantir o seu crescimento de forma sustentável para se manter no mercado. No Brasil, 25% das startups são descontinuadas antes do primeiro ano de vida, e metade delas antes dos quatro anos. 

Algumas startups, no entanto, direcionam os seus negócios justamente para esse segmento do qual também fazem parte. Buscando contribuir para a evolução dos negócios, algumas delas  oferecem diferentes soluções, como fundos de investimento, soluções de pagamento, tecnologias para controle de dados, entre outras facilidades que podem ser essenciais para o sucesso dos empreendedores.

Conheça a seguir alguns serviços oferecidos por treze startups.

Investimento em startups em estágio inicial

Com sede no Vale do Silício, a Tribal oferece soluções de crédito e pagamento para startups e pequenas e médias empresas ao redor do mundo. Entre as iniciativas da fintech, está a Tribal Ventures, um fundo que investe em startups em estágio inicial e tem um interesse particular em soluções que busquem minimizar o desafio de ser uma startup ou PME em mercados emergentes.
 
"Entendemos que nem todas as empresas emergentes ou startups são iguais, porém, com nosso processo de aprovação baseado em IA, podemos avaliar a trajetória de crescimento e com isso determinar a melhor forma de ajudar ainda mais a construir o ecossistema de soluções de fintech. Com nossas soluções de financiamento de dívidas e eliminando os problemas em torno de pagamentos, as startups podem se concentrar em continuar crescendo; essa é a missão da Tribal Ventures", explica Christine Chang, Head de Desenvolvimento Corporativo da Tribal e líder da iniciativa do fundo Tribal Ventures.
 
Automatização de serviços de cibersegurança

Por meio de uma solução SaaS, a Unxpose, startup de cibersegurança que monitora falhas de segurança de forma automatizada, ajuda companhias, principalmente startups, PMEs e empresas que não possuem uma equipe dedicada à cibersegurança, a identificar e corrigir falhas de segurança, democratizando e simplificando o acesso a esse tipo de serviço.

"A nova geração de startups está começando a se preocupar com a cibersegurança de maneira preventiva, mas ainda é uma parcela muito pequena do todo. Em um levantamento que realizamos foram encontradas mais de 250 mil falhas de segurança em empresas brasileiras e a maioria das brechas detectadas estão relacionadas a falhas humanas, seja por exposição acidental de informações ou por más configurações da infraestrutura da Cloud. Os principais alvos são as startups, que acreditam que por não serem conhecidas, estão imunes a ataques, quando na verdade é o contrário: os atacantes (hackers) usam uma estratégia de rede de arrastão, onde tentam explorar a mesma vulnerabilidade em milhares de empresas, independentemente do tamanho”, comenta Josemando Sobral, CEO e fundador.

Maior poder de compra com recebíveis de cartão

A PayHop é a primeira plataforma tecnológica do Brasil que garante pagamentos nas cadeias produtivas, unindo fornecedores e varejistas. Para isso, utiliza os recebíveis de vendas com cartão de crédito que o varejista possui - independente de qual máquina transacionou a operação - como garantia do pagamento ao fornecedor, tornando os processos de compra e venda mais fáceis, rápidos e seguros para ambas as partes. "Acompanhando a agenda de inovações do BACEN sobre a nova regulamentação sobre recebíveis de cartão (resolução nº 4.734 e circular nº 3.952), a PayHop estimula ativamente os varejistas brasileiros a utilizar seus recebíveis da maneira mais eficientes: como garantia para comprar com mais limite de crédito e melhor prazo de todos os seus fornecedores", explica Eduardo Rossi, cofundador e CEO da PayHop.

Ajuda negócios a utilizarem o Open Finance

A Klavi é uma plataforma SaaS que empodera startups e empresas com soluções de Open Finance, como agregação de dados, analytics e mais serviços via API. Isso possibilita que conheçam melhor seus clientes e a criar mais oportunidades de inovações em produtos e serviços. Além disso, é pioneira na geração  de insights a partir de dados de Open Finance no Brasil, oferecendo soluções para qualquer tamanho de negócio. A Klavi, inclusive, foi uma  das selecionadas na  9ª edição do BoostLab, hub de negócios para empresas de tecnologia do BTG Pactual, e foi uma das selecionadas no programa Inovar Juntos da Sicredi, programa que busca conectar a instituição à startups para resolver desafios das cooperativas do sistema. 

Soluções criptos de forma fácil

Foxbit, uma das maiores e mais antigas exchanges de criptoativos do mundo, oferece para o mercado soluções inovadoras para empresas e startups. Uma delas é a Foxbit Pay, que permite que empresas e lojas online recebam seus pagamentos em criptomoedas, seja bitcoin ou uma das outras 17 moedas listadas na exchange. O Foxbit Pay conta com a função de criação de link de pagamento, em que o lojista ou prestador de serviço imputa informações do valor do pedido a ser pago. Essa solução transforma esse link em uma carteira para pagamento que atualiza com o valor da criptomoeda a cada 30 minutos e, quando o pagamento é realizado, a empresa recebe o valor em sua conta na Foxbit.

Soluções de Venture Builder para startups

A Fisher é uma empresa líder e referência em Venture Building no país, que auxilia empreendedores e empresas a transformar conhecimentos e ativos estratégicos em negócios de tecnologia escaláveis. O Venture Builder é um modelo por meio do qual as empresas constroem e desenvolvem startups a partir de recursos próprios, operando como um co-fundador serial. Essa criação utiliza testes rápidos para validação de hipóteses, produtos tecnológicos e digitais, times ágeis, modelos de gestão de companhias de rápido crescimento e estratégia e gestão de funding e captable. 

Segundo estudo feito pela GSSN em 2020 com 258 Venture Builders, a prática se demonstra muito eficiente e lucrativa, pois startups criadas a partir deste modelo alcançam captação Séries A em menos da metade do tempo e proporcionam retornos três vezes maiores a seus investidores.
 
Investimento em empresas de tecnologia

A a55 é uma fintech que viabiliza crédito para empresas de tecnologia e receita previsível, por meio de uma plataforma que conecta contas bancárias, dados de faturamento, meios de pagamento e inteligência de dados da internet. A fintech já financiou mais de R$400 milhões em crédito, no Brasil e México, ajudando mais de 600 empresas a impulsionarem seus negócios desde o início. Por meio dessa solução de serviço de crédito, a a55 apoia startups brasileiras e mexicanas a acelerarem seu crescimento para além das captações de venture capital.

“Investimos principalmente em empresas digitais e/ou consumidoras de uma grande quantidade de dado, onde oferecemos um investimento inteligente e que se conecta tanto com os serviços integrados e a estruturação das próprias linhas de crédito, quanto com o novo tipo de financiamento oferecido no mercado internacional, o RMR (Receita Mensal Recorrente)”, explica André Wetter, cofundador e CBO da a55. 

Back office para pequenas e grandes empresas e startups

A BHub é a primeira startup de Gestão por Assinatura (GPA) da América Latina, que oferece soluções completas de back office no modelo de assinatura mensal, ou “back office as a service”.  Com foco em Startups e PMEs, a plataforma disponibiliza acesso a um dashboard customizado para monitoramento em tempo real dos principais KPIs financeiros de mais de 260 clientes. 

Em 2022, deu início ao movimento Potato Valley Club, que visa construir a maior comunidade de empreendedores do futuro do Brasil, com foco em networking, eventos e oportunidades de negócios entre as startups e seus empreendedores. A comunidade já possui mais de 4 mil membros.

Integração dos canais de atendimento 

Em um mercado hipercompetitivo, as startups precisam mais do que um bom produto. É necessário oferecer uma experiência que faça com que os clientes escolham a sua empresa, mesmo quando eles tiverem outras opções. Para isso, a Octadesk, principal plataforma de comércio conversacional e líder de atendimento do Brasil, oferece soluções para melhorar a experiência com o cliente. Investir em um sistema chat-commerce (comércio por mensagens) para atender o público da empresa pode ser um diferencial competitivo tão importante quanto o serviço oferecido.

“Investir cedo e de forma consistente nessa parte do seu negócio pode ser um fator de crescimento significativo e escalável. Assim, é possível conectar as áreas de marketing, vendas e atendimento em tempo real e unir múltiplos canais em um só lugar. O resultado dos sistemas integrados é a otimização do tempo do time de atendimento, aumento na captação de clientes e claro, melhoria da experiência", ressalta Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.

Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia 

A Revelo, maior empresa de tecnologia da América Latina do setor de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia, oferece uma plataforma para atrair, buscar, selecionar e contratar profissionais qualificados da área de tecnologia com mais agilidade e um custo muito mais eficiente. A plataforma utiliza inteligência artificial para filtrar e encontrar o profissional com maior exatidão e assim, o empreendedor ganha tempo para concentrar seus esforços em outras tarefas. "Além de estar em contato com os melhores profissionais, ainda oferecemos um processo de recrutamento e seleção muito mais ágil. Com a Revelo, você consegue ir da abordagem ao aceite da proposta final em menos de uma semana", explica Lucas Mendes, CEO da startup.

Participação societária como benefício de RH 

A Velvet é uma startup que oferece soluções que visam dar liquidez para colaboradores e investidores de startups em estágio de crescimento (growth stage). Em maio deste ano, a empresa lançou um benefício corporativo de RH inédito, que permite que funcionários de outras startups transformem suas stock options ou ações em recursos financeiros, por meio de ofertas semestrais. Todo processo é realizado em conjunto com os fundadores e diretores de cada empresa, a fim de determinar regras de elegibilidade, porcentagem de venda e precificação das ações.

Segundo o co-fundador, Carlos Naupari, a expectativa é movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão nos próximos 12 meses. "O 360º Program tem como grande vantagem para as empresas a atração e retenção de talentos por meio da verdadeira tangibilidade dos stock options. O benefício agrega valor à empresa e faz com que ela saia na frente na hora de reter e atrair talentos”, destaca.

Transformação digital por completo

A N5 é uma empresa de software que possui diversas soluções 'state-of-the-art'. A startup desenvolveu uma plataforma customizável e nativamente preparada para o Open Finance, que possibilita a transformação digital de processos independente do ponto de partida tecnológico, permitindo que bancos e fintechs apresentem uma proposta de valor melhor e mais eficiente para seus clientes.  

“Nosso modelo é estruturalmente diferente dos nossos concorrentes. A N5 se concentra apenas no setor financeiro, entendendo sua regulamentação, seus sistemas legados, sua interoperabilidade e os fundamentos do negócio. Isso torna nosso produto único, gerando resultados tangíveis em um curto prazo”, explica Julián Colombo, CEO da N5.

Automação de Onboarding, captura de dados e validação eletrônica de documentos 

A Simply disponibiliza soluções digitais como onboarding digital completo, automação de processos com orquestrador e dispositivos para prevenção à fraudes, utilizando tecnologias como Inteligência artificial, OCR, PWA, robotização, data mining e redes neurais. “Focamos na melhoria da experiência do cliente e na redução significativa do custo operacional dessas etapas para as empresas, sem abrir mão da privacidade e segurança”, afirma Roberto Rigotto, fundador da Simply, que atende mais de 50 clientes, entre eles, bancos digitais e fintechs.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »