04/06/2015 às 23h27min - Atualizada em 04/06/2015 às 23h27min

É necessário plantar mais de 4.000 árvores por ano para compensar a emissão de CO2 de seu carro

Assessoria de Imprensa DPaschoal

“Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consuma com Cuidado”, é o tema divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para este 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

 Foi em junho de 1972, em Estocolmo, que aconteceu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, cujo objetivo era promover atividades de proteção e preservação, além de alertar o público mundial e governos para os perigos da negligência na tarefa de cuidar do meio ambiente. Os veículos automotores são os principais vilões para a atmosfera, uma vez que os gases emitidos, como dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis produzem uma reação provocando o efeito estufa.

Leandro Vanni, Engenheiro de Serviços da DPaschoal, explica que a manutenção adequada no veículo pode reduzir em até 20% os gases de efeito estufa. “Com ações simples de manutenção como trocar óleo, filtros e velas conforme recomendação do fabricante e calibrar os pneus periodicamente podem, além de reduzir a poluição, reduzir o consumo de combustível gerando benefícios para o seu bolso”, conta o engenheiro.

Segundo a plataforma Economize o Planeta,          nos grandes centros urbanos o setor de transportes, especialmente o veículo de passeio, é o maior responsável pela emissão de gases de efeito estufa. Em Minas Gerais, por exemplo, o setor de transportes representa 36,6% das emissões destes poluentes no estado.

No Brasil, o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente - estabeleceu o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, que definiu os primeiros limites de emissão para veículos leves, e também contribuiu para o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar instituídos pelo PRONAR. O engenheiro Vanni explica que veículos que não fazem a troca periódica do óleo de motor podem influenciar no maior índice de poluição do ar. 

 

A DPaschoal lista algumas dicas e atitudes que podem contribuir para a melhora do ar, consequentemente a melhora do meio ambiente:

  • Faça periodicamente a revisão do seu veículo
  • Faça a calibragem dos pneus a cada 15 dias, preferencialmente com pneus frios, a calibragem correta pode reduzir o consumo em até 5%
  • Prefira utilizar biocombustíveis quando for abastecer seu carro
  • Procure dar e pegar mais carona
  • Quando for adquirir um veículo novo, prefira os híbridos ou os mais eficientes (que consomem menos combustível por km)
  • Busque caminhos alternativos para evitar os congestionamentos
  • Evite dirigir em alta velocidade, pois consome mais combustível e emite mais CO2

No infográfico abaixo algumas informações e comparativos sobre a emissão de gás carbônico.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »