03/06/2015 às 16h32min - Atualizada em 03/06/2015 às 16h32min

Congresso da UNE conta com mais de 60 convidados e 50 debates

Programação da quinta (4) e sexta (5) reúne dezenas de deputados e senadores de diversos partidos, líderes de movimentos sociais, intelectuais e representantes dos professores em luta em estados como o Paraná e São Paulo

Uma das características do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que realiza a sua 54ª edição em Goiânia, é ser um fórum aberto dos temas mais urgentes da sociedade civil. Por isso, nessas quinta e sexta-feira (4 e 5), mais de 50 debates reunirão mais de 60 convidados para interagir com os 10 mil estudantes de todos os estados na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O Congresso segue até o domingo.

O encontro reúne desde pensadores como o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães a representantes de movimentos atuais importantes como Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Pablo Capilé, do Fora do Eixo. Entre as dezenas de parlamentares estão nomes como os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS) e Renato Roseno (PSOL-CE). Além deles, outros representantes do poder público são o ministro Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina.

O coordenador da Campanha Geral pelo Direito à Educação Daniel Cara discutirá com os estudantes o atual quadro do ensino no país. Já o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, participa do ato da UNE em memória aos estudantes mortos, torturados e perseguidos durante a ditadura militar brasileira. A jornalista Laura Capriglione, integrante do grupo Jornalistas Livres, debaterá a democratização dos meios de comunicação no Brasil. Para conversar sobre a reforma política e o fim do financiamento privado de campanhas, um dos convidados é o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Aldo Arantes.

Será também reforçada a solidariedade dos estudantes à classe dos professores em greve de alguns estados, que têm enfrentado desafios e ataques nos últimos meses. Comparecerão ao Congresso da UNE Hermes Leão, presidente da APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, e Maria Izabel Azeredo Noronha, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo-Apeoesp.  

 

Veja programação completa abaixo.

 

PASSEATA CONTRA OS CORTES DO GOVERNO FEDERAL 

Na sexta-feira, a UNE realiza uma grande passeata que deverá parar as ruas de Goiânia, em protesto contra os cortes do governo federal na área da educação. O ajuste anunciado prevê a retirada de R$9 bilhões do setor educacional. Com o mote “Que os ricos paguem pela crise: nenhum centavo a menos para educação!”, a UNE defende outras medidas para a política econômica do país, como a taxação de grandes fortunas, a redução dos juros e outras medidas justas que não atinjam o sistema de ensino e as universidades, em franca expansão no último período. A passeata se concentrará às 19h na Praça Universitária e deverá percorrer as principais ruas de Goiânia.

ATO POLÍTICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Em meio à instabilidade política do país e à ascensão do conservadorismo que chegou até a defender a ditadura militar brasileira nas ruas das grandes cidades, a UNE realizará um grande ato em defesa da democracia no sábado, às 16h, na Arena Goiânia. Participarão diversas entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o coletivo Fora do Eixo e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

ELEIÇÃO DA NOVA PRESIDÊNCIA DA UNE

No domingo acontece o momento mais esperado do Congresso da UNE, com a eleição da nova diretoria e da nova presidência da entidade. Quem ganhar as eleições estará à frente de sete milhões de universitários e definirá os rumos e o posicionamento da UNE no próximo período. Já foram presidentes da UNE personagens como os senadores José Serra e Lindbergh Farias, o ministro Aldo Rebelo, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.

SOBRE A UNE

Há 77 anos, a União Nacional dos Estudantes é a maior entidade da juventude organizada brasileira e uma das principais instituições da sociedade civil no país. A história do Brasil, ao longo dessas décadas, se confunde com a história do movimento estudantil em episódios como a luta contra o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial, a resistência estudantil à ditadura militar, a campanha das Diretas Já e o impeachment do presidente Fernando Collor a partir dos “cara-pintadas”. Atualmente, a UNE luta pela educação de qualidade, pela reforma política democrática, pela soberania nacional, pela justiça social e pelo fim do machismo, do racismo e da homofobia entre a juventude e na sociedade em geral.

 

SERVIÇO

54º CONGRESSO DA UNE

DATA: 3 a 7 de junho

LOCAL: Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Arena Goiânia

INFORMAÇÕES: www.une.org.br

 

54º Congresso da União Nacional dos Estudantes-Conune

3 (quarta-feira) a 7 (domingo) de junho de 2015

Em defesa dos Estudantes, da Democracia e do Brasil

Universidade Federal de Goiás-UFG

Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Goiânia - GO - Brasil

 

3 (quarta-feira) de junho de 2015

18h às 19h - Abertura do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes-Conune Local: Teatro de arena da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

19h às 21h - Roda de conversa contra a redução da maioridade penal

Convidados: Douglas Belchior (Professor de história e colunista da revista Carta Capital), Bárbara Melo (Presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-Ubes), Bruno Elias (Secretário de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores-PT)

Local: Teatro de arena da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

4 (quinta-feira) de junho de 2015

07h às 09h - Café da manhã

Local: Restaurante do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO 

 

10h às 13h - Ciclo de debates conjunturais

Tema 01: Financiamento, combate a corrupção e participação popular na reforma política democrática

Convidados: Luciana Santos (Deputada Federal pelo Partido Comunista do Brasil-PCdoB de Pernambuco e Presidenta do Partido Comunista do Brasil-PCdoB), Rubens Otoni (Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores de Goiás), NLeidiano Farias (Campanha Pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Política), Nalu Faria (Coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres-MMM), Renato Roseno (Deputado Estadual pelo Partido Socialismo Liberdade-Psol do Ceará)

Local: Auditório de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

Tema 02: O ajuste fiscal, a crise econômica do capitalismo e seus efeitos sobre a classe trabalhadora e a juventude do Brasil e do mundo

Convidados: Orlando Silva Júnior (Deputado Federal pelo Partido Comunista do Brasil-PCdoB por São Paulo), Valter Pomar (Professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC-UFABC), Márcio Cabreira (Secretário Nacional de Juventude do Partido Pátria Livre-PPL), Alfredo Santos (Secretário de Juventude da Central Única dos Trabalhadores-CUT)

Local: Auditório de Educação da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

Tema 03: A defesa da Petrobras e a importância estratégica do petróleo para a educação e o Brasil

Convidados: José Maria Rangel (Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros-FUP), Haroldo Lima (Ex-Presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis-ANP), Joilson Cardoso (Vice-Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB)

Local: Auditório do Salão Nobre de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

Tema 04: O projeto de terceirização e os desafios das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros

Convidados: Adriana Oliveira Magalhães (Representante da Central Única dos Trabalhadores-CUT),  Paulo Vinícius (Representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB), Silvano Medeiros (Representante da Fundação João Mangabeira)

Local: Auditório 1 da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 05: A cultura reinventando a política

Convidados: Vinicius Wu (Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura-MinC), Pablo Capilé (Coordenador do Fora do Eixo), MC Leonardo (Escritor e funkeiro)

Local: Auditório do Palácio da Cultura na Praça Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 06: Regulação, democracia e direto social na comunicação brasileira

Convidados: Altamiro Borges (Coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé), Pedro Rafael Vilela (Secretário Executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Paulo Victor Melo (Representante do Intervozes), Laura Capriglione (Jornalistas Livres)

Local: Teatro de arena Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 07: O papel dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) na construção de uma nova ordem mundial

Convidados: Samuel Pinheiro Guimarães (Diplomata), Elias Jabbour (Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-Uerj e Doutor em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH da Universidade de São Paulo-USP), Rubens Diniz (Representante do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz-Cebrapaz)

Local: Auditório 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 08: O direito a cidade: moradia, mobilidade e segurança pública

Convidados: Jussara Basso (Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto-MTST), Igor Bruno (Coordenador de Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro), Washington Quaquá (Prefeito de Maricá), Gabriel Medina (Secretário Nacional de Juventude da Presidência da República-PR), Fernanda Lopes (Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas-MLB)

Local: Auditório 1 da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 09: Conferência Livre de Saúde - Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro

Convidados: Maria do Socorro de Souza (Presidenta do Conselho Nacional de Saúde-CNS), Kátia Souto (Representante do Ministério da Saúde-MS), Suelen Geisemara Bacelar Nunes (Representante da Direção Executiva dos Estudantes de Medicina-Denem)

Local: Auditório 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 10: Integração Latino-americana

Convidados: Socorro Gomes (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz-Cebrapaz), Ricardo Lugo (Presidente da Organização Continental Latino América e Caribenha dos Estudantes-Oclae), (Representante da CEU da Colômbia), (Representante da federação dos Universitários da Argentina-FUA)  

Local: Auditório 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 11: Reforma agrária popular, agroecologia e soberania alimentar

Convidados: Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-Contag, Raul Amorim (Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-MST), Representante da Associação Brasileira de Agroecologia-ABA

Local: Sala Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

13h às 15h - Almoço

Local: Restaurante do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

15h às 17h - Grupos de discussão do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes-Conune

 

Tema 01, 02, 03, 04 e 05: Movimento estudantil

Local: Salas Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 06: Direitos humanos

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 07: Combate ao racismo

Local: Auditório 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 08: Combate ao machismo

Local: Auditório 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 09: Combate a LGBTfobia

Local: Auditório 3 Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 10: Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes-CUCA da UNE

Local: Auditório do Palácio da Cultura na Praça Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 11: Associação Atlética Acadêmica-AAA universitária

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 12: Empresas Juniores

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 13: Grupos dos Programas de Educação Tutorial-PET, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Pibic e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-Pibid

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 14: Extensão universitária

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 15: Sindicato dos Engenheiros-Senge jovem

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 16: Ver SUS

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 17: Executivas de curso

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

15h às 17h - Conferência Livre de Juventude

Convidados: Ângela Guimarães (Presidenta do Conselho Nacional de Juventude-Conjuve)

Local: Teatro de arena da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

20h às 22h - Jantar

Local: Restaurante do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

22h às 00h - Atividade Cultural

Convidados: DJ + Banda

Local: Praça Universitária Honestino Guimarães

 

5 (sexta-feira) de junho de 2015

07h às 09h - Café da manhã

Local: Restaurante do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

10h às 13h - Ciclo de debates educacionais

Tema 01: Os desafios do financiamento da educação brasileira nos marcos da aprovação 10% do PIB para educação

Convidados: Luiz Dourado (Representante do Fórum Nacional de Educação-FNE), Wadson Ribeiro (Deputado Federal pelo Partido Comunista do Brasil-PCdoB de Minas Gerais), Luiz Araújo (Professor do departamento de Educação da Universidade de Brasília-UnB)

Local: Auditório de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

Tema 02: Regulamentação do ensino superior privado

Convidados: Alan Francisco de Carvalho (Secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino-Contee), Daniel Cara (Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Antônio Ananias (Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni-Conap)

Local: Auditório do Salão Nobre de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

Tema 03: O papel da universidade na garantia da autonomia científica e soberania nacional

Convidados: Reginaldo Nassar Ferreira (Representante da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência-SBPC), Tamara Naiz (Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos-ANPG), Margarida Salomão (Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores-PT de Minas Gerais)  

Local: Auditório de Educação da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

 

 

Tema 04: Atual realidade e a valorização do trabalhador da educação brasileira

Convidados: Alexandre Aguiar dos Santos (Professo da Universidade Federal de Goiás-UFG e 1º Vice Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Andes/SN), Representante da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), Maria Izabel Azeredo Noronha (Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo-Apeoesp), Nara Teixeira (Diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino-Contee), Luciana Genro (Presidenta da Fundação Lauro Campos), Representante do Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás-Adufg

Local: Auditório 1 da Praça Honestino Guimarães

 

Tema 05: A relação entre cultura e universidade 

Convidados: Juana Nunes (Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura-MinC), Leonardo Guelman (Superintendente do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense-UFF), José da Costa (Professor da Escola de Teatro e Vice-Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Unirio)

Local: Auditório do Palácio da Cultura na Praça Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 06: Universidades estaduais, financiamento, autonomia e qualidade

Convidados: Inácio Arruda (Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação do Estado do Ceará), Cleinaldo de Almeida Costa (Reitor da Universidade Estadual do Amazonas-UEA), Mary Falcão (Professora do departamento de Educação da Universidade Estadual do Paraná-Unespar e diretora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Andes/SN)

Local: Auditório 2 da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

Tema 07: Democracia interna e autonomia universitária

Convidados: Representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior-Andifes, Antônio Guedes Rangel Junior (Reitor da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB Reitor da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB), José Geraldo de Sousa Junior (Professor da Faculdade de Direto da Universidade de Brasília-UnB), Tadeu Rodrigues de Almeida (Representante do Secretaria Geral da Presidência da República)

Local: Auditório 1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 08: Reforma curricular no âmbito da nova universidade

Convidados: Representante da Universidade Federal da Bahia-Ufba), Leonardo Vilella de Castro (Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unirio - modalidade EAD), Andréa Caldas (Chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná-UFPR)

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 09: O papel da universidade no sistema nacional de esporte

Convidados: Representante da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte-ME, Representante da Confederação Brasileira de Desporto Universitário-CBDU

Local: Sala Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

 

 

Tema 10: A formação dos profissionais de saúde no Brasil

Convidados: Felipe Proenço (Diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde-MS), Luis Felipe Maciel (Representante da UNE no Conselho Nacional de Saúde-CNS)

Local: Auditório 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

10h às 13h - Encontro Nacional dos Estudantes Cotistas, Bolsistas do Prouni e Fies

Tema 11: A nova composição social nas universidades: os desafios para a inclusão democrática no ensino superior brasileiro

Convidados: Representante do Ministério da Educação-MEC, Representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior-Andifes, Victor Grampa (Representante da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni-Conap), Eloá Santos (Economista e militante do Movimento Negra Olga Benário), Carlos Siqueira (Presidente do Partido Socialista Brasileiro-PSB)

Local: Auditório 3 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 12: Quem entrou quer ficar, a luta por assistência estudantil

Convidados: Dilvo Ilvo Ristoff (Diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação-MEC), Elson Ferreira de Morais (Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás-UFG e Coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis-Fonaprace)

Local: Teatro de arena da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

13h às 15h - Almoço

Local: Restaurante do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

15h às 17h - Grupos de discussão do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes-Conune

Tema 01: Estudantes Cotistas, bolsistas do Prouni e do Fies

Local: Auditórios 1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

Tema 02: Nem um centavo a menos para educação

Local: Auditórios 2 e 3 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

 

15h às 17h - Ato de apresentação do relatório da Comissão da Verdade da União Nacional dos Estudantes-UNE

Homenageado: Ruy César (Ex-Presidente da União Nacional dos Estudantes-UNE 1979-1981)

Convidados: José Carlos (Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça-MJ), Pedro Dallari (Coordenador da Comissão Nacional da Verdade-CNV), Raisa Marques (Pesquisadora da Comissão da Verdade da União Nacional dos Estudantes-UNE), Ex-Presidentes da União Nacional dos Estudantes-UNE

Local: Teatro de arena da Praça Universitária Honestino Guimarães

 

17h às 19h - Passeata

Tema: Que os ricos paguem pela crise: nenhum centavo a menos para educação! Pela implementação dos 10% do PIB para educação.

Concentração: Praça Universitária Honestino Guimarães

 

20h às 22h - Jantar

Local: Restaurante Universitário da Universidade Federal de Goiás-UFG

 

22h às 00h - Atividade Cultural

Convidados: DJ + Banda

Local: Praça Universitária Honestino Guimarães

 

6 (sábado) de junho de 2015

07h às 09h - Café da manhã

Local: Restaurante Arena Goiânia

 

10h às 13h - Plenária final 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes-Conune

Local: Arena Goiânia

 

10h - Lançamento do vídeo de balanço da gestão da UNE

Local: Arena Goiânia 

 

13h às 15h - Almoço

Local: Restaurante Arena Goiânia

 

15h - Lançamento do catálogo e vídeo da 9ª Bienal da UNE

Local: Arena Goiânia

 

16h às 18h - Ato politico do 54º Congresso da UNE

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »