20/05/2022 às 11h33min - Atualizada em 21/05/2022 às 00h03min

Cinco dicas para ter uma carreira de sucesso em Tecnologia da Informação

Cinco dicas para ter uma carreira de sucesso em Tecnologia da Informação

SALA DA NOTÍCIA ADS Comunicação Corporativa
Foto: Pixabay
Conheça a história inspiradora e as orientações de Márcio William, cofundador e Diretor de tecnologia da Remessa Online, principal fintech de transferências internacionais 
 

Ter uma carreira em tecnologia pode ser garantia para conquistar um bom emprego, com uma excelente remuneração. Atualmente, no Brasil e no mundo, a oferta de vagas para profissões relacionadas com tecnologia é maior do que a quantidade de candidatos. Por isso, as empresas buscam ser atrativas do processo seletivo ao trabalho cotidiano, salário e benefícios oferecidos, visando atrair e reter os profissionais. 

 

Somente a Remessa Online espera ter 200 pessoas em seu time de Tecnologia da Informação (TI) até o final do ano. Atualmente são 115. A alta demanda de empresas por profissionais do segmento e a contratação também por parte de empresas estrangeiras são pontos que preocupam os gestores de equipes de tecnologia, aponta Márcio William, cofundador e Head de Engenharia da Remessa Online. “Estamos em um momento de visibilidade e valorização que os profissionais de TI não tinham. Para passar por esse desafio, abrimos um programa para formação em tecnologia e contratamos 20 trainees para que se tornem nossos líderes em breve. O importante é gerar as condições para termos pessoas capazes de construir e evoluir os produtos, preservando a capacidade contínua de crescimento do negócio”, afirma. 

 

Lições de carreira 

 

A área de tecnologia é, sem dúvidas, promissora. Mas, como em qualquer carreira, para alcançar o sucesso profissional é preciso dar os passos certos. Neste sentido, o próprio Márcio William possui uma trajetória inspiradora para empreendedores, aspirantes e profissionais de tecnologia. Ele começou a carreira dando suporte de informática e fez seu primeiro estágio na Secretaria de Administração Penitenciária, cuidando dos computadores. 

 

No penúltimo semestre da faculdade, fez um estágio na Ortobom, iniciando a carreira de programador, em que o principal objetivo era realizar a migração de um sistema em Cobol para Microsiga. Ele apoiava o time a construir relatórios e ferramentas que facilitassem o processo. Como sempre foi curioso e tinha capacidade, se envolveu em outros projetos e participou do desenvolvimento de um aplicativo. Com isso, aprendeu uma nova linguagem de programação para desenvolver aplicações para dispositivos móveis. 

 

Foi quando conheceu Tallis Gomes, colega de trabalho. Um dia, Tallis o chamou para um almoço e falou sobre a ideia de criar um aplicativo de solicitação de táxis para dispositivos móveis. William passou a trabalhar concomitantemente nesse projeto após o horário de trabalho. No fim de 2011, deixou a rede de varejo e, em março de 2012, nasceu a Easy Taxi. “No fim do mesmo ano, a empresa recebeu o primeiro aporte. Em pouco tempo estávamos em várias cidades do Brasil e na América Latina. Com o tempo, a Easy Taxi alcançou mais de 30 países”, destaca. 

  

Em 2015, sentiu que era o momento de fazer uma transição, pois gostava de transformar ideias em produtos. Nessa época, junto com Alexandre Liuzzi e outros empreendedores, idealizou uma venture builder, ou seja, uma fábrica de startups. 

 

Em seguida, ambos se juntaram a Fernando Pavani para lançar a Remessa Online, na qual passou a se dedicar integralmente. A empresa é considerada um case de sucesso, tendo sido vendida em 2021 ao Ebanx por R$ 1,2 bilhão. Segundo William, foram 10 anos empreendendo em tecnologia. “Aproveitei as oportunidades e trabalhei para transformar a iniciativa em produtos que ajudam e geram valor para a sociedade”, destaca. 

 

Nos estudos, o principal objetivo de Márcio era estar próximo da tecnologia. Ele tem formação técnica em Sistemas de Informação e fez graduação para ser Tecnólogo em Redes. 

 

Orientações para uma trajetória promissora

 

Para auxiliar os profissionais da área a terem uma carreira de sucesso, Márcio William elencou algumas dicas. Confira:

 

1  Trabalhe com aquilo que te move: Tecnologia da Informação é um universo amplo com diversas áreas para o profissional optar por se especializar - assim como programação, cibersegurança, análise de dados e outras. Por isso, a orientação de Márcio William é que o profissional detecte aquilo que mais se identifica neste segmento, aprenda tudo o que puder a respeito e se dedique a acompanhar a evolução desta área.

2  Estude e se atualize: TI exige estudo e atualização constantes, portanto, aprenda continuamente para estar apto a ocupar as melhores posições dentro do time em que atuar. Além da faculdade, é importante fazer alguns cursos paralelos que possam ajudar a aprender a programar e desenvolver produtos. “Autogestão e aprendizado contínuo vão fazer a diferença na sua carreira!”, destaca Márcio William.

 

3   Domine o inglês: Para poder acessar o conhecimento (estudar com conteúdo em língua estrangeira) é essencial saber a língua mais falada no mundo. Além disso, as primeiras linguagens de computação modernas foram feitas por americanos e estão em inglês, o que faz a língua ser essencial para quem almeja atuar na área.

 

4  Para quem gosta da área de programação, a dica é aprender fazendo: Quanto mais você praticar, for curioso e aprender, melhor profissional você será em tecnologia, resolvendo problemas e desenvolvendo soluções.

 

 5 Aproveite as oportunidades: De acordo com Márcio William, essa máxima não vale somente para os negócios, mas também para a carreira. É preciso aproveitar as oportunidades que aparecem pelo caminho, tanto para aprender cada vez mais a ser um profissional qualificado, quanto para conquistar o seu espaço ou até mesmo uma posição de liderança em uma empresa. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »