02/06/2015 às 16h34min - Atualizada em 02/06/2015 às 17h24min

SIL orienta: Fio ou cabo, qual a melhor opção?

O consumidor sempre tem dúvida sobre qual condutor utilizar. Afinal, o que é melhor: cabo ou fio?

Carmen Rosa

O consumidor que precisa contratar um profissional ou deseja, por conta própria, instalar um circuito de tomadas ou de iluminação para seu imóvel sempre tem dúvida sobre qual condutor utilizar. Afinal, o que é melhor: cabo ou fio? Eis a questão. Na verdade, a mais frequente no Serviço de Atendimento ao Consumidor da SIL.

 

E para sanar tal dúvida, nada mais adequado – seguro e correto, também – do que lançar mão das orientações constantes na norma técnica NBR 5410, que especifica as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil. Ela determina, por exemplo, que a seção mínima (bitola) para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação 1,5mm², independentemente de ser fio sólido, cabo rígido ou cabo flexível, pois possuem a mesma capacidade de condução de corrente.

 

Embora fios sólidos, cabos rígidos e flexíveis tenham as mesmas aplicações, durabilidade, qualidade e capacidade de transmissão de energia numa mesma seção nominal, a escolha de um ou de outro passa pela flexibilidade. Explica-se: os cabos flexíveis são mais fáceis de manusear, já que deslizam nos eletrodutos, agilizando a instalação.

 

A finalidade da instalação definirá a escolha do produto, porém, é imprescindível o correto dimensionamento realizado por um profissional habilitado, que esteja apto a definir a carga necessária para a instalação elétrica do projeto em questão, a quantidade de circuitos (tomadas e pontos de luz), a capacidade dos disjuntores, a seção nominal dos condutores (fio ou cabo) entre outros aspectos.

 

 

Perfil SIL

Somando 40 anos de uma história vitoriosa, a SIL é hoje uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo.

Ao longo dessas quatro décadas tornou-se reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As premiações recebidas nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos.

Seu parque fabril está instalado em uma área de 30.000 m² localizado em Guarulhos (SP) e possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. A SIL conta hoje com 380 funcionários e 80 representantes em todo o País. A expectativa para 2015 é de registrar um crescimento de faturamento 5 a 10% superior ao atingido em 2014.

 

 

SIL Fios e Cabos Elétricos

Tels.: (11) 3377.3333 – SAC 0800 55 0008

www.sil.com.br

www.facebook.com/silfiosecabos

www.youtube.com/user/silfiosecabos

 

Informações e imagens em alta resolução:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609.2420 – anapaula@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »