20/05/2022 às 11h10min - Atualizada em 20/05/2022 às 18h31min

Dia Internacional do Chá: conheça os benefícios da bebida para o organismo

Nutricionista consultor da Leão desmistifica o consumo das infusões para mães e crianças

SALA DA NOTÍCIA Luana Rodriguez
Divulgação
Um traço que a pandemia deixou na rotina das pessoas foi o olhar atento para o cuidado com a saúde. E nesse sentido, não se pode limitar – é preciso cuidar de todos.

Dentro desse contexto, o chá surge como um importante aliado para as famílias que buscam um estilo de vida mais saudável. A bebida milenar e aromática é repleta de propriedades benéficas para o organismo. Companheiro de dias frios e quentes, ele auxilia em diversas funcionalidades do corpo humano, como digestão, relaxamento, entre outros.

Em 21 de maio é comemorado o Dia Internacional do Chá. A data, instituída pela FAO (Food and Agriculture Organization), em 2019, reforça o convite para o consumo desta bebida – considerada a mais popular do mundo, atrás apenas da água.
Diante desta efeméride e para desmistificar algumas questões relacionadas ao consumo das infusões, a Leão Alimentos e Bebidas conversou com Rodrigo Moreira, nutricionista especialista em chás. Segundo o profissional, existem estudos dos quais afirmam que as infusões estimulam desde a produção de leite até outros benefícios ao corpo. Confira a entrevista abaixo:

Bebês podem tomar chás?
Sim, mas só acima de seis meses de vida. Antes dessa idade, a alimentação deve ser constituída exclusivamente de leite materno ou da fórmula recomendada pelo pediatra. Mas depois disso, a bebida é oportuna para toda a família.

Tudo bem adoçar o chá das crianças?
Antes do primeiro ano de vida, é proibido adoçar qualquer tipo de alimento e bebida para as crianças. Depois dessa fase, tente minimizar o consumo. Então, sempre que possível evite adoçar chás com açúcar – caso faça questão, opte por opções mais saudáveis, como o stevia.

As crianças podem tomar qualquer chá?
Existem muitas ervas com diferentes efeitos. Então, é preciso saber, quais delas são seguras e eficientes para a criança. Existem chás, por exemplo, que ajudam com cólicas e diarreias. Dentre eles estão aqueles preparados com erva doce, erva cidreira, alcaçuz, funcho e camomila.

Uma alternativa boa para as crianças são os Chás Leãozinho. Com três opções, nos sabores Morango & Maracujá, Amora & Framboesa e Laranja Cor de Rosa, a linha foi desenvolvida a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio. Os chás são opções de bebidas saudáveis para as crianças durante a rotina diária e atendem os gostos de toda a família.

Durante a amamentação, mães podem consumir chás?
Sim. Alguns chás inclusive têm propriedades que proporcionam o aumento da produção de leite materno em até 80% sem nenhum efeito adverso.  A combinação de algumas ervas, se mostrou segura e eficiente para aumentar a produção de leite materno, como: urtiga, melissa, cominho, anis, erva-doce e capim-limão.

De modo geral, quais os benefícios terapêuticos dos chás e infusões?
Os benefícios são diversos para a saúde, como a possível redução na glicemia em diabéticos, do colesterol em hipercolesterolêmicos, da pressão arterial em hipertensos, além do efeito antibactericida, antifúngico e antiviral de forma geral.

Há diferença entre os produtos?
Sim, cada produto tem um tipo de erva ou de combinação delas. Possuindo propriedades nutricionais e gosto diferentes
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »