02/06/2015 às 11h20min - Atualizada em 02/06/2015 às 11h20min

Como escolher quadros para a casa

Michele Lima
Foto: Divulgação

Na hora de colocar arte na sua casa e escolher um quadro que vai completar ou complementar a sua decoração é importante que estabeleça um orçamento disponível para tanto. Pois existem obras de arte que custa milhões, mas isso não é para se assustar, pois existe arte mais em conta: daí você pode imprimir fotografias numa loja especializada, pintar a sua própria tela, adquirir obras numa galeria, exposições ou diretamente do artista. Pesquise todas as opções.

Para começar, vale lembrar que apesar de o principal objetivo de um quadro não ser o de combinar com a mobília, a sua missão é ser um valor acrescentado nessa divisão. Segundo especialistas existem algumas orientações básicas para isso, acompanhe a seguir.

-Evite combinar a moldura com a divisão, esta deve combinar com apenas uma coisa: o quadro.

-Adquira a arte que seja apropriada para o local onde vai estar exposta,  para que esta tenha um verdadeiro impacto.

-Muitos quadros juntos num espaço pequeno podem torná-lo ainda mais diminutivo; e também um pequeno quadro numa parede gigantesca ficará perdido e será pouco apreciado. Um quadro que for mais largo do que aquilo sobre o qual está exposto cria um efeito visual pouco equilibrado.

-Ele ainda pode assumir o papel de foco central de uma sala, na ausência de uma janela ou lareira, por exemplo. Já os quadros agrupados devem funcionar como um único conjunto, sendo que os horizontais alongam uma divisão, enquanto os conjuntos verticais criam a ilusão de um espaço mais alto.

Regra geral

-As obras de arte devem ser penduradas entre 1m65cm e 1m72cm acima do chão, entretanto, se for exibida numa zona onde habitualmente se está sentado, devem ser pendurados ligeiramente mais baixos.

Existe ainda a opção de não pendurar os quadros, deixando-os pousados no chão encostados a uma parede ou pousados sobre uma prateleira, permitindo ainda uma fácil e rápida mudança de visual.

-Para ajudar a destacar seus quadros, use uma iluminação direta, colocada exatamente sobre os mesmos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »