19/05/2022 às 12h20min - Atualizada em 19/05/2022 às 15h20min

Jovens irão debater política e economia mundial durante o 21º Sigma-Múndi

Durante o evento, os jovens simulam reuniões e discussões como se fizessem parte de órgãos nacionais e internacionais como a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Nações Unidas e outros

DINO


No dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou uma invasão militar em larga escala contra a Ucrânia. Até o momento, cerca de 14 milhões de pessoas estão desalojadas e buscando refúgio em países vizinhos e ao menos 46 mil já perderam a vida durante os confrontos. O conflito é o tema da Corte Internacional de Justiça (CIJ), da 21ª edição do Sigma-Múndi, que acontece entre os dias 19 e 21 de maio. O projeto do Colégio Sigma leva para a escola simulações de conferências promovidas por organizações nacionais e internacionais que discutem assuntos políticos, sociais e econômicos.

Durante 3 dias, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais ao Ensino Médio participarão de debates e simulações de reuniões da Organização Mundial da Saúde, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Senado Federal, ONU Mulheres, United Nations Security Council (UNSC) e outros.

Paulo Macedo, professor de Geografia do colégio e um dos coordenadores do Sigma-Múndi, afirma que a iniciativa é uma forma dos alunos vivenciarem novas experiências, desenvolverem oratória e aprenderem a resolver problemas de forma rápida e prática. "O projeto incentiva que os alunos pesquisem e estudem sobre assuntos além do que acontece diariamente em sala de aula", afirma. "O objetivo é auxiliar na formação do estudante, para que ele no futuro desenvolva a capacidade de construir argumentos e participar de sustentações orais e debates", aponta.

Alguns dos temas que serão debatidos nos comitês do Sigma-Múndi são: direito à privacidade nas redes sociais; medidas contra o aumento de casos de violência doméstica durante o lockdown; combate ao desmatamento de áreas ambientalmente preservadas para o agronegócio; a representatividade das minorias dentro do legislativo brasileiro e formas de combate às violências contra as minorias; vacinação contra a covid-19 e as diferentes posições governamentais; direitos das mulheres no mundo do trabalho; entre outros. Além das duas delegações históricas que abordarão o Gabinete Presidencial de Getúlio Vargas (1939 - 1945) e a Crise dos Mísseis (1962) - OTAN x Pacto de Varsóvia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp