18/05/2022 às 17h15min - Atualizada em 19/05/2022 às 04h20min

Especialista apresenta benefícios do iogurte para a saúde

Fonte de nutrientes essenciais, o consumo regular de iogurtes pode ajudar no bom funcionamento do organismo

DINO
https://corporate.danone.com.br/


O iogurte é um produto nutritivo e saboroso presente nos hábitos alimentares de diversos países, inclusive no Brasil. Feito a partir do leite fermentado, o alimento possui nutrientes essenciais, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Não à toa, o alimento tem uma data dedicada apenas à sua celebração em todo o mundo: o Dia Mundial do Iogurte, em 17 de maio.

A variedade de apresentações, sabores, texturas permite que o produto agrade a públicos de todos os tipos, em diferentes faixas etárias. Uma pesquisa da Federação Internacional do Leite, divulgada em 2020, mostra que os laticínios mais consumidos no mundo são os frescos, compostos por leite fluido e iogurte, que representam 17% do consumo mundial de lácteos.

Para reforçar a importância do consumo de iogurtes para a saúde, a especialista Marcia Schontag, diretora médica da Danone Brasil, apresenta quatro benefícios conferidos pelos nutrientes presentes no produto:

-  Melhora na digestão da lactose: de 70% a 75% da população mundial têm má-digestão da lactose, o açúcar presente no leite. O problema pode gerar dores abdominais, gases, diarreia, entre outros sintomas. Para ser absorvida corretamente, a lactose deve ser quebrada, no intestino, por uma enzima chamada lactase. Os microrganismos vivos presentes no iogurte produzem essa enzima e ajudam a quebrar a lactose em compostos digeríveis para o corpo.

- Ajuda na imunidade: a adição de vitaminas e minerais nos iogurtes ajudam no bom funcionamento do sistema imune e podem contribuir para defesa contra agentes estranhos, como vírus e bactérias. A vitamina D, por exemplo, estimula a proliferação das células de defesa, enquanto a vitamina C ajuda a combater os radicais livres que podem destruir as células do corpo.

- Ajuda no fortalecimento dos ossos: iogurtes costumam conter, por porção, cerca de 10% a 20% do valor diário de cálcio recomendado. O cálcio é o mineral mais substancial do corpo humano, presente nos ossos e nos dentes em 99% de sua quantidade. O consumo diário adequado de cálcio é importante para ajudar na formação e manutenção de ossos e dentes fortes e saudáveis.

- Fontes de proteínas completas: os iogurtes possuem proteínas completas, compostas pelos 9 aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos pela alimentação. As proteínas ajudam na formação e recuperação de tecidos, como ossos e músculos.

“As pessoas têm estilos de vida e preferências únicas que merecem ser consideradas pela indústria de alimentos durante o desenvolvimento de novos produtos, visando levar a saúde ao maior número de pessoas. Hoje, temos uma vasta gama de iogurtes no mercado, mas é fundamental que o consumidor fique atento aos padrões de qualidade e segurança, ingredientes e ganhos funcionais conferidos pelos produtos. Com isso, é só aproveitar ao máximo do sabor e dos benefícios dos iogurtes!” conclui Marcia.



Website: https://corporate.danone.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »