18/05/2022 às 16h30min - Atualizada em 18/05/2022 às 17h03min

Fundação do Livro e Leitura realiza Clube do Livro neste sábado

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza neste sábado (21/5), às 16h, o tradicional Clube do Livro, com mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão. O livro discutido neste mês é “O mesmo mar”, do escritor israelense, Amós Oz. A atividade é gratuita e aberta para a população e acontece pela plataforma de reuniões Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83889758429).

O romance tem como características ser introspectivo e, ao mesmo tempo, poético. Com citações a guerras, não as já vistas corriqueiramente no cenário israelense, mas sim, as guerras da intimidade – como a do próprio escritor. No livro, inclusive, ele aparece no papel de um escritor e faz referência a uma tragédia pessoal: o suicídio de sua mãe, quando tinha 12 anos.  No mundo real, as personagens de Amós Oz podem ser barulhentas, porém, no romance, ele cria um intimismo que convida os leitores a se concentrar no que elas estão dizendo.

Amós Oz nasceu em Jerusalém, em 1939. Dedicou-se a uma extensa produção intelectual - com diversos prêmios - entre romances, ensaios e crítica literária, além de ter atuado como ativista político. Foi fundador e principal representante do movimento pacifista Paz Agora, que teve repercussão mundial. O escritor foi um dos mais prestigiados escritores de Israel - único autor do país a com obra traduzida em mais de 36 línguas. Faleceu em 2018, vítima de um câncer.

SERVIÇO:
Data: 21 de maio | 16h
Clube do Livro, “O mesmo mar”, de Amós Oz, com Gabriela Pedrão, bibliotecária.
Transmissão: Plataforma de reuniões Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83889758429).

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »