29/05/2015 às 14h22min - Atualizada em 29/05/2015 às 14h22min

Semana do Brincar no Colégio Pio XII - 25 a 29 de maio

Instituição deu início à Semana do Brincar com ampla programação para todas as séries da Educação Infantil

Communica Brasil

A Semana Mundial do Brincar, celebrada de 24 a 29 de maio, é promovida pela Aliança pela Infância, movimento mundial que atua na defesa da infância, com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar. No Brasil, a expectativa é reunir 250 mil pessoas para vivenciarem as centenas de atividades propostas, como oficinas e espaços abertos para brincadeiras, música, artes plásticas, teatro, danças, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e atividades livres em espaços lúdicos.

 

O Dia Internacional do Brincar é comemorado em várias partes do mundo em 28 de maio, sob o estímulo da International Toy Library Association (ITLA) e da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI).

 

No dia 25, o Colégio Pio XII deu início à Semana do Brincar com ampla programação voltada para todas as séries da Educação Infantil. De acordo com Paula Neves Fava Bon, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, o objetivo do evento, vinculado à Aliança pela Infância, é ressaltar a importância do brincar na sociedade.

 

“O ato de brincar é uma fonte de aprendizado e expressão da cultura de diferentes gerações. Devemos dar a atenção necessária para esse tema, como respeitar o tempo da criança brincando e a qualidade do tempo de relação das crianças entre si e com adultos, para promovermos um desenvolvimento sadio, incentivarmos a autonomia e os vínculos sociais, além de ensiná-las a lidarem com as regras”, explica.

 

No Colégio, cada dia da semana será dedicado a uma área de conhecimento da educação infantil, com o objetivo de viabilizar a aprendizagem por meio de uma abordagem lúdica e criativa. As atividades propostas serão brincadeiras livres e mediadas, com exploração de materiais, jogos de tabuleiro, resgate de brincadeiras da cultura popular, brincadeiras e movimentos musicais e artísticos, entre outras. Será proposto também o resgate de brincadeiras populares, como “queimada”, “corre cutia” e “cabo de guerra”.

 

 

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.

 

Informações à imprensa

COMMUNICA BRASIL

PABX: (11) 3868-0300

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br 

Andrea Funk, coordenação – andrea@communicabrasil.com.br  

www.communicabrasil.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »