12/05/2022 às 13h54min - Atualizada em 12/05/2022 às 14h22min

Patrícia Melo lança novo romance, Menos que Um, no Sempre um Papo

Evento acontece online dia 17/5, terça-feira, às 19h

SALA DA NOTÍCIA Dedicata Comunica
O Sempre Um Papo recebe Patrícia Melo, uma das mais premiadas e consagradas autoras da literatura nacional contemporânea, para o debate e lançamento de seu novo romance Menos que um (Ed. LeYa Brasil). Na obra, a autora escancara um Brasil invisível, assombrado pela sua história recorrente, transecular, de descaso, desigualdade e violência social. A conversa será medida por Afonso Borges e acontece no 17 de maio de maio, terça-feira, às 19h, de forma online, com transmissão pelo YouTube do projeto.

Ao longo dos séculos, a literatura, sempre levou a humanidade a conhecer o que há de melhor e de pior em si mesma. Ler é o espelho em que nos reconhecemos, em que vislumbramos o monstro e também o anjo. E Menos que um realiza plenamente essa tarefa de nos deixar boquiabertos diante de nós mesmos.

Neste romance cuja potência se agita como um tanque de um líquido inflamável submetido a grande pressão, Patrícia
Melo encontrou o cerne do que somos, como indivíduos e como sociedade. E, com seu talento inquieto, sempre em transformação, tentou responder
à pergunta mais humana de todas: o que existe quando o que há é menos que um?


Resultado de quase dois anos de trabalho disciplinado e contínuo, Menos que um reconstrói numa narrativa caleidoscópica, as inúmeras batalhas cotidianas, de sobrevivência, de uma vasta gama de personagens – camelôs, flanelinhas, desempregados, bêbados, ladrões, cracudos e catadores, gente que tem como destino inevitável o fato de, por força das circunstâncias, ter que viver nas ruas.

E a resposta que emerge de suas palavras é uma só: por debaixo da sujeira, do vício, da fome, do frio, da invisibilidade, da violência, do medo e da solidão, esses homens, mulheres e crianças são pessoas que ainda sonham, ou já sonharam um dia.

“A gente é gente!”, esbraveja uma de suas personagens incômodas e malcheirosas, um homem jovem, negro, quase analfabeto, que cresceu num lixão e trabalha como catador. Mas o que ele não sabe é que invertemos o verso da canção: gente não é pra brilhar e, sim, pra morrer de fome.

Menos que um apresenta sua miríade de personagens construídas à perfeição: Douglas acredita na bondade sem religião, Seno despreza toda essa gente que procria como ratos, Jéssica sonha em parir um bebê-futuro, Glenda quer ser feliz como Glenda, e não como Weverton, Dido divide sua comida com um cão, Regiana interpreta a Bíblia, Zélia perdoa, e várias outras mais. Em meio a tantas caras, magras, sujas, carcomidas, desfiguradas, lá estamos todos nós.

Menos que um promete uma revolta permanente, quando nos desperta do sono e da indiferença com seu texto, ao mesmo tempo, poético, preciso e provocador. Patrícia Melo desenha em cores fortes o nosso tempo e a nossa cara: um Brasil, em pleno século XXI, que vê o futuro chegar, mas é incapaz de ir de recebê-lo, porque puxa, a reboque de si, sua história recorrente, transecular, de descaso, desigualdade e violência social.

Menos que Um / LeYa Brasil - Formato: 16x23x1,8 cm / Páginas: 368 / Preço: R$60,00 / Preço e-book: R$42,00

Sobre a autora:
Patrícia Melo é uma das mais consagradas escritoras da literatura brasileira contemporânea, autora de livros clássicos como Inferno, O matador, Elogio da mentira, Gog Magog e Mulheres empilhadas. Suas obras são publicadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Holanda, Suécia, Espanha e Portugal. Ao longo de sua carreira recebeu o prêmio Jabuti de melhor romance, o Deutscher Krimi-Preis, o LiBeraturpreis, o Deux Océans e também foi finalista do Prix Femina. Menos que um é seu décimo terceiro livro.
O Sempre Um Papo é realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Usiminas e da Cemig, com o apoio do Mater Dei, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Serviço:
Sempre Um Papo recebe Patricia Melo
Dia 17 de maio, terça-feira, às 19h
Local: YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – [email protected] / 31 992046367
Andrea Drummond – [email protected] / 24 9 8824-1512
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp