27/05/2015 às 15h15min - Atualizada em 27/05/2015 às 15h15min

Cidade do Chuí adota aplicativo para melhorar o atendimento do cidadão

‘Alô Cidadão’ é uma ferramenta de atendimento ao consumidor desenvolvido com o software Jacada Visual IVR , da Jacada, distribuído pela N1 Telecom, e pode ser baixado no smartphone, tablet, notebook e desktop

Capital Informação

Com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão, a prefeitura de Chuí, município de 6.320 habitantes, no extremo sul de Rio Grande do Sul, criou o Alô Cidadão, um canal digital de comunicação para facilitar a relação entre a população e a prefeitura. O Alô Cidadão é um serviço de atendimento para os Munícipes desenvolvido com o software Jacada Visual IVR , da fabricante americana Jacada, distribuído pela  N1 Telecom, distribuidora brasileira de valor agregado (VAD). A Jacada promoveu uma intensa customização na ferramenta a fim de suprir as necessidades de comunicação da prefeitura de Chuí e da comunidade. 

Agora, o cidadão pode baixar o aplicativo no smartphone, tablet, notebook e desktop ou acessar pelo  portal da prefeitura para comunicar situações emergenciais e não emergenciais. Dentre as emergenciais estão: assalto, invasão de propriedade, incêndio, tiroteio etc; as não emergenciais  são: reclamações, denunciais, elogios e sugestões. 

“O Alô Cidadão irá  resolver um grave e sério problema de comunicação existente no Chuí. O cidadão tinha uma infinidade de números para chamar quando precisava de informações ou resolver um problema”, diz Braian Lima, diretor-geral de Governo da cidade de Chuí, acrescentando que o Alô Cidadão possui um botão de pânico para que o munícipe acesse rapidamente o número 190.  As situações emergenciais são resolvidas em até 24 horas e as não emergenciais em até 36 horas. 

A ferramenta é integrada às nove secretarias do Chuí: Planejamento (assistência social e conselho tutelar); Geral (segurança pública, mau atendimento dos servidores); Fazenda (problemas com medições de terreno); Obras e Serviços Urbanos (rua, lixo, iluminação pública etc); Agricultura (produtores e estradas rurais); Indústria e Comércio (feriados, camelôs em local não autorizado); Educação (questões escolares); Saúde (problemas relativos ao atendimento e consultas); e Esporte, Cultura e Turismo (sugestões referentes ao lazer e esporte). As ocorrências vão direto para a secretaria e é gerado um relatório, além de uma cópia para a assessoria do prefeito, que cobra cada secretário.

O diretor-geral de Governo explica que normalmente diante de  qualquer problema, o cidadão se dirige pessoalmente ao gabinete do prefeito ou dos secretários para reportar as ocorrências. “Agora o munícipe não precisa mais se deslocar até as dependências da prefeitura  para falar de seus problemas. Desde sua casa, pela página web da prefeitura, pelo smartphone e tablet ele está em contato com os gestores de Chuí”, conta  Lima, que acrescenta que futuramente serão instalados totens de autoatendimento na prefeitura e em locais públicos para acessar o sistema.

Implantado há 60 dias, a ferramenta pode ser baixada no smartphone, tablet, desktop e notebook. O Alô Cidadão reconhece a localização geográfica do cidadão, quando acessado pelo smartphone ou tablet, via GPS, cataloga as ocorrências (denúncias, elogios, reclamações ou sugestões) e possibilita o envio de imagens do ocorrido diretamente para o órgão competente. 

Lima diz que 90% da área da cidade é coberta pela internet e a cidade tem um perfil jovem, com 60% da população com idade entre 18 e 50 anos.   Mas ele vê como principal desafio  a adaptação do cidadão ao novo modelo de atendimento. Para isso, a prefeitura está conscientizando a população por meio de campanha no facebook da prefeitura, nos jornais locais, na emissora de rádio e na TV local.  

Dentre os benefícios esperados pela prefeitura com o Alô Cidadão está oferecer mais agilidade no serviço público e, consequentemente, atender melhor ao cidadão. 

Ricardo Pence, vice-presidente para America Latina da Jacada, salienta “o Alô Cidadão oferece um único canal de relacionamento para a comunicação do munícipe com a sua Prefeitura, gerando maior visibilidade das demandas da comunidade para seus gestores. É muito comum que as pessoas desejem serviços melhores, e agora,  as necessidades e sugestões da população serão direcionadas ao órgão competente que poderá agir e resolver. O Alô Cidadão oferece justamente isso, um canal direto para que essas manifestações sejam direcionadas aos gestores e sejam atendidas”.

Para Pence, os munícipes com deficiências físicas e necessidades especiais (visão, audição e motoras) também poderão usar o “Alô Cidadão”, pois o sistema é extremamente simples.

Sobre a N1Telecom

Fundada em 2008, a N1 Telecom é uma distribuidora de valor agregado (VAD) que atua fortemente nos setores de Telecomunicação e Tecnologia da Informação oferecendo serviços e soluções de fabricantes parceiros líderes de mercado, tais como Xirrus, InfiNET, Alvarion, Wavion Networks, Tongyu Antenas, Jacada Software, TelRad e LifeSize. Com atuação nacional e uma equipe orientada a entender e desenvolver projetos para os parceiros, a distribuidora possui Centro de Treinamento e Centro de Operações de Redes (NOC) próprios em sua sede, em São Paulo, além de toda a infraestrutura de logística e distribuição de produtos. A companhia possui atualmente mais de 100 integradores ativos e 800 cadastrados. Para mais informações, acesse o site: www.n1telecom.com.br

Sobre a Jacada

Fundada em 1990, a Jacada é um fabrica de software sediada na cidade de Atlanta nos USA e com centro de desenvolvimento e pesquisa na cidade de Herlizya em Israel. Desenlvove e fornece soluções para diferentes verticais como Banca, Governo, Empresas de Telecomunicacoes, Utilities (Concessionarias de Energia, Agua e Gas), Saude, Seguros, Educacao e Retail. Para mais informações, acesse o site: www.jacada.com e www.visual-ivr.com


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