27/05/2015 às 14h34min - Atualizada em 27/05/2015 às 14h34min

Marketing Individual é Imperativo para 90% dos Profissionais

Estudo global mostra que o relacionamento 1:1 é prioridade para 90% dos profissionais de marketing. E para 84% dos entrevistados é vital que as áreas de TI e Marketing trabalhem em parceria.

Sthephanie Thomazini

Em 2015 o número de empresas que possui estratégias de marketing orientadas a dados é duas vezes maior do que em 2013. 

Teradata (NYSE:TDC), empresa de big data, análise de dados e aplicações de marketing, publicou o Teradata 2015 Global Data-Driven Marketing um estudo global que aponta as tendências sobre a adoção do marketing orientado por dados e o valor de negócios para as empresas.  Essa pesquisa é a sequencia de outro estudo concluído em 2013 - Teradata Marketing Applications, revelando as mudanças acentuadas sofridas pelo setor de lá pra cá: como as empresas e os profissionais estão extraindo valor de negócio a partir de dados, plataformas integradas de marketing e estratégias de marketing centradas no cliente e orientadas a dados. 

O estudo está disponível para download no site da Teradata, (em inglês) e as principais conclusões são as seguintes: 

 

Possuir conhecimentos individualizados sobre o consumidor é imperativo: 

·                    90% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que aplicar o marketing de maneira individual é uma prioridade. Eles desejam ir além da personalização one to one em tempo real. 

·                    Decisões mais rápidas e assertivas são os principais benefícios do uso de dados para aproximadamente dois terços dos pesquisados. 

·                    38% dizem que o maior desafio é alavancar a aquisição e retenção dos clientes. O segundo maior desafio (29%) é apoiar os objetivos corporativos. E acompanhar a regulamentação da empresa foi o terceiro, com 26% dos apontamentos. 

 

Apenas plataformas de marketing integradas conseguem entregar os insights e a experiência omnichannel que os profissionais de marketing desejam: 

·                     Os profissionais de marketing mais do que duplicaram a utilização do marketing orientado por dados nos últimos 18 meses. 78% dos entrevistados usam agora os dados de forma sistemática. Em 2013 esse número era de 36%. 

·                    O marketing orientado a dados é visto como fonte de busca para insights personalizados, e plataformas integradas de marketing, como o Teradata Integrated Marketing Cloud, possuem alta demanda. 

·                    Os profissionais de marketing, no entanto, ainda têm dificuldades com ofertas e comunicação personalizada. Somente 50% desses profissionais usam os dados para envolver os consumidores. 44% admitem falta de consistência no marketing omnichannel. E 80% dizem que os silos de marketing os impedem de saber como estão sendo realizadas as campanhas nos diferentes canais. 

  

Unir o marketing e a tecnologia é agora uma estratégia prioritária: 

·                    43% dos profissionais de marketing dizem que agora controlam os dados dos clientes (em 2013 esse número estava acima de 34%). Já a maioria, 83%, afirmam ter uma abordagem omnichannel para alcançar seus clientes. 

·                    84% concordam que fazer do marketing e da TI parceiros estratégicos é vital. 

·                    92% acreditam que a integração de dados entre as equipes pode melhorar o serviço ao cliente. 

"Está claro, a partir desse estudo, que o futuro do marketing é conhecer as expectativas individuais do consumidor. Hoje, mais do que qualquer outra coisa, os profissionais de marketing querem ter acesso a insights individuais baseados em dados confiáveis, de modo que as necessidades e expectativas de cada cliente sejam conhecidas, respeitadas e atingidas. As plataformas de marketing de hoje tornam tudo isso possível. Encorajamos os profissionais de marketing de todo o mundo a implementar e melhorar suas estratégias de marketing orientado a dados para dar ao negócio maior valor através das percepções individualizadas", afirma Darryl McDonald, presidente da Teradata Marketing Applications 

 

A pesquisa da Teradata foi realizada no final de 2014 pela Forbes Insights, que entrevistou 1.506 profissionais de marketing em empresas de todo o mundo, em todos os setores. O relatório está disponível (em inglês) através do site da Teradata.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »