21/05/2015 às 11h37min - Atualizada em 21/05/2015 às 11h42min

Praça Victor Civita recebe Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri

Apresentação gratuita com regência do maestro Thibault Delor será em 24 de maio

Baobá Comunicação
Foto: Felipe Gomes

Sob regência do maestro francês Thibault Delor, a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri é a atração da Praça Victor Civita no domingo, 24 de maio, a partir das 11h.

Desde 2010, a Orquestra de Cordas desenvolve uma série de atividades artístico-pedagógicas com alunos entre 11 e 18 anos, selecionados por meio de audições. O grupo já esteve sob a batuta do regente Lutero Rodrigues, em 2010, e dividiu palco com o Quinteto de Cordas da Juilliard School de Nova York por três anos (2010-2012) e com o Grupo de Choro do Conservatório de MPB de Curitiba, onde esteve em turnê em 2012. Além das apresentações na capital paranaense, a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri já se apresentou em importantes palcos paulistanos, como o Teatro Tucarena e o Auditório Ibirapuera, além dos Teatros do CEU em que o programa atua.

 

Sobre Thibault Delor

Nascido na França e formado em contrabaixo pelo Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, em saxofone e contrabaixo pelo Conservatório Nacional de Nice, Delor atuou durante quatro anos na Orquestra Nacional da Ópera de Paris e gravou três CDs com l´Orchestre de Contrebasses, com turnês pela Europa e América Latina. No Brasil, lançou em 2001 um CD sobre Tom Jobim, batizado de “No tom da história”, com as participações de Paulo Jobim e Léa Freire.  Foi contrabaixista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Radio Televisão Cultura de São Paulo, assim como das orquestras dos festivais de Jaraguá do Sul, Belém do Pará, Campina Grande, Rio Cello Encounter. Apresentou-se como solista junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Na Argentina, atuou na Orquestra Sinfônica de San Juan, a Orquestra Sinfônica de Rosario, e a Camerata Córdoba Nueva-Córdoba. Diretor musical e compositor da Orquestra de Contrabaixos Tropical,  lançou em 2011 o DVD “Carrancas Brasileiras”, um quinteto integrado pelo seu filho Léonard Delor, realizando em 2013 turnês pelo Brasil e o Panamá. Thibault também compõe o corpo docente dos festivais de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Domingos Martins, no Espírito Santo, Olinda, Campinas e Belém.


Sobre o Guri 
           

Os Grupos Infantis e Juvenis do Guri foram criados em 2009 para o desenvolvimento de atividades artístico-pedagógicas com os alunos do programa, no qual atualmente existem dez grupos musicais: Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica Juvenil, Big Band Infanto-Juvenil, Camerata de Violões Infanto-Juvenil, Coral Infantil, Coral Juvenil, Regional de Choro Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, além do Coral de Familiares. Cerca de 390 crianças e adolescentes participam do projeto, com idades entre 8 e 19 anos, de diferentes polos de ensino da Região Metropolitana de São Paulo, que ensaiam todos os sábados na sede do Programa Guri e no polo Júlio Prestes. Nesses encontros, os alunos assistem aulas e master classes, que contam com a presença de regente e músicos profissionais.


Repertório:

Bach, Fuga em Mi menor BWV 945 a quatro vozes         

Bela Bartók, Ten easy pieces    

W.A. Mozart, Ave Verum           

Gabriel Fauré, Sicilienne             

Georges Bizet, Farandole de L'Arlésienne          

Felix Mendelssohn Bartoldy, Sinfonia N° 3

Johannes Brahms, Danza Hungara N° 5

Antonin Dvorjak, Humoresque

Youth String Orchestra: temas de óperas, ouvertures, sinfonias, conforme progressão              

 

SERVIÇO

Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri

Data: 24 de maio (domingo)
Horário: das 11h às 12h
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: entrada gratuita*
Classificação: livre
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*A praça conta com uma arquibancada coberta com capacidade para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.


SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site www.pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais Twitter (@pracavc) e Facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »