19/05/2015 às 17h35min - Atualizada em 19/05/2015 às 17h35min

Investimento em transporte rodoviário é caminho para universalização do gás

Gasoduto de transporte virtual pode ser alternativa para os altos custos de implantação de gasodutos convencionais

Tatiana Paiva

“Ainda existe a ideia de que o gás precisa chegar às cidades por meio de gasodutos, mas não há escala para que sejam economicamente viáveis. A atividade de transporte de gás natural por carretas precisa ser incentivada”. A consideração é do diretor da Gas Natural Fenosa, Armando Laudorio. Para ele, a questão de economicidade e o pequeno número no Brasil de city gates - pontos de acesso do gás natural a uma cidade onde o gás passa por regulagem de pressão, para então ser distribuído via linha de transmissão -  são fatores que impulsionam a aposta em gasodutos de transporte virtual.

O diretor aponta ainda que o transporte de gás feito por meio de carretas, consideradas gasodutos virtuais, é uma forma de tornar mais justa a competição do insumo com outros combustíveis concorrentes do mercado, uma vez que gasolina e etanol, por exemplo, também chegam por meio de caminhões aos seus destinos finais.

No entanto, as distribuidoras ainda encontram entraves no que diz respeito à falta de incentivo aos gasodutos virtuais. “É preciso flexibilização na questão do transporte de gás natural comprimido (GNC) para que ele possa chegar às cidades por meio de caminhões. O insumo não perde seu DNA já que, uma vez nos municípios, passa a ser distribuído por meio da canalização. Quando a restrição for solucionada e tivermos um alinhamento com o órgão regulador (ANP), esse passará a ser um fator de alavancagem do sistema, porque poderemos trabalhar em projetos estruturantes que levem à universalização do gás”, destaca Laudorio.

Novas redes de distribuição e outros temas pertinentes à expansão da indústria do gás natural fazem parte da apresentação do diretor da Gas Natural Fenosa, Armando Laudorio, e de diversos palestrantes do Brasil e de outros países da América Latina durante a 12ª edição do Gas Summit Latin America, que acontece entre os dias 8 e 10 de junho, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro (RJ).

A programação completa do seminário e inscrições podem ser feitas no site www.informagroup.com.br/gas-summit.  

 

Sobre o GAS SUMMIT LATIN AMERICA 2015

Em sua 12ª edição, o Gas Summit Latin America é um dos mais tradicionais fóruns de discussões do continente sobre a indústria do gás. Com uma equação equilibrada entre palestrantes de reconhecida expertise mercadológica e técnica, autoridades públicas e empresários de alto poder de decisão de empresas chave no setor, há muito foi incorporado ao calendário de eventos internacionais como o principal encontro do setor de gás. Em 2015, o Gas Summit Latin America acontece de 8 a 10 de junho, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site do evento, em www.informagroup.com.br/gas-summit.  

 

Sobre o Informa Group

O Informa Group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa Group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.

 

Assessoria de Imprensa – Gas Summit Latin America 2015

Conteúdo Empresarial

www.conteudoempresarial.com.br

13 – 3304.7437 / 3304.7438 / 11 – 3079.6339

 

Atendimento à Imprensa:

Tatiana Paiva

tatiana@conteudoempresarial.com.br

13- 9 9736-8008

SKYPE: conteudo.empresarial2

 

Júlia Teodoro

julia@conteudoempresarial.com.br

13 – 9 8145-0372

SKYPE: julia_teodoro

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »